Início / Artigos / Poupança / Compras Online / Como criar um cartão virtual passo a passo?

Como criar um cartão virtual passo a passo?

Como criar um cartão virtual passo a passo?

Atualmente, utilizamos as ferramentas digitais para resolver diversas questões do nosso dia a dia, inclusive a gestão financeira. Pois saiba que já é possível criar um cartão virtual para facilitar ainda mais a sua vida.

Mesmo que já possua um cartão de crédito físico que costuma usar para as compras, pode criar um cartão virtual para alguma emergência. Com este tipo de cartão pode fazer pagamentos online a partir do seu computador, smartphone ou tablet. Tudo isto de forma mais segura.

Quer saber mais sobre a funcionalidade destes cartões? Então continue a leitura e descubra as principais informações sobre o assunto.

Quais as vantagens de aderir ao cartão virtual?

É importante primeiro esclarecer que um cartão de crédito virtual consiste num cartão temporário que pode ser criado online para efetuar transações nacionais ou internacionais de forma mais segura.

Ou seja, é um cartão para utilização exclusiva em meios virtuais e que fica associado à conta bancária à ordem do utilizador. Após um determinado prazo (ou utilização), a validade do cartão é expirada. Isso significa que ao fim de algum tempo o mesmo deixa de ser passível de utilização.

Mas, porquê gerar um cartão virtual se já possui um cartão físico?

Basicamente devido à maior praticidade e segurança ao realizar compras online.

Embora os sites de e-commerce invistam cada vez mais em mecanismos de segurança, há sempre receio em fornecer informações financeiras relativas ao cartão de crédito.

Com um cartão virtual reduz-se significativamente a hipótese de fraudes. Isto acontece porque os dados do seu cartão físico ficam sob sigilo e os limites de utilização destes cartões encontram-se pré-definidos por si. Além disso, depois de utilizado o cartão deixa de funcionar.

Além da maior segurança, emitir um cartão virtual não acarta nenhum tipo de custo.

Veja também: Como levantar dinheiro no Multibanco sem cartão

Afinal, como criar um cartão de crédito virtual?

A forma mais fácil de criar o cartão virtual é através da solução de segurança MBNet, integrada no MB WAY e disponível para IOS, Android e Windows.

Desenvolvido pelo sistema bancário português, o serviço pode ser utilizado com os cartões de débito ou crédito de bancos aderente.

Possibilita a criação de cartões virtuais para compras em lojas online, nacionais e internacionais, que aceitem as marcas American Express, MasterCard ou Visa. Veja a seguir como criar o cartão, segundo orientações dos principais bancos em Portugal.

1 – Cartão de crédito virtual BPI

Para efetuar um pagamento com o seu cartão de débito ou de crédito recorrendo ao MBNet, necessita apenas de criar um cartão virtual MBNet (temporário), através dos seguintes passos:

BPI APP

  1. Na opção “MB WAY/ MB Net“, selecione o Cartão pretendido e a opção “Criar Novo Cartão MB Net
  2. Indique o tipo de cartão que pretende (para compra única ou recorrente no mesmo Comerciante)
  3. Introduza o montante máximo do cartão temporário. Caso se trate de um Cartão Comerciante, deve também indicar o número de meses que pretende para o cartão (máx. 12 meses). E tem sempre de selecionar o tipo de limite que pretende atribuir ao cartão (Mensal ou Total)
  4. Poderá definir um nome para identificar o cartão (facultativo)
  5. Seguidamente deverá confirmar os dados introduzidos, através da ação “Confirmar

BPI NET

  1. Na opção “MB Net” no menu “Cartões > Serviços Cartões“, selecione o Cartão pretendido e a opção “Criar Cartão MB Net
  2. Indique o tipo de cartão que pretende (para compra única ou recorrente no mesmo Comerciante)
  3. Introduza o montante máximo do cartão temporário. Caso se trate de um Cartão Comerciante, deve também indicar o número de meses que pretende para o cartão (máx. 12 meses). Deve sempre selecionar o tipo de limite que pretende atribuir ao cartão (Mensal ou Total)
  4. Poderá definir um nome para identificar o cartão (facultativo)
  5. Seguidamente deverá confirmar os dados introduzidos, através da ação “Criar cartão

APP MBWay

  1. Na App MBWay, selecione o menu “Cartões” e escolha a opção “Gerar cartão MBNet
  2. Selecione o tipo de cartão MB Net (para compra única ou recorrente no mesmo Comerciante) e defina o valor máximo do cartão temporário
  3. Caso se trate de um Cartão Comerciante, deve também indicar o número de meses que pretende para o cartão (máx. 12 meses). Tem sempre de selecionar o tipo de limite que pretende atribuir ao cartão (Mensal ou Total)
  4. Poderá definir um nome para identificar o cartão (facultativo). Confirme a operação com o PIN MB WAY
  5. Para concluir a compra, copie os dados do cartão temporário gerado no BPI Net, BPI App ou na App MB Way (número, data de validade e CVV) para o site do Comerciante

2 – Cartão de crédito virtual CGD

A CGD possibilita a criação de um cartão de crédito virtual através do canal digital, no Caixadirecta. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Selecione a opção Cartões» Serviço MB NET» gerar cartão MB NET
  2. Selecione o cartão bancário que escolheu na adesão ao serviço MB NET
  3. Escolha o tipo de cartão MB NET que pretende criar: Cartão de compra única para a realização de uma compra ou Cartão Comerciante para efetuar um número ilimitado de compras no mesmo comerciante (validade até 12 meses)
  4. Defina o valor máximo do cartão MBNet (corresponde ao valor máximo das compras efetuadas com o cartão MBNet, independentemente do tipo de cartão escolhido)
  5. Atribua um nome ao cartão MBNet para melhor identificação no momento das suas consultas

3 – Cartão de crédito virtual Millennium

Para clientes do banco Millennium, criar um cartão de crédito virtual deve ser feito da seguinte maneira:

  1. Aderir ao serviço MBNET em qualquer Caixa Automática da rede Multibanco
  2. Definir um limite máximo em euros para cada cartão virtual que vier a emitir posteriormente
  3. Após a adesão, será atribuída uma identificação associada ao código secreto que escolheu
  4. Com esses elementos de acesso pode em www.mbnet.pt emitir a cada momento um cartão para efetuar compras, escolhendo o montante máximo que ficará disponível no mesmo

Pode usar esse cartão para efetuar compras dentro do prazo de validade automaticamente atribuído e até ao limite em euros que definiu. Todas as compras que realizar vão aparecer no extrato do seu cartão original

4 – Cartão de crédito virtual MB Way

É possível criar também cartões de crédito virtuais através da app do MB Way. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Aceder à app MB WAY e selecionar a opção “Criar Cartão MBNet
  2. Selecionar o tipo de cartão pretendido “Compra Única”, “Várias Compras” ou “Pagamento Recorrente
  3. Definir o valor máximo do cartão (mínimo de 5€) e a validade, caso tenha selecionado a opção “Várias compras” ou “Pagamento Recorrente”
  4. Inserir o PIN MBWay

Sabendo da maior segurança proporcionada nas suas compras online através de um cartão virtual, não perca mais tempo e crie o seu!

Veja também:

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt