Início / Artigos / Banca / Crédito à Habitação / Concessão de empréstimo habitação – Abril de 2021

Concessão de empréstimo habitação – Abril de 2021

Fale com um consultor autorizado pelo Banco de Portugal e consiga o melhor Spread do mercado

Cada vez mais se fala da facilidade de obtenção de um financiamento para a aquisição de uma casa nova – vulgo crédito habitação.

De acordo com os dados revelados pelo Banco de Portugal, os empréstimos concedidos a particulares para comprar casa em fevereiro de 2022 totalizaram 1.275 milhões de euros em novo crédito habitação, mais que no mês anterior, em que o montante foi de 1.189 milhões de euros.

Entretanto, os consumidores devem ficar atentos, pois agora em abril foram introduzidas algumas mudanças na contratação do crédito habitação, sendo as alterações relativas a novos prazos limite de pagamento consoante a idade.

Explicamos, de seguida, quais serão as consequências desta novidade.

Crédito habitação no Crédito Agrícola

Novas regras: Limites de idade no crédito habitação 2022

No dia 1 de abril entrou em vigor a alteração determinada pelo Banco de Portugal e que estabelece mudanças na idade limite para a contratação de novos créditos habitação e ao consumo.

Na prática, as mudanças ficaram da seguinte forma:

  • Idade igual ou inferior a 30 anos: o prazo de pagamento do crédito é de, no máximo, 40 anos;
  • Idade superior a 30 anos e igual ou inferior a 35 anos: o prazo limite para o pagamento do crédito passa a ser de 37 anos, ou seja, há uma redução de 3 anos;
  • Idade superior a 35 anos: o prazo limite de pagamento do crédito passa a ser de 35 anos, ou seja, menos 5 anos para pagar o crédito.

Mas, qual será a justificação para estas alterações? De acordo com o BdP, o objetivo é promover a adoção de critérios de concessão de crédito prudentes, mantendo a estabilidade do setor financeiro, bem como o acesso dos clientes a um financiamento sustentável.

Por outras palavras, evitar o incumprimento por parte dos consumidores e o prejuízo que seria suportado pelas entidades bancárias.

Sobre estes novos limites no prazo do contrato de crédito habitação, há duas consequências diretas ao consumidor, sendo uma delas positiva e outra negativa.

De acordo com análises de especialistas, as novas regras podem levar a um aumento de 12% no valor da prestação da casa, para aqueles que têm mais de 35 anos de idade.

Em contrapartida, a redução do prazo do contrato de crédito também implica um menor custo com o mesmo. Isto porque será amortizado mais capital na prestação mensal e o consumidor paga juros durante menos anos.

Crédito habitacão santander totta

Euribor positiva

A Euribor a 12 meses apresentou índices negativos durante muitos anos, o que de certa forma incentivou ainda mais consumidores a contratarem o crédito habitação em melhores condições.

Entretanto, pela primeira vez desde 2016, a Euribor a 12 meses atingiu um índice positivo de 0,005%.

A maioria dos contratos de crédito habitação utilizam este indexante e, desde logo, a subida da Euribor afeta todos os contratos de taxa variável, sejam eles novos ou existentes, assim que as prestações da casa forem atualizadas a 3, 6 ou 12 meses.

É importante reorganizar o seu orçamento para suportar os aumentos que estão por vir.

Na prática, quem contratou um crédito habitação com indexante Euribor a 12 meses em março, vai pagar mais 6 euros na prestação da casa em abril. Se o indexante for a Euribor a 6 meses, a prestação da casa será 4 euros mais cara em abril.

O aumento da Euribor já era esperado, analisando o comportamento do indexante desde o início do ano, e a guerra na Ucrânia tornou o cenário financeiro ainda mais volátil.

Caso esta tendência de aumento continue, o mercado imobiliário pode sentir o impacto com a redução no número de vendas de imóveis.

Aqui no NValores continuaremos a analisar a situação e a manter os leitores sempre atualizados!

Veja também: Crédito ao Consumo em Portugal

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais:

Ebook Como preencher o IRS 2022