Veja os erros mais comuns de quem compra casa

Comprar imóvel

Quando alguém pondera comprar uma casa, são muitos os erros frequentes que são por norma esquecidos aquando da tomada desta decisão.

No entanto, de forma a evitar os mesmos, resolvemos elaborar uma pequena lista com os erros mais comuns de quem compra casa pela primeira vez, de forma a que não os cometa (salvaguardando assim a sua estabilidade financeira).

Conheça-os de seguida.

Veja também: Guia passo a passo para comprar a sua primeira casa

Os 5 erros mais comuns de quem compra casa

Comprar casa é uma decisão que deve ser bastante ponderada, de forma a que possa ser realizado um estudo aprofundado, para que de futuro não se arrependa da decisão que tomou.

Assim sendo, a lista que lhe apresentamos foi criada tendo por base as experiências de dezenas de consumidores.

1 – Ter mudado de emprego ou não ter um emprego estável

É bastante complicado os bancos concederem empréstimos bancários a quem se encontra com um emprego instável ou numa nova entidade laboral.

Assim sendo, se ainda não tem estabilidade profissional, comprar casa pode ser um erro bastante grave, pois não sabe como é que será o futuro e se irá ter possibilidade de pagar o empréstimo futuramente.

Opte antes por alugar uma casa, até que as questões financeiras estejam estabilizadas (deve estar no mesmo local de trabalho há pelo menos 1 ano antes de dar este passo).

Veja também: Devo comprar ou arrendar a primeira casa?

2 – Investir numa casa para recuperar

Cada vez mais existem imóveis de banco a preços fantásticos e com financiamento a 100%, no entanto, muitas dessas casas necessitam urgentemente de remodelações, pois o seu estado de degradação é por vezes um pouco elevado.

Se por vezes este tipo de negócio pode ser um ótimo investimento, na grande maioria das vezes acaba por ser um buraco sem fundo, pois os valores reais de reabilitação do imóvel acabam por ser bastante superiores ao que havia inicialmente pensado.

O nosso conselho, é que se vai investir numa casa, compre algo que está em condições e que necessita apenas de retoques mínimos com pintura de paredes ou mudança de estores ou rodapés.

Veja também: Imóveis dos Bancos – Lista de sites com casas para Venda

3 – Não ter um orçamento

Comprar casa sem ter nenhum orçamento definido é sem dúvida um dos maiores erros que os consumidores podem fazer.

Assim sendo, antes de começar realmente a procurar um imóvel para adquirir, estabeleça o seu orçamento mensal, incluindo no mesmo aquilo que poderá pagar de empréstimo, valor do condomínio mensal, custos com os seguros, adquisição de equipamentos e mobílias…

4 – Esquecer-se de comprar e analisar os encargos

Tal como dissemos, são imensos os encargos associados à compra de uma casa nova, assim sendo, não se esqueça de comparar alguns encargos, que podem ser suficientes para desorganizar a sua vida ou estabilidade financeira.

Veja de seguida aqueles que deve ter em conta.

IMI e IMT

Estes são dois dos impostos que tem de pagar quando tem um imóvel (embora possa usufruir de uma isenção no IMI durante 8 anos, se cumprir os requisitos).

O Imposto Municipal sobre Imóveis corresponde a uma taxa aplicada sobre o valor patrimonial tributário do mesmo e é taxado anualmente.

Já o IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas) é um valor que tem de ser pago mesmo antes de comprar casa.

Condomínio

Comprar uma casa, significa que terá mensalmente de pagar o valor do condomínio.

Além disso, se comprar uma casa num prédio com elevador, no caso de haver algum problema com o mesmo, terá de liquidar uma parte do arranjo do mesmo (ou de qualquer obra que seja feita no prédio que seja para benefício de todos os condóminos).

Comissões bancárias

Quem vai comprar casa, raramente dispõe do valor total da mesma, sendo por isso necessário recorrer a um crédito habitação.

Assim sendo, é imprescindível que realizar diversos cálculos e simulações de forma a perceber quanto é que irá pagar mensalmente.

Tenha também em conta, que pode ser cobrado pela comissão de abertura do processo, avaliação do imóvel, processamento mensal (caso exista), formalização do contrato e nunca esquecendo a possibilidade de existência de comissão de amortização.

Seguro essenciais

Além de todas as despesas que lhe indicámos anteriormente, tem também de liquidar anualmente (ou na prestação do empréstimo) o valor dos seguros obrigatórios como é o caso do seguro de vida e do multirriscos.

5 – Comprar a primeira casa que vê

Este é outro dos erros mais comuns de quem vai comprar casa.

Por muito que uma casa seja bonita e tenha aquilo que necessita, é um erro comprar a primeira casa de que gosta e que vai visitar.

Tenha em conta que uma casa não se vende de um dia para o outro, por isso mesmo tem tempo de visitar diversas casas, comparar preços, localização e acessos.

Não opte por realizar uma compra por impulso, pois uma casa não é algo que possa devolver se se arrepender.

Agora que já sabe quais são os 5 erros mais comuns quando vai comprar casa, não caia nos mesmo, pois pode afetar de forma bastante elevada a sua estabilidade financeira e emocional.

Faça simulações, analise ofertas e acima de tudo, pondere bem a sua decisão e se é exatamente isso que quer na sua vida.

Se precisa de algum esclarecimento adicional, ou se já está decidido a adquirir o imóvel dos seus sonhos, mas não sabe qual o melhor crédito habitação para si, não hesite em contactar-nos que estamos à sua inteira disposição para qualquer tipo de esclarecimento.

Ressalvamos que o NValores não cobra qualquer tipo de comissão de avaliação pelo seu pedido de crédito.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Assuntos

Faça a sua simulação e compare

Artigos recentes