Advertisement

10 Dicas para ter sucesso numa entrevista de emprego

Todos sabemos que a economia do nosso país passou por um período de recessão económica, o qual ainda não foi totalmente ultrapassado, e que a taxa de desemprego, embora esteja atualmente a diminuir, atingiu à pouco tempo taxas históricas.

Procurar emprego nem sempre é uma tarefa fácil e conseguir trabalhar em algo que gosta e nem sempre é possível, no entanto, quando se apresenta numa entrevista de emprego existem regras básicas que devem ser cumpridas de forma a ter uma maior hipótese de sucesso.

Dicas para uma entrevista de emprego

Vamos apresentar-lhe 10 dicas para que tenha sucesso quando for à sua próxima entrevista de emprego. Não garantimos (como é óbvio) que fique com o cargo, no entanto vai causar uma ótima primeira impressão.

Veja também: TOP cursos com mais saída em Portugal

1 – Pesquise

Foi chamado para uma entrevista de emprego numa empresa da qual não sabe nada. Assim sendo sabe qual é a primeira coisa a fazer?

Deve fazer uma pesquisa sobre a mesma, ver qual a área de atuação, o que é que fazem, se é ou não uma multinacional, ou seja deve ficar a conhecê-la minimamente.

Este conhecimento vai ser essencial no caso de lhe perguntarem porque é que enviou o currículo, ou de lhe fazerem a pergunta da praxe “então diga-nos lá qual a área em que atuamos que lhe despertou um maior interesse”.

2 – Esteja preparado para um caso prático

Cada vez mais nas entrevistas para áreas relacionadas com cargos específicos (tecnologias de informação, marketing, comunicação…) é solicitado que faça um pequeno teste prático (ou teórico).

Quando vai a uma entrevista, esteja preparado para o caso de lhe pedirem para colocar em prática qualquer coisa que seja relacionada com a sua área.

Não fique nervoso, os entrevistadores reconhecem as diferenças entre estar nervoso e estar atrapalhado por não saber o que fazer.

3 – Não invente

Este é um ponto muito importante numa entrevista de emprego, não invente. Uma coisa é fazer um pequeno floreado no teu currículo relativamente às suas capacidades pessoais e organizacionais.

No entanto outra questão totalmente diferente é indicar que tem algumas capacidades técnicas sobre assuntos que na verdade nunca ouviu falar mas que eram imprescindíveis para a candidatura a determinada vaga.

4 – Aparência cuidada

Quem já foi a entrevistas de emprego, sabe que atualmente existem vários candidatos a uma única vaga numa empresa.

Se os currículos forem similares, o empregador vai optar por uma pessoa que causou uma boa primeira impressão, ou seja, quem se vestiu cuidadosamente e teve um discurso coerente.

Deve adaptar sempre a roupa ao tipo de empresa que é, no entanto ir a uma entrevista de ténis e t-shirt é claramente uma péssima opção.

5 – Pontualidade

A entrevista de emprego é o primeiro contacto que vai ter com a organização, assim sendo chegar atrasado não vai ser de todo uma boa impressão.

Os entrevistadores gostam de pessoas pontuais (no entanto não deve chegar com uma hora de antecedência – 5 a 10 minutos antes é o ideal).

6 – Sorrir

É normal que durante uma entrevista se sinta nervoso e com vontade de agradar, no entanto tente ser o mais simpático possível (não deve obviamente exagerar na simpatia) e sorrir, pois quanto mais nervoso aparentar estar mais desconfiado o recrutador vai estar sobre as tuas capacidades para aquele posto de trabalho.

7 – Tenha cuidado com a postura

Quando já se está à vontade num lugar, é normal que a nossa postura mude e se adapte, no entanto numa primeira entrevista de emprego a postura é algo que vai ser avaliado (embora de forma bastante subtil) pelo responsável de recursos humanos.

Tente ser o mais descontraído possível, sem nunca exagerar.

Descubra: Como fazer um curriculum vitae para o 1º emprego

8 – Perguntas inevitáveis

Existem perguntas que são inevitáveis em qualquer entrevista de emprego, damos-lhe alguns exemplos para que possa treinar previamente as respostas para não fazer má figura.

  • Porque é que havemos de o contratar?
  • Porque é que se candidatou a esta vaga?
  • Como vê a sua carreira nos próximos 5 anos?
  • Está a candidatar-se a outras empresas também?
  • Tem experiência na área? O que é que já fez?
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos?
  • Acha que consegue trabalhar sobre pressão?
  • Pode haver alturas que vai ter de trabalhar mais horas, está disposto a isso?

9 – Cuidado com o que pergunta

Existem muitas pessoas que numa primeira entrevista colocam perguntas que não devem ser colocadas, damos-lhe também um exemplo do que não deve perguntar na sua primeira entrevista numa empresa.

  • Quais os planos da empresa para o futuro?
  • Vou ter de trabalhar algum fim-de-semana?
  • Ao final de 1 ano vou poder subir de cargo?
  • Qual é o horário?
  • Qual o ordenado? O mesmo pode ser negociável?
  • Vou poder fazer ações de formação enquanto trabalhar convosco?
  • Vou ter um projeto específico em mãos ou vou andar a saltar de projeto em projeto?
  • Existem benefícios extra ao ordenado?

10 – Despedir-se

Quando termina uma entrevista não questione quando é que lhe será dado um feedback (sim, esta é a pergunta típica que quase todas as pessoas fazem quando acaba a entrevista).

Despeça-se com um sorriso e refira que aguarda um contacto de resposta.

Esperamos que estas 10 dicas para uma entrevista de emprego elaboradas pelo NValores lhe sejam bastante úteis quando for à sua próxima entrevista.

Desejamos-lhe também a maior das sortes para a sua procura de emprego.

Advertisement

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt