e-balcão dúvidas online sobre o portal das finanças

e-balcão – Dúvidas online sobre o portal das finanças

By | 2018-09-04T19:53:10+01:00 08/08/2014|Categories: Impostos|Tags: |
e-balcao

O Portal das Finanças acaba de anunciar o lançamento de um novo serviço de atendimento aos contribuintes, denominado e-balcão.

O e-balcão funciona como um balcão eletrónico de atendimento, que pode ser acedido a partir do Portal das Finanças. A grande novidade deste serviço é a possibilidade de colocar questões relativamente todos os serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), algo que até aqui não acontecia.

Antes do lançamento do e-balcão, eram muitas as questões que obrigavam os contribuintes a deslocarem-se pessoalmente a uma repartição de finanças. Agora, com o lançamento desde novo serviço de atendimento, já será possível resolver os mais diversos assuntos a partir de casa, evitando deslocações e esperas demoradas nas repartições de finanças mais próximas.

1. O serviço e-balcão é seguro?

Uma das preocupações dos contribuintes que pensam utilizar o e-balcão é a segurança e a privacidade dos seus dados e das suas questões. Atendendo a que, na maioria dos casos, as questões colocadas aos Serviços de Finanças são de alguma sensibilidade, é normal que a maioria das pessoas sinta algum receio de expor as suas questões numa plataforma online.

Contudo, não existem razões para preocupações excessivas, uma vez que o acesso ao serviço e-balcão é realizado através de autenticação no Portal das Finanças.

Atendendo, a que é necessário as credencias no site, antes de realizar as questões, a privacidade está à partida assegurada (bom, pelo menos tão assegurada quanto é possível na Internet).

Desde que a senha de acesso ao Portal das Finanças seja mantida em segurança, a utilização do serviço e-balcão é segura.

2. Funcionamento do e-balcão

O e-balcão pode ser acedido a partir do Portal das Finanças, encontrando-se na barra lateral direita, imediatamente acima do calendário da Agenda Fiscal.

Depois de clicarmos em “Atendimento e-balcão”, somos de imediato encaminhados para a página de login, onde devemos colocar o nosso número de contribuinte e senha.

Depois de colocados estes dados somos encaminhados para a página do e-balcão, onde podemos consultar eventuais pedidos já registados ou registar uma nova questão.

Ao colocarmos uma nova questão, somos encaminhados para um quadro, onde devemos escolher o “Imposto ou área”, o “Tipo de Questão” e a “Questão”. Depois basta inserir o assunto, a mensagem e eventuais anexos, algo tão simples quando preencher qualquer outro formulário online.

3. Vantagens do e-balcão

A principal vantagem da utilização do e-balcão é o facto de este serviço estar sempre disponível, evitando que os utilizadores se tenham que deslocar a um balcão dos Serviços de Finanças.

Este serviço também apresenta a vantagem de guardar todos os contactos, permitindo assim um acesso rápido e simples às questões já efetuadas.

Dado que todo o sistema de gestão deste serviço foi concebido por forma a encaminhar o pedido para a área competente, contribui para reduzir o tempo de espera e para evitar que os contribuintes saltem de serviço em serviço.

Com o lançamento do e-balcão, a Autoridade Tributária e Aduaneira aparenta fazer uma aposta no sentido certo, utilizando as plataformas eletrónicas para simplificar e aproximar o serviço de atendimento dos contribuintes.

Ver e-balcão

Veja também:

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-09-04T19:53:10+01:00 08/08/2014|Categories: Impostos|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt