Emigrar Para a Alemanha

Emigrar para a Alemanha é uma decisão muito comum para os portugueses. Nas últimas três décadas dezenas de milhares de portugueses tomaram essa decisão e fizeram da Alemanha um dos destinos mais tradicionais para a emigração lusa.

É claro que ao longo deste tempo ocorreram diversas alterações e hoje, o perfil de quem opta por emigrar para a Alemanha é diferente daquele que era comum no passado.

Hoje, a maioria dos portugueses que optam por emigrar para a Alemanha não o fazem com a intenção de trabalhar na construção civil, procurando sobretudo emprego especializado na sua área de formação.

Se pretende viver e trabalhar na Alemanha, aproveite estas dicas e informações reunidas pelo NValores.

Procurar Emprego na Alemanha

A Alemanha é atualmente e de forma indisputada, o centro económico da Europa. Os principais setores industriais europeus centram-se hoje neste país, o que significa que existem muitas oportunidades de emprego em diversas áreas

A decisão de emigrar para a Alemanha pode ser especialmente útil para quem tem pretende trabalhar em áreas como a indústria química, farmacêutica, automóvel ou mecânica.

Se tem formação nestas áreas, terá maiores possibilidades de encontrar um emprego bem renumerado.

Apesar de ser mais fácil encontrar trabalho na Alemanha do que por cá, é essencial que inicie a sua demanda por emprego ainda antes de embarcar no avião.

A Internet oferece um número alargado de portais especializados em oferta de emprego na Alemanha, pelo que o melhor é consultar esses sites diariamente, até encontrar a oportunidade que deseja.

Os principais sites para procurar emprego na Alemanha são:

Como Encontrar Casa

O povo alemão é naturalmente rigoroso e exigente e essas caraterísticas também têm reflexo nos requisitos necessários para arrendar uma habitação.

Assim, encontrar alojamento na Alemanha pode ser uma tarefa difícil e morosa. Os principais requisitos solicitados na altura de arrendar uma casa são:

  • Cópia de um documento de identificação;
  • Cópia do contrato de trabalho ou cópia dos últimos recibos salariais;
  • Declaração do último senhorio comprovando que o arrendatário não deixou dívidas.

É também solicitada uma caução que pode variar de situação para situação. O preço do arrendamento está longe de ser dos mais altos da Europa. O preço de um apartamento T1 pode variar entre os 350 e os 500€, dependendo da zona.

Deve contudo ter atenção relativamente à linguagem utilizada nos anúncios para não ter surpresas negativas. Nos anúncios de oferta de casas e apartamentos irá encontrar muitas vezes as palavras “Kaltmiete” e “Warmmiete”.

“Kaltmiete” refere-se ao preço do arrendamento do espaço físico, enquanto “warmmiete” inclui o preço do arrendamento do espaço físico e as despesas adicionais, como condomínio, taxa de incêndio, taxa de limpeza, água quente e aquecimento. As outras despesas como água, luz, Internet e telefone não estão incluídas na taxa Warmmiete e devem ser pagas à parte.

Aprender a Língua

Os alemães valorizam bastante a sua língua e por essa razão, é fundamental que se esforce por aprender pelo menos os princípios básicos do alemão. Quanto melhor dominar a língua, maiores serão as possibilidades de obter sucesso na sua aventura por terras alemãs.

É verdade que vivem na Alemanha mais de 200 mil portugueses, mas é importante que não limite os seus contactos diários à comunidade lusa. Procure integrar-se na sociedade da sua área de residência e conseguirá adaptar-se mais facilmente à mudança.

Diferenças Culturais

Ao emigrar para a Alemanha prepare-se para encontrar uma grande diferença cultural que irá ter impacto na sua vivência quotidiana. Por exemplo, o cumprimento com um ou dois beijos na face, tão tradicional da cultura mediterrânica é completamente deslocado na cultura alemã.

Os alemães são por natureza mais frios e são ensinados desde pequenos a manter uma certa distância física, assim os cumprimentos entre amigos, colegas de trabalho e até a família são feitos sobretudo através de um simples aperto de mão.

O pequeno-almoço pode também surpreender os mais incautos. Café e torradas? Esqueça, na Alemanha o pequeno-almoço é robusto, incluindo charcutaria, ovos cozidos e fruta.

Na hora de dormir também vai encontrar diferenças. Os alemães preferem camas de casal com colchões e lençóis separados. Encontrar uma cama com colchão de casal, ou até lençóis para camas de casal pode ser uma tarefa complicada.

Antes de emigrar para a Alemanha informe-se sobre todas estas particularidades e prepare-se da melhor forma possível. Os alemães valorizam quem se prepara bem.

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Assuntos

Faça a sua simulação e compare

Artigos recentes