Vantagens e desvantagens do crédito pessoal

Vantagens e desvantagens do crédito pessoal

São muitas as razões que fazem com que as pessoas peçam um crédito pessoal. Quer seja para cumprir obrigações financeiras pendentes, fazer face a despesas inesperadas, fazer uma viagem ou comprar um novo computador, o crédito pessoal surge quase sempre como uma das soluções possíveis.

Contudo, contrair um empréstimo pessoal tem algumas vantagens e desvantagens, nas quais muitas vezes não pensamos, ou que só descobrimos quando já é tarde demais.

Para ajudar a avaliar se esta é uma solução indicada para o seu caso, o nvalores reuniu as vantagens e desvantagens do crédito pessoal.

vantagens e desvantagens

Vantagens

Vantagens

Comecemos pelos aspetos positivos dos créditos pessoais. A realidade dos nossos dias faz com que o crédito pessoal seja muitas vezes usado com o intuito de pagar ou regularizar dívidas.

Nestas situações urgentes, em que o tempo é um fator realmente importante, é inquestionável que a rapidez e a facilidade com que se pode obter um crédito pessoal constituem fatores bastante vantajosos.

Enquanto, noutras formas de crédito, a aprovação está sujeita a diversas burocracias, esta modalidade de financiamento permite um acesso mais fácil ao dinheiro que se pretende receber emprestado.

O acesso a um empréstimo pessoal é atualmente tão simples, que todo o processo pode ser realizado online, diretamente no site de uma das muitas entidades que disponibilizam este tipo de serviço financeiro.

A maioria destas instituições permite que se faça uma simulação no seu site, o que permite conhecer de forma relativamente pormenorizada as condições do empréstimo que cada entidade oferece e assim fazer comparações.

Desta forma, é bastante mais fácil fazer uma seleção do crédito pessoal que oferece as condições mais vantajosas.

Muitos dos empréstimos pessoais permitem que os montantes solicitados sejam posteriormente aumentados. Esta flexibilidade pode ser bastante útil.

Também os prazos de pagamento são bastante flexíveis, o que permite que os devedores escolham um prazo de pagamento e uma prestação mental que se enquadre dentro das suas possibilidades

De uma forma resumida, podemos então concluir que as principais vantagens do crédito pessoal são: rapidez e facilidade no acesso, possibilidade de fazer o pedido online e flexibilidade.

Desvantagens

DesvantagensContudo, por detrás de tantas facilidades e de tantos aspetos positivos, o empréstimo pessoal também esconde algumas desvantagens.

Muitas pessoas, inebriadas com a possibilidade de acederem de forma rápida e simples ao montante que pretendem receber ignoram por completo estes aspetos menos positivos sobre este tipo de empréstimo, o que pode resultar em situações menos agradáveis.

A principal desvantagem do crédito pessoal reside sem dúvida na sua alta de taxa de juros. A verdade é que em troca de um montante algo reduzido terá que pagar uma taxa de juros, que em alguns casos pode chegar até aos 30%.

Outro aspeto negativo, prende-se com o acesso demasiado fácil a este género de empréstimo, o que pode levar à acumulação impulsiva de vários créditos, sem que exista realmente essa necessidade.

Claro que está, isto é também da responsabilidade dos devedores, que deveriam saber auto impor um limite e evitar o endividamento excessivo.

O mercado dos créditos pessoais é altamente competitivo, o que leva a campanhas publicitárias agressivas, que por vezes podem induzir as pessoas em erro.

Finalmente, temos que referir a existência de penalizações elevadas no caso de incumprimento.

Resumindo, as principais desvantagens associados ao empréstimo pessoal passam sobretudo pelas taxas de juros bastante altas, que estão normalmente associados a este tipo de produtos.

As campanhas agressivas de angariação de novos clientes e a facilidade na concessão deste tipo de crédito, também são fatores que podem contribuir para a criação de ilusões e para o endividamento excessivo.

Como decidir se deve ou não avançar

Não existe uma resposta precisa e única, sobre se deve ou não avançar para um empréstimo deste género. Cada pessoa deverá analisar as vantagens e desvantagens do crédito pessoal, por forma a verificar, para que lado da balança cai a decisão.

Se para algumas pessoas um crédito pessoal pode ser uma péssima ideia, para outras acaba por ser a melhor solução.

Deixe um comentário