Tipos de créditos bancários disponíveis em Portugal

Tipos de créditos bancários disponíveis em Portugal

By | 2019-11-07T21:37:11+00:00 27/04/2015|Categories: Banca|

Os créditos bancários são uma ferramenta utilizada pelos consumidores quando os mesmos não possuem o dinheiro necessário para fazer face a uma despesas ou para realizar um determinando objetivo.

Os créditos bancários variam de acordo com a sua finalidade e por isso podemos segmentá-los em diversos tipos. Por exemplo, se o objetivo for comprar uma casa, então o consumidor deve optar pelo crédito habitação.

Cada tipo de crédito possui a sua especificidade, pelo que pode ser relevante conhecer as principais características de cada uma das opções.

Conheça os diferentes tipos de créditos bancários

Na lista abaixo encontra os principais tipos de créditos bancários disponibilizados pelas instituições financeiras em Portugal.

1 – Crédito habitação

O crédito habitação tem como finalidade a compra, remodelação ou construção de um imóvel. Durante os últimos anos e como resultado da crise que se instalou no país, os bancos reduziram drasticamente a concessão do crédito habitação.

Este crédito apenas é concedido depois de uma análise cuidada ao perfil de risco do cliente, por forma a evitar posteriores complicações. O prazo de pagamento de um crédito habitação pode chegar aos 50 anos, dependendo do valor solicitado e da idade dos clientes.

2 – Crédito pessoal

O crédito pessoal tem como objetivo a aquisição de bens de consumo, não sendo verdadeiramente necessário especificar qual a finalidade da sua contratação. Isto significa que o crédito pessoal pode ser utilizado para adquirir bens, realizar viagens, saldar dívidas, etc.

O valor de um financiamento de crédito pessoal é diferente de entidade para entidade, mas geralmente, pode ir dos 500 até aos 50 mil euros. Os prazos de pagamentos podem ir dos 6 até aos 120 meses.

3 – Crédito automóvel

O crédito automóvel destina-se à aquisição de viaturas. Devido ao seu menor valor em relação ao crédito habitação, estes créditos bancários não foram tão afetadas pela crise.

No crédito automóvel o financiamento pode ir até ao valor total do automóvel. O prazo de amortização pode ir dos 12 até aos 120 meses.

4 – Crédito consolidado

Quando alguém acumula diversos créditos podem surgir dificuldades em pagar todas as prestações. As principais vantagens do crédito consolidado incluem: transformar diversos créditos de curto prazo num só crédito de curto prazo e passar a contar com taxas de juro menos agressivas.

Mas, é necessário realçar que não é fácil aderir ao crédito consolidado, já que os clientes que geralmente procuram estes créditos bancários já passaram por problemas como prestações em atraso.

Existem duas formas de crédito consolidado: Crédito Consolidado com Hipoteca e Crédito Consolidado Sem Hipoteca.

5 – Crédito para estudantes

Muitas instituições financeiras oferecem também soluções de crédito para estudantes. Este tipo de financiamento destina-se a dar apoio no início dos estudos, ou na continuidade dos mesmos.

O crédito para estudantes pode ser utilizado em licenciaturas, mestrados, doutoramento, cursos técnicos ou até para realizar o financiamento de programas de intercâmbio.

Os valores e os prazos de pagamento disponibilizados neste tipo de crédito varia consoante a duração da formação.

A importância de escolher o crédito bancário certo

Por existirem diversos tipos de créditos bancários, é importante que os consumidores escolham o tipo de financiamento que melhor se adequada aos seus objetivos.

Escolhendo uma solução que vá de encontro às suas necessidades em termos de montante de financiamento e prazo de pagamento, os clientes vão conseguir condições mais competitivas.

Veja A Nossa Sugestão: Lista negra do Banco de Portugal

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2019-11-07T21:37:11+00:00 27/04/2015|Categories: Banca|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment