22 Respostas às dúvidas mais comuns sobre o IUC 2016

22 Respostas às dúvidas mais comuns sobre o IUC 2016

By | 2019-03-11T17:00:41+00:00 20/05/2016|Categories: Impostos|Tags: |

O IUC (Imposto Único de Circulação) é o nome atual para o antigo selo do carro, e consiste num imposto ambientar que responsabiliza os condutores pelas emissões de CO2 emitidas pelo mesmo e que prejudicam o ambiente.

O valor do IUC é fixo para cada carro (no entanto por vezes pode sofrer algum tipo de alteração devido às alterações do Orçamento de Estado), e depende de três fatores específicos:

  • Ano / mês da matrícula;
  • Cilindrada;
  • Emissões de Dióxido de Carbono (CO2).

Este imposto é pago anualmente, pelo que deverá consultar no Portal das Finanças os valores (atualizados) dos mesmos. Esta regra não é apenas válida para este imposto, mas sim para todos os impostos que tem de pagar. No que respeita a fiscalidade, é imperativo que se mantenha sempre a par das novidades.

Além de ler as respostas para as dúvidas sobre o IUC mais frequentes, pode também ler este nosso artigo sobre o Imposto Único de Circulação, onde encontra mais informação relevante sobre este imposto pago anualmente por milhões de portugueses.

Relembramos que um dos principais objetivos do NValores é uma melhor educação financeira, sendo esse o motivo pelo qual sublinhamos constantemente a necessidade de verificar o que existe de novo relativamente aos impostos que tem de pagar.

Perguntas frequentes sobre o IUC 2016

O Imposto Único de Circulação tem vindo a suscitar algumas dúvidas por parte dos condutores. Por forma a manter os portugueses informados e esclarecidos sobre este imposto tão importante, preparámos um conjunto de perguntas e respostas que certamente serão do seu interesse.

Nas próximas linhas irá encontrar a resposta para as dúvidas mais comuns sobre o IUC. Se tem questões sobre este imposto, verifique se esta pequena FAQ é esclarecedora.

1. Comprei um novo veículo, quando tenho que pagar o IUC?

No caso de veículos novos, terá que pagar o Imposto Único de Circulação dentro de 90 dias após a data de matrícula. Ou seja, o seu veículo é matriculado a 30 de Agosto de 2015, irá dispor de 90 dias para efetuar o pagamento de IUC, ou seja, até dia 28 de Novembro do mesmo ano.

2. Nos restantes anos quando tenho que pagar IUC?

Tem de realizar o pagamento o IUC até ao último dia do mês da matrícula. Supondo que o mês de matrícula do seu veículo é maio, tem até o fim do mês para proceder ao respetivo pagamento (31 de maio). Este processo repete-se todos os anos.

3. Tenho um automóvel importado, como sei a data de matrícula?

Deverá guiar-se sempre pela data de matrícula portuguesa por forma a apurar a data de matrícula para fins de pagamento de IUC.

4. Como deixo de pagar o Imposto Único de Circulação?

Como sabe, o imposto único de circulação é um imposto que incide sob a circulação do veículo. Como tal, a única forma de deixar de pagar esse imposto é proceder ao pagamento do IUC (bem como dos IUC em atraso, se aplicável) é cancelar a matrícula. Assim não terá que continuar a pagar IUC 2016.

Apenas após a matrícula estar devidamente cancelada pode deixar de pagar este imposto sem problemas.

Veja também: Em que situações é possível deixar de pagar o IUC

5. Vou pagar o IUC 2016 em atraso, terei que pagar multa?

Sim, a multa pode ser de, no mínimo 15 ou 30 euros. De notar que estes são os valores mínimos e que quanto mais esperar mais irá pagar. Isto significa que é muito importante proceder sempre ao pagamento do Imposto Único de Circulação dentro do prazo legalmente instituído, de forma a evitar o pagamento desnecessário das multas.

Repare que cerca de 4.000.000 de portugueses foram notificadas no último ano pelas Finanças para pagarem o imposto único de circulação em atraso, o que significa que todas essas pessoas já vão ter que pagar multa.

Não seja a próxima pessoa a suportar o pagamento de uma multa por incumprimento do prazo de pagamento do IUC. Dirija-se à repartição de finanças mais próxima e proceda ao pagamento do IUC 2016 até ao final do mês da data de matrícula. Alternativamente, poderá pagar o Imposto Único de Circulação através do Portal das Finanças (Via Internet).

Independentemente da forma de pagamento escolhida, o fundamental é não deixar o prazo terminar.

6. Como posso pagar o IUC?

Tem à sua disposição dois meios para proceder ao pagamento do IUC.

  • Presencialmente, deslocando-se a uma repartição do serviço de Finanças,
  • Através da internet, acedendo ao portal das Finanças.

Veja também: Como pagar o IUC passo a passo

7. O dono anterior do meu veículo não pagou Imposto Único de Circulação, vou ter que pagar eu?

Repare que este imposto é cobrado ao proprietário do veículo no momento em que o IUC tem que ser pago, como tal, você, enquanto dono recente do veículo, só é responsável pelo pagamento do imposto desde que passou a ser o novo proprietário.

Os impostos anteriores são da responsabilidade do proprietário nesse momento. Se, por algum motivo, for notificado pelas Finanças para pagar esses impostos anteriores, apresente uma reclamação recusando-se a proceder à liquidação de um imposto que não é da sua responsabilidade. É claro que deve apresentar documentos que sustentem a sua posição, nomeadamente documentos que comprovem que não era proprietário do carro no período ao qual a multa diz respeito.

8. O meu veículo não se encontra em circulação, tenho que pagar IUC em 2016?

Sim, até que a matrícula do veículo seja cancelada terá que pagar o imposto. Se pretende deixar de o pagar, não basta deixar de circular, terá que proceder ao cancelamento da matrícula. Por outras palavras, ainda que o seu veículo esteja inutilizado, mantém-se a obrigação de pagar o IUC até que proceda ao cancelamento da matrícula.

9. Não tenho pago o IUC nos últimos anos, pretendo pagar este ano, terei que pagar os anteriores?

Claro que sim. Não basta apenas liquidar o imposto do presente ano e deixar os anteriores por pagar. Já que dessa forma continuará em divida para com a Autoridade Tributária. Tenha em atenção que quanto mais tempo esperar para pagar o IUC fora de prazo, mais terá que pagar devido às multas que acrescem ao valor do imposto.

10. Vendi o meu carro, devo pagar o IUC 2016?

Se o registo da transferência da propriedade ocorreu antes da data de aniversário da matrícula do veículo, não deve efetuar o pagamento do IUC 2016. O pagamento deve ser efetuado pelo novo proprietário.

Se a alteração da propriedade não tiver sido registada, isto é, se não constar na base de dados do Instituto dos Registos e Notariado, I.P. o imposto deve ser pago por si. É importante que verifique essa questão, de modo a retirar do seu nome o referido veículo para evitar ter problemas posteriormente.

11. Mandei abater o carro, devo pagar o IUC 2016?

Se o abate ocorreu antes da data de aniversário da matrícula do veículo automóvel, não deve efetuar o pagamento do IUC 2016, uma vez que o mesmo já não se encontra em circulação.

12. Qual o valor da multa por pagamento em atraso de IUC?

Os valores mínimos rondam os €15 e os €30, no entanto, quanto mais tempo esperar mais irá pagar. Se tem IUC em atraso recomendamos que proceda ao seu pagamento o mais rapidamente possível.

13. Na lista das finanças aparece um automóvel como sendo meu, contudo não é, como faço para deixar de pagar IUC?

Enquanto estiver registado como proprietário do veículo é responsável pelo pagamento do IUC. O que lhe recomendamos é que verifique se essa matrícula ainda não foi cancelada e que procure saber porque motivo o automóvel continua registado no seu nome. O melhor é não adiar esta questão e procurar resolvê-la tão rapidamente quanto possível.

14. Existe alguma tabela que eu possa consultar com os valores o IUC 2016?

Sim, no Portal das Finanças (https://www.portaldasfinancas.gov.pt/) pode aceder aos Meus serviços – Consultar – Veículos – Imposto Único de Circulação e verificar a tabela que está disponível e que indica o valor do imposto, juntamente com a taxa adicional de CO2 de acordo com o ano da matrícula.

15. Pretendo comprar um automóvel usado, como sei que o IUC está em dia?

Se quiser comprar um automóvel usado deve certificar-se de que tudo está pago, incluindo o IUC. Poderá verificar essa situação analisando o Documento Único de Circulação.

Veja também: Como comprar um automóvel usado

16. Como calcular o valor a pagar de Imposto Único de Circulação em 2016?

Tudo o que precisa para efetuar o cálculo do IUC pode ser encontrado no Documento Único de Circulação. Vão ser os seguintes dados: cilindrada, data de matrícula e emissões de CO2. Deverá efetuar o cálculo de acordo com a tabela de Imposto Único de Circulação para o ano corrente.

Alternativamente, poderá simular o IUC 2016 recorrendo a ferramentas online como é o caso dos simuladores de Imposto Único de Circulação online. Apenas tem que inserir os dados que lhe são pedidos, como ano de matrícula, cilindrada e quantidade de emissões e, em alguns segundos, tem acesso ao tão esperado resultado.

17. Qual o simulador de IUC mais eficaz?

Basicamente, os simuladores de IUC funcionam de forma automática de acordo com os dados inseridos. No entanto deixamos aqui a sugestão do simulador da ANECRA que tem vindo a crescer em popularidade.

Além do cálculo simples e direto de IUC esse simulador também lhe oferece uma pequena ferramenta estatística que lhe apresenta quanto pagou no ano passado de IUC, quanto terá que pagar este ano e a diferença entre os dois valores.

Os simuladores de IUC online são uma ajuda preciosa para calcular, por exemplo, quanto iria ter que pagar de imposto se comprasse um veículo específico.

18. As pessoas coletivas podem pagar IUC presencialmente?

Não. Deverá pagar o Imposto Único de Circulação através do Portal das Finanças. O que acaba por ser muito mais cómodo e rápido para si. Basta ter um computador com acesso à Internet para realizar o pagamento em poucos minutos.

19. Tenho que circular com um comprovativo de pagamento de IUC?

Não, o IUC veio substituir o antigo selo do carro, como tal, agora já não tem que circular com qualquer comprovativo. Se preferir, pode ter o comprovativo consigo, no entanto, não é algo obrigatório.

20. Como pagar menos IUC em 2016?

O cálculo de IUC é feito com base em três fatores: emissões, ano de matrícula e cilindrada. Repare que existem agravamentos no cálculo como para automóveis movidos a gasóleo. Existem também os coeficientes de atualização que devem ser tomados em consideração.

Se quiser comprar um veículo novo e pagar menos de IUC terá que ter em conta os três fatores mencionados acima. Não existe qualquer outra forma de pagar menos de IUC.

Caso esteja a pensar adquirir uma nova viatura em 2016 mas necessita de um crédito automóvel, pode realizar a sua simulação aqui, e verificar qual será mais vantajosa para si.

21. Existem exceções ao pagamento do IUC?

Sim, existem, como por exemplo veículos militares, de bombeiros e de forças de segurança. Automóveis de museu com deslocações ocasionais, ou veículos de missões diplomáticas. A verdade é que estas exceções são de pouca utilidade para a maioria das pessoas.

22. Sou portador de deficiência, com grau superior a 60%, como posso pedir a isenção do IUC 2016?

O sujeito passivo portador de deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, poderá beneficiar de uma isenção por ano que apenas é válida relativamente a um veículo automóvel que pertença às categorias A, B ou E.

Para conseguir a isenção do pagamento do IUC, é necessário obter o reconhecimento da isenção junto de qualquer serviço das Finanças, ou através da internet se a informação relativa a essa incapacidade estiver confirmada no cadastro da Autoridade Tributária e Aduaneira, até ao termo do prazo de pagamento voluntário previsto no art.º 17.º do CIUC.

No entanto, é importante salientar que nem todos os carros têm direito á isenção do IUC. De acordo com o artigo 169º do Código do Imposto Único de Circulação, aprovado
pela Lei n.º 22-A/2007, os benefícios concedidos estão limitados pelo nível de emissão de CO2 (não podendo ultrapassar 180g/Km, em veículos da categoria B) e pelo valor do referido imposto (a isenção não pode ultrapassar o montante de 200€).

Assim sendo, só está isento se a sua viatura produzir menos de 180g/Km de CO2 e com o teto máximo de 200€, ou seja, caso o IUC seja superior a este valor, o remanescente terá de ser liquidado por si.

Deixe a sua questão

Estas são as respostas a algumas das dúvidas mais comuns suscitadas pelo Imposto Único de Circulação. Esperamos que ao ler este artigo tenha conseguido esclarecer as suas questões sobre este imposto, mas se tiver qualquer outra questão pode utilizar a caixa de comentário. Tentaremos responder logo que possível.

Veja também:

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2019-03-11T17:00:41+00:00 20/05/2016|Categories: Impostos|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

190 Comments

  1. Paulo 16/04/2018 at 19:42 - Reply

    A minha mulher é doente oncológica tem atestado multiusos com incapacidade igual ou superior a 60 % …o veiculo é dos dois mas esta só em meu nome como poderei ter a isenção do IUC .?

  2. Eduardo 11/03/2018 at 18:22 - Reply

    Dado que vi alguns comentários acerca da exigibilidade do IUC por exemplo quem deve pagar o imposto no caso de compra ou venda de um veículo, aconselho a leitura atenta deste oficio da A.T

    https://www.anecra.pt/AL/PDF/iuc40113_2016.PDF

  3. João Sousa 17/11/2017 at 13:42 - Reply

    Bom dia! Sendo a matrícula de um veículo de novembro e fazendo o pagamento de IUC até ao final do respetivo mês mas fazendo o abate logo no mês seguinte poderei reaver parte do IUC?

    • Ana 14/12/2017 at 10:11 - Reply

      Boas, estou na mesma situação, mandei cancelar a matrícula dia 29-11-2017 sendo que o carro é de Novembro. Paguei o IUC e penso que se pode pedir reembolso mediante pedido através de requerimento junto das Finanças. Não consigo encontrar informação acerca disso mas foi a informação que me deram no centro de abate.

      • Ricardo Ferreira 21/12/2017 at 20:55 - Reply

        Não…
        Se o abate ocorreu antes da data de aniversário da matrícula do veículo automóvel, não deve efetuar o pagamento do IUC, caso contrário o IUC deverá ser liquidado na totalidade. Segundo as informações que disponho só há direito a reembolso caso tenha emitido a nota de liquidação e regularizado a mesma e enviado a viatura para abate antes da data de aniversário da matrícula

    • Ricardo Ferreira 21/12/2017 at 20:54 - Reply

      Não…
      Se o abate ocorreu antes da data de aniversário da matrícula do veículo automóvel, não deve efetuar o pagamento do IUC, caso contrário o IUC deverá ser liquidado na totalidade. Segundo as informações que disponho só há direito a reembolso caso tenha emitido a nota de liquidação e regularizado a mesma e enviado a viatura para abate antes da data de aniversário da matrícula

  4. Cristina 14/11/2017 at 20:17 - Reply

    Comprei agora um carro em segunda mão e paguei hoje o IUC. O carro tem matrícula de Janeiro. Gostaria de saber se em Janeiro de 2018, ou seja, daqui a um mês e meio vou ter que pagar novamente o IUC?

    • Ricardo Ferreira 21/12/2017 at 20:46 - Reply

      Como não dá informação completa, tentarei abranger o mais possível:
      Carro em 2.ª mão, nacional, 1.ª matrícula nacional de Janeiro – o IUC deveria ter sido liquidado em Janeiro deste ano (2017), pelo que em Janeiro de 2018 terá de liquidar o IUC;
      Carro em 2.ª mão, importado, 1.ª matrícula nacional de Novembro, o IUC em 2018 será liquidado em Novembro de 2018

  5. Ricardo Vidigueira Ferreira 17/10/2017 at 00:21 - Reply

    Simulador para o ano 2018 (segundo proposta de OE 2018 – após aprovação será rectificado):
    https://www.dropbox.com/s/x5zfmqz6aqp6rii/SIMULADOR%20IUC%202018.xlsx?dl=0

  6. Paula 11/10/2017 at 17:42 - Reply

    O meu carro ardeu e foi para abate, existe alguma forma de obter o reembolso do IUC pago?

  7. Jacqueline 22/08/2017 at 13:22 - Reply

    Paguei com atraso, estou aguardando a minha multa de 25 euros chegar no correio mas não chega! É normal essa demora?

  8. desesperada 10/06/2017 at 21:20 - Reply

    Há uns anos atrás o banco ficou me com carro por falta de pagamento….até aí tudo bem….. Situação resolvida…..passados 10anos o carro continua em meu nome não tenho quaisquer documentos do carro…..o que fazer para deixar de pagar imposto

  9. Ricardo 05/06/2017 at 19:25 - Reply

    Boa tarde, é possível pagar iuc a prestações? Se sim quais os juros? Obrigado

    • Luciana Maria da Costa Seabra 22/09/2017 at 19:17 - Reply

      Gostaria de saber o mesmo!!!

  10. serafimmarques 31/05/2017 at 17:14 - Reply

    Boa tarde,

    Reparei agora, decorrido cerca de um ano, que paguei o IUC por um valor inferior em 20 centimos ao que devia ter pago. Será que há lugar ao pagamento de coima de € 15 ou mais, como se não tivesse pago.

  11. Luís Filipe Martins Silva Raposo 26/04/2017 at 11:52 - Reply

    Fui reembolsado depois de ter pago dm Janeiro de 2017, 2 veículos que mantenho!
    O que devo fazer?

  12. Valeria 25/04/2017 at 21:10 - Reply

    Boa tarde,
    Um amigo eu tem em atraso o pagamento do imposto (aproximadamente 10 000 euros- 5 anos) e não esta em Portugal a residir há 3 anos. Não trem nacionalidade. Sabem dizer como as finanças podem o punir caso souberem da localização dele no país de onde é natural?
    Obrigada!

  13. Carlos Sousa 20/04/2017 at 14:19 - Reply

    Boa tarde.
    Estou para comprar um carro usado e importado usado e surgiu uma dúvida quanto ao valor que irá pagar de IUC depois de ter completado 10 anos da atribuição da matricula portuguesa. Neste momento paga 210. 53 € já com a taxa extra adicionada.
    O carro em questão é um Renault Laguna 1.9 DCI de Junho de 2001 e matriculado em Portugal em Fevereiro de 2008.
    A minha questão é saber se a partir dos dez anos de importação, vai continuar a pagar um IUC de 210.53 € ou se passa para valores semelhantes aos carros matriculados até 30 Junho de 2007.
    Agradecia que me informasse quanto irá pagar em Fevereiro de 2018 o referido carro, se o mesmo ou um valor mais baixo.
    Desde já agradeço uma breve resposta.
    Atenciosamente,

    Carlos Sousa

    • Sonia 22/04/2017 at 16:32 - Reply

      Boa tarde. No ano passado procedi ao pagamento do meu IUC alguns dias fora do prazo legalmente estabelecido para o efeito. Agora apercebi-me, no site das finanças, que tenho uma divida referente ao atraso no pagamento do referido imposto. No entanto, até à data, não fui notificada pelas finanças que estou em divida. Como tem de ser efectuada a notificação ao contribuinte? Através de carta registada?

  14. Ricardo N. 09/04/2017 at 01:08 - Reply

    Boa noite,

    Procedi ao cancelamento de matricula de um motociclo que nao utilizo na via publica, no entanto já o fiz no proprio mês em que se encontra a pagamento o iuc. Terei de pagar na mesma o iuc correspondente ao ano de 2017 já tendo cancelado a matricula antes do término do prazo do pagamento?

    Obrigado

    • Ricardo V. Ferreira 20/06/2017 at 16:30 - Reply

      Boas,

      O imposto é devido no primeiro dia do mês em que deve efectuar o pagamento do IUC, e não no fim do mês, pelo que terá de efectuar o pagamento do mesmo.

  15. paulo silva 15/03/2017 at 20:07 - Reply

    se for mandado parar ,e me pedirem os documentos e estar o cartao proficional de motorista ja sem validade o q me espera’?

  16. Diana pereira 06/03/2017 at 16:08 - Reply

    Boa tarde. Gostaria que me ajudassem numa duvida que tenho é ao qual já fui prejudicada. Comprei um carro em 2015 onde procedi ao pagamento do mesmo no dia 4/11/2015 . No dia 1/3/2016 fui notificada para uma liquidação oficiosa de iuc referente a outubro de 2015. A minha questão é se é o meu dever pagar este iuc ou será responsabilidade do stand ? Pois já tive que fazer o pagamento do mesmo e respectiva multa. Agradeço atenciosamente uma resposta
    Cumprimentos

    • Ricardo V. Ferreira 20/06/2017 at 16:35 - Reply

      O IUC é devido pelo proprietário da viatura no 1.º dia do mês em que deve efectuar o pagamento do IUC. Assim, como exemplo, suponhamos que a viatura paga IUC em Novembro e no dia 1 é propriedade de A, entretanto é adquirido no dia 15 de Novembro por B. O IUC é devido por A e este é que deverá efectuar o seu pagamento. Agora deverá é verificar com que data é que a transmissão de propriedade foi efectuada.

  17. oswald 04/03/2017 at 15:47 - Reply

    Boas tardes
    Recebi uma notificação para pagar um selo em atraso já com acréscimo de juros, o qual efectuei o pagamento por banco online , mas ao guardar o dito documento deparo-me com o selo já pago no ano passado .
    Gostaria de saber se me vão reembolsar o valor que paguei indevidamente .
    Muito obrigado desde já .

  18. Carlos Duarte 24/02/2017 at 17:27 - Reply

    Boa Tarde,
    Não sabia que agora o UIC quando da aquisição dum carro, é pago logo

    Boa Tarde,
    Não sabia que o imposto UIC agora é cobrado pelos concessionários/stands, aquando da aquisição do veículo. Logo os 90 dias para pagamento são uma falácia… eu pago NA HORA, até antes de possuir o carro !!! Comprei um veículo novo, e após pagar e receber a fatura, descobri com surpresa que o valor do IUC estava debitado… Desconhecia essa situação. Como estou isento do pagamento do IUC devido a deficiência, reclamei junto do concessionário, da cobrança de tal valor, mas disseram-que que agora é assim…
    Como poderei recuperar o valor pago ao concessionário ? Está fora de questão qualquer negociação, pois o mesmo já recebeu o dinheiro e agora não quer saber de nada !
    Já procurei legislação que diga que o imposto é pago a cabeça,mas não descobri nada.
    Como proceder ?
    cumprimentos
    obrigado pela atenção
    Duarte

  19. Frederico Dinis 11/02/2017 at 19:45 - Reply

    Boa tarde.

    No passado dia 27/10/2016 furtaram-me o meu veiculo.
    Uma vez que tinha seguro contra todos os riscos a seguradora procedeu ao pagamento do valor.
    A minha duvida prende-se terei que pagar o IUC na mesma?
    Neste caso em concreto a data limite para o fazer é até ao dia 31/03/2017 faltando assim 1 mês para que passe os 6 meses desde a data do furto para poder pedir a anulação da matricula.
    Não estou seguro em relação a informação da anulação da matricula mas acho completamente ridículo que tenha que proceder ao pagamento de um imposto sobre o qual não o “utilizarei” pois o veiculo foi furtado e já não é da minha “responsabilidade”.

    • Pedro 17/02/2017 at 07:40 - Reply

      Paguei iuc ao dia 30, portanto, ultimo dia de tributação, e no entanto chegou multa para pagar! Já fui as finanças disseram para aguardar carta com cancelamento mas ao consultar o site, ao que parece já vai para penhora.. Sistema ridiculo.. O que fazer? Tenho o comprovativo com o selo do pagamento.

      • Nuno 28/04/2017 at 01:55 - Reply

        Terás de enviar email as finanças com as provas ou ir à Repartição de finanças e pedir a extinção do processo de penhora face aos factos provados.
        Depois relata os acontecimentos e respostas.

  20. Vítor Antunes 09/02/2017 at 15:52 - Reply

    Boa tarde, é possível pagar iuc a prestações? Se sim quais os juros? Obrigado

    • Ricardo V. Ferreira 20/06/2017 at 16:37 - Reply

      Não

  21. Jorge da Silva Ferreira 08/02/2017 at 18:19 - Reply

    Obrigado pale atenção:
    Será que é normal o que vou relatar:
    Paguei o IUC de 2014 com 5 dias de atraso, ciente que ia pagar uma multa, pelo que sei de 15€, mas não, paguei 25€, também fora de prazo, mas paguei. Passado quase 2 anos, em Janeiro de 2017, recebi uma nova multa referente ao mesmo IUC, no valor de 125,08€ que paguei diretamente nas Finanças, dos quais tenho justificativos. Qual não é o
    meu espanto, quando recebo uma carta da Cx Nac. Pensões a dizer que tinha a pensão penhorada em124,48€.
    Será que isto é normal?

  22. ANTONIO MANUEL VIANA DE MACEDO AUGUSTO 07/02/2017 at 18:08 - Reply

    POSSO PAGAR IUC COM ATRASO ( com multa) PELA INTERNET?

  23. Tiago Ribeiro 07/02/2017 at 07:51 - Reply

    Bom dia, o meu veículo está convertido para GPL, o que reduz consideravelmente as emissões de CO2, tenho direito a alguma redução no valor de IUC a pagar?

  24. Fabiana Silva 30/01/2017 at 13:14 - Reply

    Boa tarde,

    Legalizei um carro importado da suiça, em novembro de 2016. Terei que pagar o IUC correspondente ao ano completo de 2016 ou apenas os 2 meses (Novembro e Dezembro) em que o carro circulou em terrotório nacional?
    Obrigada

  25. Inês 27/01/2017 at 13:42 - Reply

    Boa tarde! Se nas Finanças for colocado um veículo de categoria B em categoria A e se ninguém se der conta já ao fim de 12 anos, quem é o responsável é que consequências existem? Obrigada!

  26. Augusto victor 20/01/2017 at 10:32 - Reply

    Posso pagar o IUC das viaturas antecipadamente no início do ano?

  27. Ricardo Trindade 14/01/2017 at 23:26 - Reply

    Boa noite,
    Solicito se possível informação sobre a seguinte situação:
    Adquiri recentemente um veículo importado num stand. Acontece que o veículo foi matriculado em Portugal no úĺtimo mês de dezembro, eu adquiri-o no presente mês de janeiro e no momento de entrega da documentação o funcionário não me entregou o comprovativo do pagamento do Imposto Único de Circulação, dizendo-me que há um prazo de dois meses para se efetuar o pagamento após o registo da matrícula e que esse encargo teria de ser assumido por mim. A questão que eu coloco é se, de facto, é assim, se terei de ser eu a pagar o IUC, ou se o vendedor não é obrigado a entregar toda a documentação em conformidade?
    Agradeço, desde já, a vossa atenção, solicitando a brevidade possível no esclarecimento da minha dúvida.

  28. Sérgio 11/01/2017 at 16:32 - Reply

    Boa tarde, gostaria de saber S.F.F se depois de pagar Coima par não ter pago o iic de 2016 ainda terei de pagar o referido imposto, obrigado.

  29. José Sousa 11/01/2017 at 15:22 - Reply

    Boa tarde, comprei carro semi novo em dezembro de 2016, o mês de matricula é de fevereiro, acontece que tenho uma guia provisória do registo automóvel. Pergunto se no decorrer do mês de fevereiro o registo não estiver em meu nome como faço para pagar o IUC? Obrigada.

  30. Diogo 07/01/2017 at 23:07 - Reply

    Posso pagar o iuc de este e mais anos? Por exemplo pagar até 2020? Obrigado

  31. Ana Santos 06/01/2017 at 12:28 - Reply

    Boa tarde a minha questao e a seguinte adequiri um veiculo ja usado e nao traz o doumento a provar o pagamento do imposto ,se for mandada parar pelas autoridades posso ser altuada refiro tambem que so em novembro tenho que pagar o mesmo imposto obrigada

    • ilidio oliveira 04/05/2017 at 10:59 - Reply

      Bom dia a minha questao e a seguinte adequiri um veiculo ja usado e nao traz o documento a provar o pagamento do imposto ,se for mandado parar pelas autoridades posso ser multado?

  32. Nuno Abrunhosa 28/12/2016 at 14:34 - Reply

    Boa tarde.
    A minha dúvida é sobre um automóvel do meu falecido pai há quinze anos.
    Pensava ter tudo em ordem através dos meus irmãos,mas ao que vim a perceber o carro está parado há esse tempo todo,provavelmente com a matrícula cancelada também.
    Tenho vontade de colocar tudo em ordém de novo e se possível voltar a circular com ele.
    Podem me dar uma ideia por onde começar quais procedimentos ter primeiro até a resolução
    Se possível também gostaria de saber “por alto” que valores devo contar despender.
    Obrigada e parabéns pela página.

  33. João Camarate 26/12/2016 at 20:38 - Reply

    Boa noite, hoje paguei o meu IUC que costuma ser 17,73.
    Mas paguei por lapso, 71,73€
    As finanças reembolsam-me os 54€ que paguei a mais? O que devo fazer?

  34. Esperança do ceu correia da cunha 14/12/2016 at 13:53 - Reply

    Boa tarde. Hoje fui ás finanças pagar o imposto de selo do meu carro que acabou o prazo dia 30 de Novembro, não recebi qualquer notificação para proceder ao pagamento, quando vi que o selo estava fora de prazo , dirigi-me imediatamente á repartição de finanças para o fazer, quando me apresentam uma multa de 88,25 euros , mais 17 euros de acrescidos mais os 18,35 do selo , em soma paguei 123,6o euros e só passaram 13 dias do prazo sem receber qualquer notificação . será que isto está correto?

    • Vanessa 16/03/2017 at 19:21 - Reply

      Tambem me aconteceu o mesmo, vou reclamar junto das finanças, voce conseguio resolver o problema?

    • Inês 19/04/2017 at 12:01 - Reply

      Boa Tarde,
      aconteceu-me o mesmo.
      Conseguiu resolver o problema? Teve de pagar esses 123,60€??

    • José Matos 20/04/2017 at 04:48 - Reply

      O que acontece em 2017 é o seguinte:
      Se pedir, NO SITE DAS FINANÇAS, a emissão do documento para pagar o IUC, tem NECESSARIAMENTE de pagar até ao prazo indicado no documento (que é normalmente o último dia do mês de matrícula do veículo).
      Depois de o documento ser emitido, caso não pague dentro do prazo, entrará automaticamente em PROCESSO DE EXECUÇÃO, 5 a 10 dias depois, onde é requerido o pagamento de uma Coima (mínimo legal: 50€) mais Custas (76,50€), o que totaliza 126€.

      No entanto, a primeira notificação que a AT envia por correio, reduz as custas para metade ficando estas em 38,25€, o que somado aos 50€ da coima totaliza *** 88,25€ ***. É este o valor que se recebe geralmente na primeira notificação. A AT dá 10 dias ao contribuinte (a partir da data em que a carta registada é depositada na caixa de correio) para fazer o que eles chamam de “PAGAMENTO ANTECIPADO DA COIMA” (88,25€) ou apresentar defesa escrita/verbal.
      Caso não faça o pagamento antecipado dentro dos 10 dias, a redução das custas irá desaparecer e o total a pagar passará aos tais 126€.

      Se não puder pagar os 88,25 dentro do prazo, a alternativa é deixar avançar para os 126€ e, então, nessa fase, solicitar às finanças o pagamento fraccionado (duas prestações no máximo). Não é grande ajuda mas permitirá adiar esta despesa e pagar mais tarde em duas fracções de 63€.

      Para além da coima, continua a ter de pagar o imposto (IUC) caso ainda não o tenha feito. Se ultrapassou o prazo, normalmente 5 dias após o prazo, o valor do IUC já aumentou. Informe-se nas finanças ou tente pedir novo documento via Internet onde deverá aparecer o valor actualizado (talvez mais 15 a 20 Eur do que o imposto normal).

      Aqui fica um conselho para quem, por alguma razão, não possa pagar o IUC no prazo habitual:

      SE NÃO VAI PAGAR LOGO, NÃO EMITA O DOCUMENTO no site das finanças.
      EMITA O DOCUMENTO, APENAS QUANDO FOR PAGAR (próprio dia ou dia seguinte).
      O documento, após emitido, tem se ser pago, senão o sistema informático gera a multa e a respectiva notificação para casa, automaticamente. Conforme o que o funcionário das finanças me indicou, isto acaba sempre por ser pior do que se não tivesse emitido o documento.
      Relembro que o facto de não emitir o documento no mês em causa, não invalida, obviamente, o ter de pagar o imposto devido, e que este aumente devido a juros. Apenas irá poupá-lo a multas desnecessárias. Para evitar complicações tente respeitar SEMPRE os prazos.

  35. Julia 09/12/2016 at 15:21 - Reply

    Boa tarde, comprei uma embarcação nova em maio de 2016 quando pago o imposto?

  36. francisco pacheco 06/12/2016 at 16:46 - Reply

    Quantos anos anda um carro novo sem pagar o imposto único de circulação?

  37. francisco pacheco 06/12/2016 at 16:42 - Reply

    num carro novo, em que ano é necessário pagar o imposto?

  38. Fernando Mendes 05/12/2016 at 19:38 - Reply

    Além da multa por pagar o iuc do meu veículo fora de prazo (30 dias após a data limite de pagamento), terei mais alguma penalização se circular neste período de 30 dias sem pagar o iuc?

  39. Pedro Mota 04/12/2016 at 17:14 - Reply

    Boa tarde.
    Comprei um carro importado, tendo sido registado pelo stand com matricula portuguesa em Novembro. Adquiri a viatura em dezembro de 2015, estando o stand a alegar que tenho que efetuar o pagamento do IUC de 2015, pelo fato de que o stand dispõe de 3 meses para pagar o referido imposto(como nos carros novos). Acabei de pagar o de 2016. É de fato verdade que tenho de pagar o de 2015, apesar de a viatura à altura estar no nome do stand?
    Muito obrigado pela atenção
    Pedro Mota

    • Ricardo Trindade 14/01/2017 at 23:31 - Reply

      Pedro, passo por uma situação semelhante à sua. Conseguiu esclarecer a sua dúvida? Obrigado.

  40. Patricia 30/11/2016 at 14:49 - Reply

    Boa tarde.
    Efetuei pagamento de iuc 10 dias fora de prazo em abril e só agora a 30/11 recebi carta com pagamento de multa de 25€ de multa. Passaram mais de 7 meses após o data de iuc.
    É legal ser cobrada só agora?

    Obrigada.
    Patricia

  41. Alzira Bento 29/11/2016 at 14:22 - Reply

    Boa tarde
    A minha situação é igual a da Dª Maria Pereira. Paguei a IUC com um mês de atraso, já paguei mais 17€ que o valor da IUC. agora enviaram-me notificação que tinha que pagar mais 88€ de coima. está correto? como posso reclamar?

    • Lídia 21/12/2016 at 21:29 - Reply

      Também terei de pagar uma multa no valor de 80 e tal € pois paguei o imposto a 10-12-2016 quando o deveria ter feito até 31-11-2016. Será que vale a pena reclamar? Por isso é que os cofres andam cheios…

      • Maria Santos 21/08/2017 at 04:42 - Reply

        Estou com situação semelhante paguei 19- 05 quando deveria ter pago até 02-05, entretanto recebi carta para multa 25€ que já paguei a 14-07- depois recebo uma carta a dizer que em decisão de 21-07 foi condenada a pagar mais 101,50 em 15 dias e pagamento voluntário e se for até aos 20 dias sem pagamento voluntário o valor é o mesmo. Enttrretanto nessa carta falam numa redução de 70%que não entendo. Alguém explica isto?????

  42. celia coelho 28/11/2016 at 18:33 - Reply

    boa noite,
    adquiri em Novembro do ano passado uma viatura nova, através de credito bancário. Na altura paguei o IUC. Este ano como faço para pagar? disseram-me que seria o banco a emitir a nota de débito do referido pagamento do IUC deste ano, visto a viatura não estar em meu nome. Esta correcta esta informação?

    Obrigada

  43. Cristina Valadas 28/11/2016 at 12:19 - Reply

    Bom dia
    A data da matrícula da minha viatura é de Novembro e ainda não foi pago o IUC. Acontece que tive um acidente e em princípio o carro vai para abate. Como o processo ainda está na companhia de seguros sou obrigada a pagar o imposto? E nesse caso vou ter direito a reembolso se a viatura for para abate? Obrigada

  44. Isa 27/11/2016 at 14:37 - Reply

    Estou em situação de desemprego e tenho o valor de 143€ para pagar de IUC – existe alguma possibilidade de liquidar o pagamento de forma faseada? Muito obrigada pelo esclarecimento

  45. carlos duarte 25/11/2016 at 23:30 - Reply

    Boa tarde.
    Adquiri uma viatura importada em setembro 2016, mas com mês/ano de primeiro registo de 07/2011. O stand que me vendeu o carro enviou-me agora as guias para pagamento do IUC que inclusive estão emitidas no seu próprio nome.
    Tenho alguma obrigação de proceder a este pagamento?
    Muito agradecia o vosso esclarecimento.
    Com os melhores cumprimentos,

  46. Eugénio Pereira 19/11/2016 at 20:17 - Reply

    Boa tarde.
    Adquiri uma viatura importada em agosto, mas com a matricula de julho, o dono do stand que me vendeu a viatura disse que era eu a pagar o IUC, porem na finanças da minha terra disseram que tinha de ser o dono do stand.
    Será que isto é verdade?
    Espero que me possam ajudar nesta questão.
    Comp. Eugénio Pereira

  47. Ana Neves 17/11/2016 at 23:21 - Reply

    Boa noite , comprei um automóvel no stand em Agosto deste ano (2016) o automóvel na matrícula indica que é de Junho . Só terei de pagar pela primeira vez o iuc em Junho de 2017 correto ? Pois o iuc deste ano já foi pago em Junho pela responsabilidade do stand , visto que este ano já foi pago em Junho e eu só adquiri o carro em Agosto ..

    Fico aguadar uma resposta
    Obrigado

  48. M.Gomes 14/11/2016 at 20:47 - Reply

    Paguei o IUC (on line) com o atraso de um mês. Com uma pequena importância para juros.
    No prazo teria de pagar 35,59€
    Paguei um mês depois 35,70€
    Agora chega-me para pagar uma multa de 25€ !?
    Sendo que o mínimo é de 15-30€ qual será o cálculo para me exigirem 25€ ?
    Obrigado

  49. joaquim 13/11/2016 at 18:31 - Reply

    Boa Noite.

    A minha situação é igual a de Maria Pereira .Aconteceu me o mesmo paguei três dias depois do prazo e ainda paguei mais que do que ela de multa. agradecia a explicação…obrigado

  50. Luis Machado 09/11/2016 at 12:32 - Reply

    Luís Castro 9/10/2016
    Boa tarde. A minha questão e exatamente a do Sr. Luís Gomes ,só a repartição de finanças não e mesma.

  51. Maria Pereira 08/11/2016 at 22:45 - Reply

    Boa noite.

    O IUC do meu carro foi pago três dias depois do final do prazo legal para pagamento, que era 31 de Outubro). Hoje, dia 8 de Novembro, fui notificada que teria de pagar 17,00 euros de custas de instauração do processo e mais 88,00 euros de coima. O que pretendo saber é se isto está correcto, uma vez que o IUC foi pago de livre vontade, por nossa iniciativa, e apenas com três dias de atraso. Decidi apresentar esta situação porque li acima, que a multa por falta de pagamento atempado era de 15,00 a 30,00 euros. Há aqui uma grande discrepância! Peço o favor de me elucidarem. Muito Obrigada

    MP

  52. JOAO VASCONCELOS 01/11/2016 at 18:43 - Reply

    Boa tarde;so para ter a certeza,queria saber quem deve pagar o IUC na seguinte situaçao….se comprar uma viatura agora de 12/2011, sou eu que pago? obrg

    • Ricardo Vidigueira Ferreira 10/11/2016 at 12:12 - Reply

      O imposto é devido por quem é proprietário da viatura no dia 1 do mês de matrícula nacional.

  53. jose pereira 31/10/2016 at 00:50 - Reply

    Posso pagar o imposto antes da data da matricula?

  54. Manuel Alberto de Castro Pereira 27/10/2016 at 21:21 - Reply

    Boa tarde

    Paguei o imposto de circulação no multibanco com a referencia do Ano de 2015.

    Estava dentro do prazo.

    Agora as Finanças ainda tem em aberto o pagamento.

    Como proceder, tenho o comprovativo de pagamento.

    Com os melhores cumprimentos
    Alberto Pereira

  55. Miguel 27/10/2016 at 11:34 - Reply

    Bom dia.
    Obtive este mês (Outubro) a declaração multiuso com 60% de incapacidade.
    Paguei o IUC em Maio.
    Como foi detetada a deficiência antes do mês de Maio, posso pedir a devolução?
    Obrigado.

  56. Jose Carlos couto Soares Pacheco 27/10/2016 at 01:20 - Reply

    Comprei um novo veiculo em Setembro de 2016. Sei que tenho 90 dias para efectuar o pagamento do IUC. Tenho ja um veiculo com isenção do IUC devido a deficiência.
    Questiono o seguinte:
    1 – como declarar o veiculo nas finanças?
    2 -como pagar o respectivo imposto se o veiculo nao se encontra registado nas financas e se o imposto e devido ate a data do registo e se posso beneficiar da isenção, atendendo a que ja usufruo desse direito noutro veiculo, cujo impostos devido em ‘Marco?
    3 – penso obter a isenção do IUC cujo valor seja superior.
    Agradeço esclarecimento.

  57. Ruben Pereira 26/10/2016 at 15:13 - Reply

    Boa tarde comprei um carro na alemanha este ano corrente e paguei os impostos inerentes a legalização o mesmo gostaria se o iuc esta incluido no processo de legalização ou se terei de fazer o pagamento do mesmo?
    No portal das finanças diz que tenho o iuc para pagar e numa data diferente da 1a matricula do veículo.
    Agradecia um esclarecimento acerca desta materia.
    Obrigado.

  58. Isabel Maria dos Santos Lopes 21/10/2016 at 09:36 - Reply

    Tenho uma incapacidade de 22 por cento por ser doente oncológica está incapacidade já é vitalícia, visto eu ter tido 80 por cento e 2007, agora foi reduzida para os 22 por cento? Obrigado

  59. Liliana Rodeira 20/10/2016 at 12:29 - Reply

    Boa tarde
    Cancelei a matrícula de um carro que já não circula a pelo menos 6 anos. Liquidei todos os valores e multas até a data do cancelamento de matrícula, perguntei se estava tudo resolvido, afirmaram que sim. E agora aparece para pagar a multa sobre o atraso de pagamento de 2014 e informaram que irá aparecer 2013, pergunto se é correcto essa situação e se sim porque não informam logo no ato do cancelamento da matricula essa informação.

  60. Sergio 15/10/2016 at 14:32 - Reply

    Vendi um carro e o indivíduo não fez a transferência de nome, e entretanto não pagou o selo e deixou passar po prazo!? O que devo fazer, cancelar a matrícula? Ir á GNR e dar o carro como roubado?

  61. Luís Gomes 13/10/2016 at 15:13 - Reply

    Boa tarde,
    Sou portador de uma incapacidade definitiva superior a 60% e vou adquirir uma viatura nova com valor de IUC de 150eur (logo deveria estar isento do pagamento).
    Até tomar a decisão do veiculo a adquirir, consultei varias marcas/concessionários e todas indicaram que teria de liquidar o IUC (ao concessionário) pois este é exigido e liquidado pelo concessionário no momento do registo da matrícula.
    Esta situação é unânime em todas as marcas/concessionários que consultei, o IUC do 1º ano é sempre pago pois é liquidado sempre pelo concessionário que regista a matrícula.
    Perante esta situação questionei presencialmente a minha repartição de finanças(VNGaia 1), apesar de demonstrarem pouca certeza, no final indicaram que a exigência dos concessionários não é correcta e que teria 90 dias após a compra para liquidar ou confirmar o direito a isenção do IUC.
    Novamente questionado o concessionário onde está encomendada a viatura, este indicou que há mais de um ano que a AT exige a liquidação imediata do IUC no momento do registo da matrícula.
    Perante as indicações contraditórias questionei a linha de apoio da AT, perante o exposto e na incapacidade demonstrada em esclarecer imediata e inequivocamente a questão, foi sugerido; 1º tentar negociar o valor do IUC no concessionário (ou seja, negociar um desconto equivalente ao IUC) !!!! e 2º expor a situação por escrito à AT (o que já foi feito, mas a ultima questão que coloquei à AT a resposta demorou… 4 meses).
    Como ultrapassar esta questão?
    O concessionário não entrega a viatura sem a liquidação do IUC, liquido e depois solicito o reembolso à AT?

    • Ricardo Vidigueira Ferreira 12/11/2016 at 01:05 - Reply

      Aqui existem dois tipos de resposta:
      – Compra a viatura a pronto ou através de um crédito, ficando a viatura em seu nome, tem 90 dias para liquidar o IUC, para além de que ainda poderá ficar isento do ISV,
      – Adquire a viatura através de leasing ou renting não tem direito a isenção, pois é apenas usufrutuário da viatura.

  62. Pedro Ferreira 12/10/2016 at 16:21 - Reply

    Paguei 5,52€ IUC de um motociclo (125cc) em Outubro 2016 quando deveria ter sido pago até 31-08-2016. Quanto irei pagar de coima?

    Obrigado.

  63. Rui Fernando Pedro solares 23/09/2016 at 00:04 - Reply

    Tenho um carro de abril e o dia 30 de abril calhou este ano num sábado. No portal das finanças dizia que podia pagar até dia 2 de maio, o qual aconteceu diretamente nas finanças sem multa. Agora apareceu me uma carta para pagar a multa. Esta correto? Tenho de pagar?

  64. Rui 22/09/2016 at 16:34 - Reply

    Boa tarde, acabei de adquirir uma carro importado sendo a primeira matrícula no IMTT em 8 de agosto de 2016. Sendo assim, gostaria de saber quando tenho que pagar o 1º IUC. Já ou apenas o ano que vem?

    Cumprimentos.

    • carla 12/10/2016 at 22:04 - Reply

      Boa noite,acabei de adquirir um carro importado sendo a primeira matricula em 27 de julho de 2016 sendo este registado no contribuinte do stand,passando-o prao meu nome so no dia 8 de agosto de 2016 ,terei que ser eu a pagar o IUC.c Cumprimentos

  65. Alexandra Dias 15/09/2016 at 17:48 - Reply

    Fiz o pagamento do IUC de 2016 com as referencias de 2015. !5 dias depois as Finanças devolveram-me o dinheiro, percebi o erro e efetuei novamente o pagamento desta vez com os dados corretos. Já passaram 2 meses e até agora não recebi nada para pagar a multa (nem notificação, nem sms, nem no portal das finanças). Será que terei mesmo de a pagar?

  66. Fernando 15/09/2016 at 13:48 - Reply

    Bom dia
    Tenho uma dúvida relativamente à aplicação do imposto de único de circulação (IUC)
    Adquiri recentemente uma viatura VW golf 1.6 de 2014 e estive verificar que as emissões máximas CO2 de acordo com dados técnicos da VW são 102g/km, ao fazer o calculo na tabela das taxas do imposto deveria ser até 120 g/km, mas de acordo com cilindrada vai de 121g/km até 180g/km.
    Desta forma o imposto está aplicado de incorrecta e injusta porque estou a pagando mais imposto e a realidade que a minha viatura emite muito menos emissões e até tem uma tecnologia com o sistema start/ stop e commo raill para consumir menos poluindo menos é mais ecológica que um 1.6 antigo.

  67. Hugo Parente 14/09/2016 at 22:02 - Reply

    Quando se compra um carro novo (Nissan) a mesma tem de pagar ao estado no momento da importação o IUC. Posteriormente cobra ao cliente, a mim, o valor do IUC. Contudo, eu tenho direito à isenção do pagamento do imposto. Como posso fazer para não pagar o mesmo?

  68. Monica Miguel 14/09/2016 at 20:39 - Reply

    Boa noite,

    É possível retirar um comprovativo do portal das finanças em como o iuc está liquidado? Se sim, como poderei fazê-lo?

    Obrigada.

  69. Ana Pereira 10/09/2016 at 20:40 - Reply

    Se possível gostava que me explicassem como fazer para ver a lista de carros no site das finanças. Sem mais desde já agradeço a atenção dispendida

  70. Helder oliveira 04/09/2016 at 23:12 - Reply

    Vou comprar um carro importado a um stand eu vou ser o primeiro propiatario em portugal quais sao as minhas despesas

  71. paulo santos 02/09/2016 at 18:08 - Reply

    As autoridades podem multar por falta de iuc

  72. Ricardo Ferreira 01/09/2016 at 15:17 - Reply

    Recomendo que alterem a resposta 22, pois não está completamente correcta.

    As viaturas de categoria A (matriculados antes de 1 de Julho de 2007) estão isentos. As viaturas de categoria B só têm direito a isenção caso não ultrapassem os 180g/Km de emissões e até um máximo de €200,00

  73. Ricardo Ferreira 30/08/2016 at 19:51 - Reply

    Boa tarde,

    Aqui fica o link para um simulador em Excel para as categorias A e B
    https://www.dropbox.com/s/zd8sg5efxqmy824/SIMULADOR%20IUC%202016.xlsx?dl=0
    Qualquer incongruência agradece-se que comuniquem.

  74. José Gouveia Batista 25/08/2016 at 20:40 - Reply

    Tenho uma deficiência superior a 60% de inccapacidade.
    Até este ano estive isento do IUC,

    O meu carro é de 2008 e tem 2.000 cc e 208 gm/km.

    Quanto passarei a pagar?

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:59 - Reply

      Boa tarde José Gouveia Batista,
      No seguimento da sua questão os valores do IUC para o veículo descrito podem variar entre 302,35€ ou 322,47€ dependendo de ser a gasolina ou gasóleo.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  75. zizi caeiro 24/08/2016 at 10:13 - Reply

    bom dia´
    tenho um veiculo que já não circula, como posso deixar de pagar o IUC?
    Este caso é que não está ainda pago ao banco …BANIF MAIS que já não existe…o que posso fazer?
    obrigada

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:57 - Reply

      Boa tarde Zizi Caeiro,
      No seguimento da sua questão não existe a possibilidade de deixar de pagar o IUC mesmo para um veículo que já não circula.
      As possibilidades são apenas de mandar o carro para abate ou proceder á venda do mesmo, caso contrário irá ter sempre de pagar o imposto e em caso de atraso irá pagar também uma coima e os devidos juros de mora.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  76. Rosa Maria Antunes Pereira 21/08/2016 at 11:35 - Reply

    estando isenta de pagtº de IUC e IRS por incapacidade, declarada nas Finanças, fiquei estupefacta ,quando me dirigi a uma repartição das finanças no dia 17 de Agosto,para saber o que tinha de fazer e, o funcionário informa que terei de pagar o IUC bem como uma coima, elevada, por não me ter apresentado na data prevista pela Lei. O registo da matricula da viatura, é de 27.07.2015 .

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:57 - Reply

      Boa tarde Rosa Pereira,
      No seguimento da sua questão, se é isenta desse pagamento por parte das finanças, o nosso conselho passa por apresentar uma reclamação devidamente justificada de modo a que tente reverter o pagamento da multa e do referido imposto.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  77. Márcio Cunha 16/08/2016 at 21:51 - Reply

    Boa noite. Comprei carro importado e a matricula Portuguesa tem data 2016-07-08. tenho de pagar o IUC total do presente ano?? Não é calculado apenas a partir do momento que começou a circular em Portugal?? Obrigado

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:56 - Reply

      Boa tarde Mário Cunha,
      No seguimento da sua questão terá de proceder ao pagamento do IUC na totalidade sem que haja qualquer tipo de “rateio” relativamente ao valor do mesmo. No entanto o pagamento é válido até agosto de 2017.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  78. Francisco Pacheco 14/08/2016 at 04:20 - Reply

    Paguei o imposto de circulação há dois meses. Vou mandar abater o carro. Sou reembolsado?.

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:56 - Reply

      Boa tarde Francisco Pacheco,
      No seguimento da sua questão, não existe lugar a qualquer tipo de reembolso do IUC por mandar abater o carro 2 meses após o pagamento deste mesmo imposto.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  79. carlos rebelo 11/08/2016 at 00:18 - Reply

    Houve alteração recente relativamente à isenção do IUC 2016 (agosto) para pessoas com incapacidade 60% que está condicionada pelas carateristicas do veículo como a emissão do CO2 ,cilindrada ou valor a pagar(até 200€)?

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:56 - Reply

      Boa tarde Carlos Rebelo,
      No seguimento da sua questão, e após a devida análise junto das finanças, não temos qualquer indicação de que tenha havido alterações no que concerne a isenção do IUC para pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

      • Ricardo V. Ferreira 30/08/2016 at 12:54 - Reply

        Bom dia,
        Ricardo Rodrigues, segundo a Lei N.º 7-A/2016, de 30 de março (vulgo orçamento de estado), no seu artigo n.º 169 alíneas c) e d), houve alterações nas isenções a portadores com grau de deficiência com mais de 60%

        Artigo 169.º Autorização legislativa no âmbito do imposto único de circulação
        Fica o Governo autorizado a introduzir alterações no Código do Imposto Único de Circulação, aprovado
        pela Lei n.º 22-A/2007, de 29 de junho, com o seguinte sentido e extensão:
        a) ….
        b) ….
        c) Adequar, no âmbito da alínea a) do n.º 2 do artigo 5.º, os benefícios concedidos em IUC aos
        concedidos em ISV, estabelecendo como limite o nível de emissão de CO2 até 180g/Km, em veículos da
        categoria B;
        d) Definir, no n.º 5 do artigo 5.º, que a isenção prevista no n.º 2 do mesmo artigo não poderá ultrapassar
        o montante de 200€;

        Daqui resulta que só viaturas que produzam menos de 180g/Km de CO2 estarão isentas do IUC, com um limite máximo de €200,00, isto significa que caso a viatura tenha um IUC de €591,63, o proprietário terá de liquidar €391,63, já no caso onde o IUC não ultrapasse os €200,00 o proprietário nada terá de liquidar.

  80. Paulo Duarte 09/08/2016 at 22:51 - Reply

    Já não tenho carro desde 2008 e continua a aparecer me o imposto automóvel para pagar. É verdade que prescreve ao fim de 5 anos?

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:55 - Reply

      Boa tarde Paulo Duarte,
      No seguimento da sua questão o IUC não prescreve ao final de 5 anos. Assim sendo, se não tem a viatura por motivos de abate, deverá ir às finanças ou enviar um email com essa informação de forma a que a mesma seja retirada da Base de dados e os valores emitidos de forma incorreta sejam cancelados.
      Se a mesma tiver sido vendida deverá entregar os documentos que comprovem a sua venda para que os valores sejam retirados da sua conta corrente nas finanças.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  81. Teresa 03/08/2016 at 15:04 - Reply

    No caso de uma viatura cuja matrícula foi emitida em Abril de 2016 e tinha 90 dias para pagar IUC, ou seja até 31 de Julho de 2016, mas que foi comprada em Maio por outra pessoa que julgava que o IUC já estava pago apesar de ainda estar a decorrer o prazo para pagamento, quem tem e pagar o IUC e respectiva multa?

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:55 - Reply

      Boa tarde Teresa,
      No seguimento da sua questão, o pagamento do IUC tem sempre de ser realizado no mês da própria viatura com exceção do ano de compra. Assim sendo, quem deverá proceder ao pagamento do IUC será a pessoa que adquiriu o carro primeiramente e não quem o comprou à posteriori.
      Além de que, quem adquiriu o carro em Maio, deveria ter sido informado que o IUC ainda não se encontrava liquidado, de forma a analisar se iria ou não proceder à compra do mesmo.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  82. ophely 25/07/2016 at 17:18 - Reply

    comprei um carro com beneficio de isenção, ( 62%) no entanto não nos informara que deveríamos nesse mesmo ano de compra, 2015, as finanças isentar o IUC… agr temos em atraso. como poderei requerer para não efetuar pagamento? Obrigada

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:55 - Reply

      Boa tarde Ophely,
      No seguimento da sua questão, deverá deslocar-se às finanças de modo a solicitar a isenção do IUC para esse mesmo carro, no entanto, o mais provável é que tenha de proceder ao pagamento dos valores em atraso assim como aos juros de mora, uma vez que a isenção não havia sido solicitada atempadamente.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  83. Ildefonso Costa 21/07/2016 at 16:05 - Reply

    Boa Tarde.
    Segundo informação obtida, sempre que um cidadão, não tenha averbadas coimas na AT, nos últimos 5 anos, não lhe é devida aplicação de coima, por atraso de pagamento do IUC.
    Será verdade e qual a legislação que prevê?
    Obrigado

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:54 - Reply

      Boa tarde Ildefonso Costa,
      No seguimento da sua questão e após verificação não temos qualquer informação que reitere a questão que nos colocou. Ou seja, qualquer cidadão que deixe passar o prazo de pagamento do IUC (independentemente de ter ou não feito todos os pagamento atempadamente) terá de pagar uma coima, assim como os respetivos juro de mora.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  84. jorge viana 20/07/2016 at 22:24 - Reply

    boa noite estou prestes a comprar um carro de um emigrante mas o problema e que ele não pagou o imposto de circulação nos últimos 4 anos, será que consigo fazer transferência de proprietário com esta divida da parte do vendedor

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:54 - Reply

      Boa tarde Jorge Viana,
      No seguimento da sua questão irá conseguir passar a viatura para o seu nome e concluir a venda, no entanto é aconselhável que verifique junto das finanças essa questão, pois poderá ter que ser o Jorge a proceder ao pagamento dos valores em atraso do IUC (assim como os respetivos juros de mora).
      Depois de falar com as finanças, e caso eles lhe digam que terá de pagar o que está em atraso, tente negociar o valor do carro tendo em conta aquilo que terá de pagar.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  85. Martins 16/07/2016 at 15:40 - Reply

    Boa tarde,

    Comprei em Junho deste ano um carro de serviço com a matrícula de Julho de 2015 e ainda não tenho a viatura no portal das finanças.
    No entanto, este é o mês em que tenho de pagar o IUC pois o carro é de Julho.
    Devo contactar o stand ou as finanças?

    Obrigado.

  86. Martins 16/07/2016 at 13:43 - Reply

    Boa tarde,
    Adquiri um carro de serviço em Junho num stand e tem a matricula de Julho de 2015.
    Estamos neste momento em Julho e o veículo ainda não está na minha conta do portal das finanças.
    Devo aguardar até perto do final do mês ou devo contactar o stand?

    Obrigado.

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:54 - Reply

      Boa tarde Martins,
      Pedimos desde já desculpa por não ter respondido à sua questão de forma célere. Esperamos que atualmente a situação já se encontre resolvida e que a viatura já se encontre em seu nome e o IUC liquidado.
      Os melhores cumprimentos

  87. Sérgio de Oliveira 13/07/2016 at 21:32 - Reply

    As autoridades policiais podem exigir a apresentação do recibo de pagamento do IUC ?

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:53 - Reply

      Boa tarde Sérgio Oliveira,
      No seguimento da sua questão, por norma a policia não pede esse tipo de comprovativo de pagamento uma vez que ao acederem ao computador e colocando a matrícula do seu carro todos os dados vão estar disponíveis para verificação.
      No entanto, de forma a evitar problemas, tenha sempre todos os documentos e os devidos comprovativos numa bolsa ou carteira própria, para o caso de ter de os apresentar.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  88. Jorge Lopes 12/07/2016 at 16:30 - Reply

    Como faço para regularizar o imposto de 2015 da minha viatura que não me foi atribuído, mas sei que não foi pago pela financeira. Desloquei-me às Finanças de Queluz com o comprovativo da falta de pagamento desse imposto e querendo desta forma regularizar ainda dentro do mês da matrícula, enviei variadíssimos pedidos à AT para me darem os dados de pagamento e a resposta foi sempre a mesma – não consta com proprietário do veículo ou o imposto está pago – QUE NEGLIGENCIA !!!

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:53 - Reply

      Boa tarde Jorge Lopes,
      No seguimento da sua questão, deverá enviar através da sua página das Finanças um email com todas essas informações, assim como os anexos que comprovam o que está a dizer. Desta forma, fica com a garantia que irá receber uma resposta que não é fornecida pelo mesmo departamento de finanças.
      Poderá também verificar a questão noutras finanças que não sejam a da sua área de residência, de forma a confirmar se a resposta é a mesma.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  89. Jorge Lopes 12/07/2016 at 16:19 - Reply

    tenho o IUC do meu automóvel de 2015 por regularizar, embora tenha pedido a sua regularização variadíssimas vezes à AT, enviando comprovativos que o IUC não estava regularizado, tendo-me deslocado às Finanças de Queluz pessoalmente com o intuito de regularizar o mesmo e sempre me foi dito que o imposto estava pago! Não foi nunca aceite a minha boa vontade de o regularizar. Este ano, este mês, vou regularizar o imposto deste ano, devo forçar o pagamento do imposto do ano passado ? Comprovando mais uma vez que o mesmo não está regularizado nem pela financeira, nem por mim?

    • Ricardo Rodrigues 29/08/2016 at 17:53 - Reply

      Boa tarde Jorge Lopes,
      No seguimento da sua questão, ao regularizar o IUC deste ano, volte a questionar sobre o pagamento do IUC do ano anterior, e caso reiterem que o mesmo já se encontra regularizado (poderá ter sido pago pelo stand que lhe vendeu a viatura), guarde todos os documentos comprovativos e peça se for possível, que lhe assinem um documento com essa informação, para que mais tarde não venha a ter problemas.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  90. Paulo Silva 08/07/2016 at 09:31 - Reply

    Boa tarde tenho um carro 3000D com 30 anos era francês esta matriculado desde 2007 em portugal meu selo e 570 euros nao ha forma de pagar menos de selo pois só o uso 30 dias por ano obrigado pela informação.

    • Ricardo Rodrigues 14/07/2016 at 15:23 - Reply

      Boa tarde Paulo Silva,

      No seguimento da sua questão não é possível pagar um valor do IUC inferior apenas porque utiliza o carro 30 dias por ano.

      Deve sempre proceder ao pagamento do mesmo dentro do prazo legal, para que não tenha posteriormente problemas com as finanças.

      Esperamos ter esclarecido as suas questões

  91. APOLINARIO GONÇALVES 05/07/2016 at 10:56 - Reply

    comprei um carro usado em junho a um particular com a matricula de abril o antigo dono não pagou o IUC, só devo pagar em maio de 2017?. se a fiscalização me mandar parar sou multado? (qual o valor da multa)?, o carro é apreendido?,não acontece nada porque só tenho que pagar em abril 2017?

    obrigado

    • Ricardo Rodrigues 14/07/2016 at 15:23 - Reply

      Boa noite Apolinário Gonçalves,
      No seguimento da sua questão, com as alterações na legislação, o selo do UIC já não é verificado pela polícia, no entanto é importante que verifique junto das finanças essa questão, uma vez que o automóvel neste momento está em seu nome (embora devesse ter sido o antigo titular a realizar o pagamento do valor).

      É importante salientar que caso o valor ainda esteja em aberto, está a gerar juros de mora, assim sendo, mesmo não sendo a sua obrigação, deverá liquidar o mesmo.

      Esperamos ter esclarecido as suas questões

  92. Fátima 04/07/2016 at 16:12 - Reply

    posso adquirir a referência para pagamento do IUC nas finanças, não tendo acesso à internet, sem ser o dono do veículo mas tendo o livrete do carro pois ainda está em nome do ex-marido ?

    • Ricardo Rodrigues 14/07/2016 at 15:22 - Reply

      Boa tarde Fátima,

      No seguimento da sua questão, é possível dirigir-se a uma repartição das finanças e solicitar que lhe sejam fornecidos os dados para o pagamento do IUC (mesmo que o mesmo não esteja no seu nome).

      No entanto aconselhamos que caso fique com o veículo, solicite uma alteração de titularidade (com o valor de 70€), pois assim não terá problemas de futuro.

      Esperamos ter esclarecido as suas questões

  93. Pedro 23/06/2016 at 13:03 - Reply

    Boa tarde,
    Cancelei a matrícula da minha moto no dia 20/05/2016, recentemente recebi um e-mail da AT a informar-me que estava em atraso o pagamento do IUC da referida viatura.
    Uma vez que a data de matricula (aniversário) é de dia 09 de Maio, terei que pagar a totalidade do imposto?
    Não posso circular desde dia 20 de Maio de 2016, terei que pagar o ano completo (2016)?
    Se pagar a totalidade poderei pedir para me devolverem 7/12 (sete doze avos) do imposto? Não acho justo ter de pagar um ano completo se não circulo com o veículo.
    Obrigado.

    • Ricardo Rodrigues 14/07/2016 at 15:22 - Reply

      Boa tarde Pedro,

      No seguimento da sua questão, irá ter do proceder ao pagamento da totalidade do valor do IUC do veículo, no entanto, não poderá solicitar a devolução do remanescente associado aos meses seguintes.

      O IUC deve ser sempre pago, independentemente de o veículo estar em circulação.

      Esperamos ter esclarecido as suas questões

  94. Sergio Caetano 15/06/2016 at 17:21 - Reply

    Boa tarde.
    Vendi um automóvel que foi já registado em nome do comprador no dia 15/06/2016. No portal das finanças já tenho à disposição para imprimir a Guia de pagamento do IUC que tem prazo até dia 30 de Junho.
    A responsabilidade já deverá ser do comprador, não?
    Devo aguardar que seja alterado o registo da viatura no Portal das Finanças ou devo tomar outra atitude?
    Obrigado

    • Ricardo Rodrigues 14/07/2016 at 15:22 - Reply

      Boa tarde Sérgio Caetano,
      Lamentamos desde já não ter sido mais céleres na resposta e esperamos que há data da mesma a questão já tenha sido resolvida.

      No entanto, uma vez que a data de pagamento ainda se encontrava a decorrer a responsabilidade deverá ser do atual comprador, mas nada melhor que verificar na sua área pessoa do portal das finanças se a situação já foi verificada.

      Esperamos ter esclarecido as suas questões

  95. André Sousa 14/06/2016 at 18:05 - Reply

    Boa tarde.
    Tenho o IUC em atraso e já vou pagar multa, disso já não me livro.
    Haverá possibilidade de pagar em prestações?

    • Ricardo Rodrigues 14/07/2016 at 15:21 - Reply

      Boa tarde André Sousa,
      No seguimento da sua questão, irá pagar uma coima associada ao facto de estar a pagar o IUC após o prazo estipulado por lei. No que concerne a possibilidade do pagamento do mesmo através de prestações, lamentamos informar que tal não é possível.
      Esperamos ter esclarecido as suas questões

  96. Daniel Costa 03/06/2016 at 13:02 - Reply

    Boa tarde,

    A minha esposa não tomou atenção aos alertas das finanças , via CTT, para pagamento de um IUC de 25 Euros, de Julho de 2015, agora no inicio deste ano, felizmente, recebemos uma carta da repartição de finanças a indicar de uma multa e já rondava os 50 Euros o IUC, quando nos deslocamos às Finanças para perceber a que dizia respeito esta multa fomos confrontados com juros e custos de tribunal a rondar os 150 Euros, um IUC de 25 Euros passou para 200 Euros, sendo esta a primeira vez desde sempre, existe alguma possibilidade de contestarmos e solicitarmos uma reanálise?

    Cumprimentos

    Daniel Costa

    • Ricardo Rodrigues 09/06/2016 at 15:15 - Reply

      Boa tarde Daniel Costa,
      No seguimento da sua questão, pode sempre solicitar uma reavaliação da situação, no entanto, tendo em conta a nossa experiência não vai dar em nada, e ainda terá de proceder ao pagamento de mais taxas e juros (que continuam a acumular até proceder ao pagamento).
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  97. Luís Oliveira 03/06/2016 at 05:36 - Reply

    Bom dia,

    Recebi o aviso para pagar o IUC do meu carro a gasóleo de 1900 cm3 do ano com data de registo de maio de 1995. O valor que as finanças me imputaram foi de 32 euros. Acontece que, tenho visto em vários sites com formulas para calcular o imposto referente ao IUC de 2016, na qual fiz tb a simulação com base dos dados do meu carro referido acima e o valor que me deu foram 20 euros de imposto IUC mais 3.55€ de imposto adicional. Todos os sites indicaram esse valor. O que poderá estar errado, todos os sites ou as finanças ou eu que introduzi os dados errados? Se for as finanças, como poderei reclamar?
    Obrigado

    • Ricardo Rodrigues 09/06/2016 at 15:14 - Reply

      Boa tarde Luís Oliveira,
      No seguimento da sua questão, analisamos a tabela indicada pelas finanças para os valores do IUC, e os valores que nos está a indicar são aqueles que são apresentados pelas finanças (19,9€ + 3,55€). Assim sendo, poderá estar a pagar mais alguma taxa que não tenha sido considerada, por isso o melhor é mesmo deslocar-se (ou enviar uma email para as finanças) a questionar sobre esse valor.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  98. joaquim costa 02/06/2016 at 01:10 - Reply

    para efetuar pagamento presencial do iuc numa repartição de finanças quais os documentos a apresentar no momento?

    • Ricardo Rodrigues 09/06/2016 at 15:14 - Reply

      Boa tarde Joaquim Costa,
      No seguimento da sua questão, para realizar o pagamento presencial deve levar consigo o livrete do carro e a carta que recebe das finanças com a indicação do valor a pagamento. Em contrapartida, poderá imprimir esse documento do site das finanças e levá-lo.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  99. Sandro 26/05/2016 at 22:59 - Reply

    Boa noite,comprei um carro novo com matricula de de 24 de maio 16, sei que tenho 3meses para pagar o IUC certo? Mas realmente no portal das finanças anda não aparece referência a este carro que comprei,será por ainda não ter livrete?
    Obrigado

    • Ricardo Rodrigues 09/06/2016 at 15:14 - Reply

      Boa tarde Sandro,
      No seguimento da sua questão tem 60 dias para proceder á transferência do automóvel para o seu nome e fazer o pagamento do IUC, no entanto, uma vez eu se trata de um carro novo, o IUC por norma no ano de compra (se for o mesmo do ano do carro) é liquidado pelo stand, por isso confirme com eles essa questão.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  100. Luis correia 19/05/2016 at 09:15 - Reply

    Bom dia,
    Comprei este mês uma mota 747cc de Maio de 1997 mas ainda não consta a mota no meu portal das finanças (aguardo a recepção do documento unico). Como posso fazer o pagamento do IUC?

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:55 - Reply

      Boa tarde Luís Correia,
      No seguimento da sua questão, poderá deslocar-se a uma repartição das finanças e solicitar os dados para a realização do pagamento do mesmo.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão

  101. Noémi 16/05/2016 at 13:09 - Reply

    Adquiri um carro importado em Fevereiro 2016.
    Gostaria de saber quem é o responsável pelo pagamento do IUC. Se Eu, ou se o Stand, já que à data da matricula, este estava em nome do stand e o documento emitido pelas Finanças, para efeitos de pagamento do imposto, está no nome do stand.
    Agradeço resposta pois o stand está obrigando a cobrar-me o valor, e eu creio que é um cobrança indevida.
    Obrigada.

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:54 - Reply

      Boa tarde Noémi,
      No seguimento da sua questão, o stand é que terá de realizar o pagamento do IUC, uma vez que à data da matrícula a Noémi ainda não era a titular do veículo. Assim sendo, não deve proceder ao pagamento do mesmo.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão

  102. José Augusto 12/05/2016 at 21:59 - Reply

    Vendi a embarcação mas o IUC continua em meu nome como posso abater?

    • Rui Sousa 20/05/2016 at 12:32 - Reply

      Adquiri um carro importado em 22 ABRIL / 2016. (data da transferência de propriedade)
      Gostaria de saber quem é o responsável pelo pagamento do IUC. se eu, ou o vendedor, sabendo que a data da matricula nacional, é de 14 de Abril 2016, (anterior à data da minha compra já comprei a viatura com matricula nacional), mais informo que o documento emitido pelas Finanças, para efeitos de pagamento do imposto já está no portal em meu nome e dá-me um prazo para pagar até 13 Julho de 2016.

      Agradeço resposta, Obrigada

      • Ricardo Rodrigues 27/05/2016 at 14:00 - Reply

        Boa tarde Rui Sousa,
        No seguimento da sua questão o IUC é pago pelo proprietário no mês da matrícula (independentemente do dia em que a mesma tenha sido emitida). Assim sendo, o IUC deve ser liquidado por si até à data limite indicada pelas finanças para não incorrer de uma coima.
        Esperamos ter esclarecido a sua questão.

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:54 - Reply

      Boa tarde José Augusto,
      No seguimento da sua questão, ao vender a embarcação deve ter passado a mesma para o nome do novo proprietário, assim sendo o mesmo encontra-se a cargo do novo titular (desde que à data de venda o mesma o mesmo ainda estivesse em vigor).
      Esperamos ter esclarecido a sua questão

  103. Angela 05/05/2016 at 08:15 - Reply

    Bom dia,
    Esqueci-me de pagar o IUC no prazo legal. Com um atraso de 4 dias e fazendo o respetivo pagamento pela internet, a multa está incluída na conta?

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:54 - Reply

      Boa tarde Angela,
      No seguimento da sua questão, o valor da coima não está incluído no valor que pagou, assim sendo, deve deslocar-se às finanças para saber qual o valor da coima, ou aguardar que chegue uma carta para pagar.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão

  104. Ricardo Pires 21/04/2016 at 21:31 - Reply

    Boa noite, o meu IUC é algo elevado, há possibilidades de pagar o mesmo em duas vezes? Obrigado

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:54 - Reply

      Boa tarde Ricardo Pires,
      No seguimento da sua questão, não é possível realizar o pagamento do IUC em prestações.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão

  105. Paula Sebastião 13/04/2016 at 22:18 - Reply

    Comprei um carro novo em dezembro de 2015, tive de pagar no stand o IUC, disseram-me que era de lei e que eram eles que o pagavam , agora recebi uma notificação de que o mesmo não foi pago.
    O que devo fazer?
    Tenho comprovativo do stand como paguei o mesmo no dia da compra.

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:53 - Reply

      Boa tarde Paula Sebastião,
      No seguimento da sua questão, no primeiro ano de matrícula é o stand que procede ao pagamento do IUC e não quem adquire a viatura, assim sendo, deve reclamar junto do vendedor e solicitar a devolução do montante que entregou para o pagamento do mesmo. Caso não consiga resolver a questão, contacte as finanças para esclarecimentos adicionais.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  106. Elisabete Vieira 13/04/2016 at 12:57 - Reply

    Boa tarde!

    Tenho uma amiga que é portadora de deficiência e por este motivo está isenta do pagamento de IUC. Comprou outro carro e pensava que teria de pagar o selo no mês em que o comprou (Abril), mas devia tê-lo pago em Fevereiro. Agora pretendia efetuar o pagamento e aparece-lhe o valor do imposto total para pagar. Ora se ela está isenta não faz sentido ter de pagar o selo…quando muito poderia ter de pagar uma multa nas finanças, ou pagar perante as autoridades, caso fosse mandada parar.

    Pretendo saber o que ela pode fazer nesta situação?

    Obrigada,

    • Celeste Garcia 12/05/2016 at 20:06 - Reply

      Boa noite,

      Adquiri uma viatura em Janeiro de 2016 com isenção ao abrigo do Art. 5 [Regime Deficientes] em nome da minha filha portadora de deficiência com um grau de 100% e deficiência confirmada na AT. Não fui informada que tinha de solicitar a isenção do IUC junto das finanças. Nunca recebi qualquer e-mail ou notificação das finanças para liquidação do IUC, conforme fazem para o pagamento do IMI. Agora fui confrontada pela AT através de e-mail informando que a minha filha está em incumprimento com a liquidação do IUC,

      O que posso fazer para reclamar um direito que a minha filha tem e que lhe está a ser ROUBADO pelo próprio Estado?

      Este suposto pedido de isenção do pagamento do IUC a deficientes comprovados na AT é um autentico ROUBO ao cidadão!
      A minha filha é uma contribuinte que tem tudo declarado e confirmado pela AT referente à deficiência

      Obrigado!
      Celeste Garcia

      • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:52 - Reply

        Boa tarde Celeste Garcia,
        No seguimento da sua questão, embora não seja justo, é desta forma que as finanças funcionam, assim sendo, sempre que altera de veículo deve solicitar essa mesma isenção, pois só desta forma é que o mesmo é aplicado. Após esta primeira solicitação o mesmo passa a ser automático anualmente.
        Esperamos ter esclarecido a sua questão.

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:53 - Reply

      Boa tarde Elisabete Vieira,
      No seguimento da sua questão, sempre que é realizada a aquisição de um veículo a isenção deve ser solicitada. No entanto se o carro foi adquirido em abril e o IUC deveria ter sido pago em fevereiro, o antigo dono é que deveria ter realizado o pagamento do mesmo.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  107. Teresa 06/04/2016 at 17:20 - Reply

    Comprei em outubro de 2015 uma viatura nova mas com crédito através da skoda. A viatura durante 5 anos vai estar em nome da skoda. Após 2 meses + ou – o vendedor informou-me que tinha de pagar o IUC embora o carro não esteja no portal das finanças em meu nome. Será que era eu que tinha de pagar este imposto? ou será que só terei de o fazer quando constar no livrete da viaturao o meu nome?
    Obrigado

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:52 - Reply

      Boa tarde Teresa,
      No seguimento da sua questão, uma vez que o carro ainda se encontra em nome da concessionária, será a mesma a ter de fazer o pagamento do mesmo. Assim sendo, só deverá realizar os pagamentos quando o carro estiver em seu nome. No entanto, poderá sempre verificar a questão com as Finanças.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão

  108. Cláudia 22/03/2016 at 21:25 - Reply

    Fiz o pagamento do iuc pela Internet, mas sem querer cancelei a nota de pagamento, o que faço agora?

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:52 - Reply

      Boa tarde Cláudia,
      No seguimento da sua questão, se a nota de liquidação já tiver sido regularizada, não existem nenhum problema, caso contrário poderá solicitar uma nova nota de liquidação.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  109. Luis 17/03/2016 at 16:16 - Reply

    Boa tarde.
    Gostaria de saber quando é feito o pagamento do IUC de um carro importado e matriculado em portugal em Dezembro de 2015 e a quem é imputado o pagamento da viatura adquirida a um vendedor de automóveis.
    Na compra de uma viatura nova em Março de 2016 quando é pago o IUC

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:52 - Reply

      Boa tarde Luís,
      No seguimento da sua questão, o pagamento do IUC de um carro que esteja matriculado em Portugal a Dezembro é sempre realizado anualmente nesse mesmo mês, e o pagamento do mesmo é imputado ao dono do carro (por exemplo, se o carro for de novembro e você o comprar nesse mês tem de pagar o IUC, no entanto se comprar o mesmo em dezembro é o stand que tem de realizar o pagamento).
      Se a viatura for de março, o pagamento deve ser realizado nesse mesmo mês.
      Esperamos ter esclarecido as suas questões.

  110. Leonor 02/03/2016 at 01:09 - Reply

    Com atraso no pagamento de apenas um dia pago multa?

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:51 - Reply

      Boa tarde Leonor,
      No seguimento da sua questão, sempre que proceder ao pagamento de algum imposto fora do prazo legal de pagamento está sujeito a coima. No entanto, dependendo do atraso a mesma poderá ou não ser aplicada pelas entidades competentes.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão

  111. Helena 08/02/2016 at 15:22 - Reply

    Boa tarde
    Tenho que pagar o IUC em março mas estamos em fevereiro e já imprimi o documento para pagamento no PORTAL , posso pagar já ou devo esperar por março?
    Obrigada

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:51 - Reply

      Boa tarde Helena,
      No seguimento da sua questão, lamentamos não ter respondido atempadamente, no entanto a titulo futuro, poderá realizar o pagamento a partir do momento em que tem a nota de liquidação consigo, sem necessitar de esperar pelo mês de matrícula.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  112. Márcia 07/02/2016 at 20:34 - Reply

    Boa noite,
    pretendo adquirir um veículo automóvel de cilindrada 1600 gasolina, que foi importado em 2012… o automóvel está a GPL presentemente. Como funciona o imposto nestes casos? É que pelo que pesquisei, por ser “re”matriculado em 2012 pagará uma quantia perto de 300 euros…não acho correcto já que está a gás.

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:50 - Reply

      Boa tarde Márcia,
      No seguimento da sua questão, no carro mencionado o IUC é pago tendo por base a gasolina com a cilindrada de 1600, e não o GLP. No entanto pode ver no artigo https://www.nvalores.pt/simulador-iuc-2014-anecra/ um simulado da ANECRA que lhe vai permitir verificar o valor real a liquidar.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  113. Vitor Filipe 07/02/2016 at 18:04 - Reply

    Quem é o responsável pelo pagamento do IUC no caso de entregarmos o carro num stand como retoma?
    Pelo que li, sou eu sempre o responsável até o carro ter novo dono correcto?

    • Ricardo Rodrigues 27/05/2016 at 14:00 - Reply

      Boa tarde Vítor Filipe,
      No seguimento da sua questão, a partir do momento em que o carro se encontra na posse do stand, por ter sido dado à retoma, você deixa de ser o responsável pelo pagamento do IUC (a não ser que o mesmo tenha sido dado à retoma ao Stand no mês em que o IUC deve ser liquidado).
      Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  114. Antonio 26/01/2016 at 20:07 - Reply

    boa tarde entao é o seguinte eu tenho uma passat de 2009 (variant bluemotion) como sou o 2º mutuario de um credito feito pelo 1º mutuario que nao tem condiçoes de pagar (viatura esta em reserva de propriedade do banco )eu fiquei com a viatura e a minha questao é esta se eu pagar o iuc depois no irs entra para o meu ou para o do 1º mutuario?

    • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:50 - Reply

      Boa tarde António,
      No seguimento da sua questão, lamentamos não ter respondido atempadamente, no entanto para efeitos de IRS o IUC não é contabilizado. No entanto se ficou com a viatura, a mesma deve ser passada para o seu nome em vez de continuar no nome do 1º mutuatário.
      Esperamos ter esclarecido a sua questão

  115. jose 28/11/2015 at 19:02 - Reply

    um carro a gpl paga menos……

    • Vitor Filipe 07/02/2016 at 18:00 - Reply

      Não necessariamente. Nos carros a GPL, as emissões que contam para cálculo do imposto são as do combustível mais poluente, assim as a quando do consumo de gasolina. Também nas Inspecções periódicas, o que é medido são as emissões a consumir gasolina. Embora o carro ande 99% do tempo a GPL, o que conta é o combustível mais poluente.

      • Ricardo Rodrigues 20/05/2016 at 12:50 - Reply

        Boa tarde Vítor Filipe,
        No seguimento da sua questão, a partir do momento em que o carro se encontra na posse do stand, por ter sido dado à retoma, você deixa de ser o responsável pelo pagamento do IUC (a não ser que o mesmo tenha sido “vendido” ao Stand no mês em que o IUC deve ser liquidado).
        Esperamos ter esclarecido a sua questão.

  116. Ângelo 28/07/2015 at 16:09 - Reply

    Acabei de comprar um carro novo a pronto pagamento e durante as negociações não me foi comunicado que teria que pagar o IUC. Quando fui para levantar e pagar o carro o vendedor informou-me de um valor que na realidade nem era o correto, gostaria de saber se tenho que pagar uma vez que fui às finanças e informaram-me que o carro ainda estava em nome do vendedor e não era obrigado a fazê-lo.Gostaria que me informassem se realmente sou obrigado a pagar no primeiro ano ou se é o vendedor. E qual a lei ou artigo que refere isso no que diz respeito ao imposto do IUC. Cumprimentos e obrigado pelo esclarecimento.

  117. alexandrina 30/06/2015 at 08:53 - Reply

    bom dia deixei de fazer o pagamento do imposto de circulaçao porque estou no estrangeiro e fui deixando passar como posso fazer para legalizar a situaçao

  118. Cristina 15/06/2015 at 11:27 - Reply

    Bom dia, quem tiver problemas de Iuc aconselho a consultar a página no facebook ” não vá para as filas ” já me foi muito útil .

  119. Daniel 08/06/2015 at 15:24 - Reply

    Boa tarde. Comprei há cerca de 2 meses, Abril de 2015, um automóvel usado, matriculado em Novembro de 1993.A dúvida que gostaria de esclarecer é, caso o anterior dono do automóvel não tiver pago o IUC de Novembro de 2014, terei de ser eu a efectuar esse pagamento, ou terei apenas de efectuar o pagamento em Novembro de 2015? Na documentação do carro não vinha o comprovativo de pagamento do IUC.

    Obrigado.

  120. Diogo Duarte 10/04/2015 at 23:16 - Reply

    De acordo com o exposto na lei depreendo que o IUC consiste num imposto ambiental que visa impor taxa sobre a afetação ambiental que os veículos causam ao ambiente pelo curso da sua atividade, o que é corroborado pelo facto de que existe prevista a isenção para veículos que se movam por completo a energias renováveis.

    A minha questão prende-se com uma embarcação que possuo e que está não navegável à 2 anos, De facto a embarcação (com 6,7 metros) está em doca seca à 2 anos e consigo provar que nas condições em que se encontra, não pode ser usada, nem poluir o ambiente de qualquer forma.

    Efetivamente, a embarcação tem um motor inboard que está totalmente destruído por corrosão (na coluna e no motor em si), sendo que está sem motor à 2 anos e prevejo que assim continue durante mais 2 ou 3 anos, até que eu consiga encontrar uma situação para a motorizar novamente.

    Nestes 2 anos nunca foi deixado de pagar de imposto, mas os custos, somados aos custos de aluguer de espaço em doca seca, estão a tornar-se incomportáveis.
    Não pretendendo abater a embarcação de forma permanente, que solução poderei ter para não pagar este imposto que é muito significativo face à cilindrada do motor ser de 4.3 l.

    Onde me devo dirigir para tentar resolver este assunto.

    Desde já grato. Com os melhores cumprimentos, Diogo Duarte.

  121. Jorge 06/10/2014 at 21:14 - Reply

    Tenho um carro importado, paguei 6000 euros de legalização, por ter um co2 elevado.
    já passaram 5 anos após a legalização.
    Pago iuc muito elevado, existe alguma forma de reclamar o valor, dado que é um carro familiar já com 12 anos?
    Como se justifica existir carros desportivos e com mais cilindrada e pagão menos que o meu?
    Tenho o direito de reclamar?
    Onde e como?

    • de matos ludovic 04/01/2018 at 23:58 - Reply

      Vim viver para Portugal e trouxe o meu carro, as matrículas foram atribuídas a 23/10/2017 e o imposto selo cobrado para o ano completo de 2017. Não compreendo o porquê a cobrança deveria ser feita em proporção 3 meses/12 meses.( primeiro problema)
      Pago iuc muito elevado, existe alguma forma de reclamar o valor, dado que é um com 10 anos?(2 problema)
      Como se justifica considerarem que o carro é de 2017? (3 problema)

Leave A Comment