Emigrar para o Brasil

O Brasil é um destino de emigração cada vez mais apetecível para os portugueses. Os novos exploradores lusitanos que atravessam o oceano rumo ao Brasil procuram aproveitar o crescimento económico deste país e a carência de mão-de-obra qualificada em diversos setores, para construir uma carreira.

Apesar de todas as maravilhas que as Terras de Vera Cruz têm para oferecer, emigrar para o Brasil pode não ser um desafio assim tão fácil. A simpatia do povo brasileiro e a facilidade de um idioma partilhado vão tornar a mudança mais fácil, mas existem inúmeras questões que devem ser acauteladas para que a mudança corra da melhor forma.

Como vamos constatar neste artigo, a principal dificuldade de emigrar para o Brasil reside no processo burocrático que é essencial para viver e trabalhar neste país. Existem também alguns condicionantes culturais, que pode consistir obstáculo, mas quem viaja já preparado está certamente mais apto a enfrentar o desafio.

Veja também: Como encontrar emprego na internet?

Como Procurar Emprego No Brasil

Não deve pensar sequer em emigrar para o Brasil, sem antes tomar o pulso ao mercado de trabalho. É verdade que determinadas áreas precisam de profissionais especializados, mas também é necessário frisar que o mercado profissional brasileiro é bastante competitivo.

Entre as categorias profissionais que mais facilidades têm em encontrar emprego no Brasil podemos referir: arquitetos, professores, engenheiros de diversas áreas e empresários da construção civil.

Também é possível encontrar boas oportunidades de emprego noutras áreas profissionais, mas estas são aquelas em que existe maior carência na atualidade.

Se pretende realmente encontrar emprego no Brasil não se deve limitar a responder a anúncios. Seja proactivo/a e contate diretamente as empresas, fazendo uma boa autopromoção. Quem sabe se não será essa a chave para o sucesso?

Através da Internet pode facilmente encontrar ofertas de emprego. Aqui ficam alguns sites, nos quais são inseridas diariamente centenas de novas vagas de emprego:

Também vale a pena recorrer às redes sociais em busca de mais informação sobre vagas de emprego disponíveis no Brasil (sim, é verdade… As redes sociais podem ser úteis!).

Adira ao grupo Empregos no Brasil para Estrangeiros e beneficie de acesso privilegiado a informação sobre oportunidades de emprego.

Igualmente importante é fazer parte do LinkedIn. Esta é a rede social dedicada aos contactos profissionais e pode abrir algumas portas, por isso dedique alguns minutos do seu tempo a criar e a preparar a sua conta nesta rede social. Vai ver que o esforço pode compensar.

A Burocracia Necessária Para Emigrar Para o Brasil

Um das maiores “dor de cabeça” de emigrar para o Brasil é sem dúvida o processo burocrático necessário para viver e trabalhar no Brasil de forma legal.

Antes de solicitar o seu visto de trabalho deve pedir uma autorização de trabalho. O pedido de autorização de trabalho deve ser apresentado junto da Coordenação-Geral de Imigração, um departamento afeto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Já na posse da autorização, deve dirigir-se ao Ministério das Relações Exteriores, o órgão que vai decidir se emite ou não o visto de trabalho.

Geralmente, o visto de trabalho permite que o titular permaneça três meses no país. Depois de o visto ter sido emitido, o cidadão tem 30 dias para se registar no Departamento da Polícia Federal da cidade onde vai viver.

Todo este processo deve começar ainda em Portugal, com o auxílio das entidades diplomáticas brasileiras.

Como pode constatar, este processo não é propriamente simples, nem rápido, por isso se pretende mesmo emigrar para o Brasil tenha o cuidado de preparar tudo com uma certa antecedência.

Quando aceitar uma proposta de emprego, tenha sempre em conta que vai precisar de algum tempo até ter tudo tratado.

Custo de Vida no Brasil

Ao contrário do que é ideia geral, o custo de vida no Brasil não é muito acessível. Assim, antes de emigrar para o Brasil deve garantir que tem capacidade financeira para suportar a mudança e os primeiros meses de vida em Terras de Vera Cruz.

As despesas habituais do quotidiano, a alimentação, o transporte e sobretudo o alojamento são consideravelmente elevadas. Por exemplo, para conseguir uma habitação confortável, numa área segura, terá que gastar pelo menos o equivalente a 600 euros.

Este valor pode ser ainda mais elevado se optar por viver num condomínio fechado. Devido ao clima de insegurança que é caraterístico de algumas áreas do Brasil, são muitos os estrangeiros que optam por viver nestes espaços, onde para além de um maior conforto, podem contar com segurança permanente.

Arrendar um apartamento num condomínio privado dificilmente fica por menos de 1000 euros por mês, por isso faça bem as suas contas antes de emigrar para o Brasil.

Analise Bem Todos os Aspetos

O Brasil é um país com uma imensa riqueza paisagística, no qual existem grandes diferenças climatéricas. Não pense que aquelas imagens de praias intermináveis de águas quentes, com bancas de venda de água de coco, são o espelho de todo o Brasil.

Existem regiões do interior onde o frio é uma realidade e a neve marca mesmo presença esporádica em algumas cidades dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Nestes estados, as temperaturas negativas surgem de forma regular durante o Inverno.

Isto significa que deve informar-se devidamente sobre a zona para onde irá emigrar, para que se possa preparar. Mais uma vez, pode utilizar a Internet para recolher informações preciosas sobre o clima e outras particularidades da região que será a sua futura casa.

Agora, basta reunir toda a informação e decidir se vai mesmo levar o projeto de emigrar para o Brasil em diante. Se a resposta for afirmativa, o NValores deseja-lhe toda a sorte para a nova etapa da sua vida.

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt