Diferenças entre American Express, VISA e MasterCard

Diferenças entre American Express, VISA e MasterCard

By | 2017-05-19T01:32:31+00:00 27/07/2016|Categories: Cartões de Crédito|

Quem utiliza frequentemente cartões de crédito, sabe que existem diversas marcas que se encontram à disponibilidade dos consumidores e que podem ser adquiridas dentro dos próprios bancos.

No entanto, a questão surge para quem ainda não tem um cartão de crédito, mas que pretende adquirir um nos próximos tempos.

Bem neste artigo vamos explicar-lhe as principais diferenças entre as marcas de cartões de crédito American Express, VISA e MasterCard, para que possa fazer a sua escolha com a melhor informação possível e com a consciência correta do que são as suas necessidades.

Qual o melhor cartão de crédito: American Express, VISA ou MasterCard?

Antes de lhe podermos dar uma resposta a esta questão, é preciso analisarmos cada uma das marcas para que possa perceber a diferença entre eles.

Embora para si possam parecer praticamente iguais, saiba que na verdade existem benefícios associados a cada uma destas redes e que por norma são desconhecidas do público em geral.

1 – Semelhanças entre VISA e MasterCard

O VISA e o MasterCard são bastante semelhantes e ambas têm como principal característica a proteção do consumidor no que concerne roubo de identidade e fraude, seguros incluídos (por exemplo seguro de viagem ou automóvel) e proteção nas compras que realiza através da internet.

Além de que, com ambas as marcas é possível obter descontos (em hotéis, pousadas, restaurantes, lojas…), pontos e isenção da taxa de combustível em gasolineiras de norte a sul do país.  

Ambos os cartões são amplamente aceites por comerciantes nacionais e internacionais, sendo possível o pagamento com estes meios em mais de 2,2 milhões de estabelecimentos.

Ambas as marcas processam as transações sempre que efetua uma compra, no entanto, o crédito associado ao mesmo não é proveniente de nenhum dos dois, mas sim diretamente do baco a quem contrata o serviço (daí que as taxas de juro, os prazos de pagamento e os montantes difiram de pessoa para pessoa).

Veja também: Compare cartões de crédito Visa em Portugal

2 – Diferenças entre VISA e MasterCard

As principais diferenças entre ambas as marcas, passam essencialmente pelos benefícios que são oferecidos aos consumidores, ou seja, antes de optar por qualquer um, veja se realmente é o mais indicado para si.

Por exemplo se está interessado em seguros que abranjam aluguer de automóveis (salientamos desde já que estas coberturas não são válidas em todos os países) os cartões VISA são o ideal para si.

Mas se pelo contrário prefere proteção no retorno de dinheiro (para alguns cartões) a MasterCard é a solução a escolher.

Se vai optar por um cartão Platinum ou Gold, os benefícios passam pela relação de assistência, assim como acesso a serviços únicos (reservas de hotéis, aquisição de bilhetes para concertos ou teatros, reservas em restaurantes…).

Como pode ver, as diferenças entre um VISA e um MasterCard não são assim tão grandes para que estas se tornem fatores de diferenciação entre cartões.

Veja também: Compare cartões de crédito Mastercard em Portugal

3 – American Express

Contrariamente à VISA e ao MasterCard que não emitem cartões de crédito, o American Express é diferente, pois é emissor e distribuidor dos seus próprios cartões de crédito.

Uma vez que este tipo de cartões tem programas de pontos específicos (que incluem o programa Rewards onde pode ter acesso por exemplo ao lounge no aeroporto enquanto espera pelo voo), os valores praticados não são similares aos anteriores.

É também importante salientar que os cartões da American Express não são aceites em todos os países (apenas 140 aceitam este cartão como forma de pagamento), no entanto quem for portador de um cartão Platinum ou Gold, consegue facilmente reservar em restaurantes e hotéis de luxo (mesmo que seja em cima da hora).

Essencialmente a American Express prima pela qualidade dos seus serviços e excelência no que concerne em dar o melhor ao cliente (daí também terem valores relativamente superiores aos outros tipos de cartões).  

4 – Considerações finais

É muito importante que ao escolher um cartão de crédito, tenha especial atenção às suas necessidades (obviamente), no entanto, olhe bastante bem para outros fatores como a TAEG e TAN, prazos de pagamento, valores da anuidade (para 1º e 2º titular…).

Agora que já sabe como funcionam a American Express, VISA e MasterCard, já pode decidir qual é o melhor. Pois na verdade o que é melhor para nós, pode não ser o melhor para si (pois podemos ter necessidades diferentes).

Todas as características apresentadas são importantes ter em conta, mas não são cruciais no momento de adquirir um cartão de crédito, uma vez que essas estão mais relacionadas com o facto de o cartão corresponder aos seus hábitos de consumo e, simultaneamente, conseguir extrair o máximo de benefícios possíveis.

Se está a pensar escolher um cartão de crédito (independentemente da marca), pode utilizar o nosso simulador de cartões de crédito, que lhe permite encontrar facilmente a solução para si, através de uma pesquisa com mais de 20 filtros, de modo a que possa encontrar entre toda a oferta de mercado o cartão de crédito ideal para si.

Em contrapartida, pode enviar-nos a informação relevante sobre o cartão de crédito que deseja, que realizamos a simulação por si e apresentamos-lhe os melhores resultados dos nossos diversos parceiros.

Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos que tentaremos esclarecer a mesma com a maior brevidade possível.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-05-19T01:32:31+00:00 27/07/2016|Categories: Cartões de Crédito|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment