Créditos com garantias reais

A terminologia associada ao processo de obtenção de financiamento pode ser complicada. Possivelmente, no decurso das suas pesquisas sobre empréstimos já leu algo sobre créditos com garantias reais. Contudo, será que sabe o que isto significa?

Créditos com garantias reais são créditos nos quais o devedor, ou outra pessoa em seu nome, faculta o seu património como garantia do empréstimo concedido.

Diferentes Tipos de Garantias Reais

Existem inúmeros tipos de garantias reais, como a hipoteca, o penhor, a livrança e a consignação de rendimentos.

A hipoteca é uma garantia real que confere aos credores o direito de serem ressarcidos pelo valor de certos bens imóveis, ou equiparados, que pertençam ao devedor ou a outra pessoa. Esta é uma das formas de garantias reais mais comuns.

A História das Garantias Reais

A história dos créditos com garantias reais é bastante antiga. No passado foi implementada um tipo de garantia real conhecida como garantia fiduciária. Contudo, a garantia fiduciária não prevaleceu, uma vez que ao seu abrigo o devedor concedia o domínio sobre os seus bens ao credor, mas não recebia a garantia de receber o seu bem de volta após liquidar a dívida, já que o credor tinha a possibilidade de alienar o bem.

Posteriormente surgiu uma nova garantia designada por “pignus”, ou penhor. De acordo com esta garantia real, o credor ficava com a posse do bem do devedor, mas não com a sua propriedade.

A Importância das Garantias Reais

Numa altura em que é cada vez mais difícil ter acesso a financiamento, os créditos com garantias reais constituem uma forma de conseguir acesso ao empréstimo que deseja.

Sem boas garantias, ter acesso a financiamento é difícil, ou mesmo quase impossível. Os créditos com garantias reais também facultam acesso a melhores condições de financiamento, abrindo a porta a taxas de juro mais competitivas.

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt

  1. joao on 27 Jun 2016:

    é possivel fazer um credito para automovel de 6000€,com garantia de relogio de luxo?

    Reply to joao

  2. Jorge Ribeiro Guimaraes on 14 Jan 2016:

    É possivel um emprestimo para uma empresa com garantia de imoveis?
    O valor do emprestimo seria de 60.000.00 euros :

    Obrigados

    Reply to Jorge Ribeiro Guimaraes