Dicas para poupar no seguro automóvel

O seguro automóvel é uma despesa obrigatória para todas as pessoas que têm um carro, mas existem várias opções de seguros automóveis no mercado e é importante fazer um “trabalho de casa” completo para assegurar-se de que está a poupar no seguro automóvel.

Para ajudá-lo a saber como poupar no seguro automóvel fizemos a compilação de algumas regras de ouro que devem ser respeitadas.

Verificar qual o tipo de cobertura que necessita

Legalmente basta ter o seguro contra terceiros, mas todas as companhias de seguros têm opções de seguros mais completos que vão até à cobertura de danos próprios ou contra todos os riscos. Faça uma avaliação do que necessita, tendo em conta o valor e idade do carro e frequência de acidentes e pague apenas o que necessita.

Procure a seguradora que oferece o melhor preço

Cada seguradora vai propor-lhe valores diferentes, por isso é importante tirar um dia ou dois para entrar em contacto com as várias seguradoras do mercado e pedir uma simulação de seguro automóvel. Não se esqueça de verificar as seguradoras que operam online.

Quando encontrar duas a três propostas que correspondem às suas expectativas volte a contactar essas seguradoras e diga que tem uma proposta similar e com um valor anual mais baixo. Esta é a melhor forma de conseguir um seguro automóvel com um valor mais reduzido e assim poupar no seguro automóvel.

Atenção às franquias do seguro automóvel

Alguns seguros automóveis apresentam valores muito atrativos e têm franquias elevadas.

Muitas vezes quando se quer poupar no seguro automóvel o fator valor a pagar pelo seguro torna-se mais importante do que qualquer outro e o valor das franquias acaba por ser desvalorizado.

A franquia representa o valor ou percentagem de valor que o cliente terá de suportar em caso de acidente e necessidade de ativar o seguro. O ideal será uma franquia de 0% para tudo, só assim garante que não terá surpresas indesejadas quando tiver algum problema com o carro.

Junte a família na mesma seguradora

Por norma as seguradoras fazem descontos especiais se tiver mais do que um automóvel com eles, mesmo que os automóveis em causa sejam de familiares e estejam em nomes diferentes.

Se tem dois ou três carros em casa opte por ter o seguro de todo na mesma seguradora e verá o valor anual de todos eles a ser reduzido.

Opte pelo pagamento anual e por débito direto

Sempre que faz um fracionamento dos pagamento do seguro, seja semestral, trimestral ou mensal está a pagar mais pelo seguro. Se fizer o pagamento anual consegur poupar no seguro automóvel e fica descansado por um ano.

Em relação à forma de pagamento, as seguradoras preferem que os clientes façam o pagamento por débito direto em conta e por essa razão também oferecem mais descontos ao clientes que optem por esta forma de pagamento.

Ao seguir estas regras quando pesquisar sobre o seu seguro automóvel verá que consegue poupanças significativas.

Agora que já sabe como poupar no seguro automóvel peça uma revisão do preço do seu seguro auto e surpreenda-se com o nível de poupança que pode obter.

Veja A Nossa Sugestão

Categorias: Seguros
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt