Emigrar para o Canadá

Emigrar para o Canadá não é uma novidade para os portugueses, já há muitos anos que este é considerado como um destino de eleição quando se pensa em emigração.

Atualmente a comunidade portuguesa residente no Canadá já excede os 500 mil habitantes, um valor substancial até num grande país como este.

No Canadá o sistema de saúde, educação e salário são muito bons e é por isso que este país já conta com tantos portugueses e continua a apresentar-se com um destino interessante para emigrar.

Se está a pensar emigrar para o Canadá veja este artigo e saiba tudo o que precisa de saber antes de tomar a decisão final de partida do nosso país.

Veja também: Como encontrar emprego na internet?

Visto, Como Fazer?

Todos os portugueses que se desloquem ao Canadá por menos de 6 meses podem fazê-lo sem a necessidade de requerer qualquer tipo de visto.

Mas se o objetivo é permanecer mais de 6 meses e trabalhar ou estudar é essencial ter um visto de trabalhador ou estudante, respetivamente.

O pedido do visto de trabalhador ou estudante pode ser feito na Embaixada do Canadá e a sua emissão pode demorar algumas semanas. Por esta razão, é importante fazer este pedido com antecedência em relação à data em que pretende emigrar para o Canadá.

Para assegurar a emissão dos vistos de trabalhadores é necessário comprovar as competências académicas e experiência profissional na área a que se candidata. Também é exigido ter conhecimentos básicos de inglês ou francês, dependendo da zona para onde pretende emigrar.

Já para os vistos de estudantes, basta comprovar a inscrição numa escola canadiana, ter os conhecimentos básicos de inglês ou francês e comprovar que tem a capacidade financeira necessária para se manter no Canadá, durante o período de tempo pretendido.

O site http://www.cic.gc.ca/english/ apresenta todas a informação que possa necessitar relativamente aos vistos em inglês e francês.

Saúde, Como funciona

Antes de imigrar para o Canadá é obrigatório fazer um seguro de saúde. Este é essencial para garantir que terá acesso a cuidados de saúde de qualidade elevada.

As opções de seguros de saúde no Canadá são vastas e é importante que selecione um seguro

de saúde que seja adequado às suas necessidades médicas mais frequentes e que ao mesmo tempo seja abrangente. Não deve negligenciar esta decisão, já que ter acessos a cuidados de saúde adequados pode ser determinante no futuro.

Onde Procurar Trabalho

Atualmente o governo Canadiano está a procurar pessoas com formação na área de Construção Civil, Engenharia, Saúde e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Para além destas áreas, também há necessidade de profissionais com experiência em outras profissões. Mas, as melhores oportunidades encontram-se exatamente nas áreas que referimos acima.

Antes de imigrar para o Canadá é importante ter um trabalho assegurado, por forma a garantir o seu sucesso além-fronteiras.

Para encontrar propostas de emprego há vários sites online que pode consultar, nomeadamente:

  • Canadajobs.com
  • Canadajobs.org
  • Canadajobs2015.com
  • Monster.ca
  • Job-applications.ca
  • Workopolis.com
  • Monemploi.com
  • Jonbbank.ca

Antes de imigrar para o Canadá para trabalhar, é importante assegurar-se de que a sua certificação académica é válida aqui. Muitas áreas exigem a obtenção de uma licença especial para poder trabalhar no Canadá. O site http://www.cic.gc.ca/english/ disponibiliza toda a informação de que necessita sobre este assunto.

A média salarial no Canadá é bastante superior à portuguesa e a título de exemplo podemos referir que um licenciado que está a iniciar o seu percurso profissional ganha cinco a seis vezes mais do que em Portugal.

A obtenção de um número de segurança social também é obrigatória e isso deve ser feito no Service Canada Centre.

Temperaturas baixas

Como não poderia deixar de ser emigrar para o Canadá também tem alguns pontos negativos, nomeadamente as temperaturas baixas e até negativas que se registam no inverno.

Mesmo nas zonas mais a sul do Canadá, o inverno é bastante rigoroso, mas os edifícios estão devidamente pensados e preparados para promover conforto, apresentando sistemas de isolamento e de aquecimento bastante eficazes.

Agora que já sabe tudo o que precisa de saber sobre como emigrar para o Canadá comece a sua pesquisa de trabalho neste país. Até 2020 p Governo Canadiano pretende atrair 320 mil pessoas para trabalhar em áreas onde existem lacunas. Aproveite esta oportunidade.

Veja A Nossa Sugestão

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt