Advertisement

Dicas para iniciados no mundo do investimento

Quem pretende dar os primeiros passos no mundo do investimento encontra neste artigo diversas dicas que vão ajudá-lo a encontrar o caminho para o sucesso.

Ao entrar no mundo do investimento terá que aprender a domar as suas emoções e a seguir as estratégias que escolheu.

Entrar no mundo de investimentos não é tão fácil quanto muitas pessoas pensam. Existe muita informação para analisar, muitos conceitos para conhecer e muitas estratégias para aprender. Nos primeiros tempos, pode até parecer que é impossível absorver a informação necessária por forma alcançar sucesso nos investimentos.

Para ajudar todos os iniciados no mundo do investimento, reunimos algumas dicas que vão fazer toda a diferença no sucesso da sua carteira.

1 – Continue a aprender todos os dias

Pode parecer um enorme cliché, mas mais do que em qualquer outra área, no mundo dos negócios, a informação é tudo. Quanto mais conhecimento conseguir reunir, maiores serão as suas possibilidades de sucesso.

Felizmente, vivemos numa era em que a informação abunda. A Internet é um grande manancial de informação e quando bem utilizada, pode facultar informações bastante preciosas. Faça uma seleção dos sites que considerar mais úteis e credíveis e acompanhe-os sistematicamente.

Aprofunde o seu grau de conhecimento sobre as diferentes ferramentas de investimento, acompanhe os principais veículos de informação financeira. Faça da busca e leitura de informação financeira uma rotina diária e conseguirá dividendos.

Verifique: Dicas para começar a investir com pouco dinheiro

2 – Não faça investimentos com dinheiro que vai precisar em breve

Esta é uma das regras de ouro que muitos iniciados no mundo do investimento teimam em quebrar. Se realizar um investimento e precisar de vendê-lo antes do tempo, por falta de liquidez para fazer face às suas despesas regulares, arrisca-se a perder dinheiro.

Como já a dar os primeiros passos nos investimentos para ganhar dinheiro e não para perder, é essencial seguir à risca esta regra.

3 – Opte por uma plataforma de investimento adequada

Todos os investidores possuem necessidades e perfis diferentes e por isso, é muito importante que consiga encontrar uma plataforma de investimento adequada ao seu perfil. Uma boa plataforma deve garantir o acesso regular à informação, através de relatórios periódicos.

Também é essencial acautelar a questão das comissões. Se tiver a pagar comissões demasiado altas, estará a perder uma parte significativa da rentabilidade.

  • Negociar sem risco durante 30 dias
  • Corretora líder em CFD’s de Criptomoedas, Fx, Índices, Commodities‎
  • Spreads competitivos
  • Apoio 24 Horas por telefone e chat online

4 – Aposte naquilo que conhece

Se domina uma área em particular, comece por investir exatamente nessa área. Investir em produtos que conhece é meio caminho andado para alcançar o tão desejado sucesso. Fuja de produtos demasiado complexos, que não consegue entender.

Com o avançar do tempo irá ficar mais confiante e alargará o seu nível de conhecimento e aí sim, pode alargar os seus investimentos a diversas outras áreas.

5 – Aposte na diversificação

Nunca coloque todos os seus ovos no mesmo cesto. Este ditado popular adapta-se na perfeição ao mundo dos investimentos. Qualquer investidor sabe que não deve apostar num só produto. Ao diversificar a sua carteira de investimentos estará a proteger-se.

6 – Cuidado com os impostos

Mais do que nunca é necessário colocar o peso dos impostos na equação. Comprar e vender produtos financeiros também exige o pagamento de impostos relativamente às mais-valias. Deve estar preparado desde o início para esta despesa.

Alguns produtos, comos os Seguros de Capitalização e os Plano de Poupança-Reforma (PPR) ajudam a reduzir os impostos, pelo que podem ter utilidade na sua carteira de investimentos.

7 – Continue a pesquisar e a evoluir

As dicas que acabámos de dar servem sobretudo para guiá-lo nos seus primeiros passos. Para obter sucesso e atingir os seus objetivos no mundo do investimento, deve continuar a pesquisar e a evoluir. Os melhores investidores são aqueles que nunca estão satisfeitos com o seu nível de conhecimento e que se esforçam diariamente para melhorar.

Veja A Nossa Sugestão

Deixe um comentário