NValores > Créditos > Crédito Pessoal > Crédito Urgente

Crédito urgente para hoje

Aprovado agora

Atualizado em Janeiro de 2021

  • Sem custos nem compromisso
  • Apoio durante todo o processo de aprovação

Quando nos deparamos com uma situação em que precisamos de dinheiro urgentemente, uma das soluções à qual podemos recorrer é um crédito urgente.

Devido às suas caraterísticas, esta é uma solução que pode ficar dispendiosa e por isso é que apenas recomendamos que seja utilizada numa situação de urgência. Mas, para algumas pessoas o facto de poderem ter acesso rápido à quantia que necessitam vale o preço a pagar por esse empréstimo.

O crédito pessoal urgente tem registado um aumento na procura. E, como resposta, o número de instituições bancárias e entidades financeiras que oferecem este tipo de crédito também tem aumentado.

Com este aumento da concorrência no mercado dos créditos pessoais, as condições gerais destes produtos têm melhorado. E, quando é feita alguma pesquisa, consegue-se encontrar opções bastante interessantes e atrativas, tanto ao nível dos montantes que são disponibilizados como da TAEG ou prazos de pagamento.

Mas será possível solicitar e conseguir dinheiro de forma imediata? Explicamos-lhe de seguida.

O que é um crédito urgente?

A principal característica deste tipo de crédito é a rapidez com que o montante pedido fica disponível. Por norma é possível usar o dinheiro, decorridas 24 a 48 horas após a aprovação final do pedido de financiamento.

O processo de aprovação do crédito é mais rápido do que a aprovação de um crédito “normal”. Dependendo da entidade, é possível fazer o pedido de um crédito numa segunda-feira e ter o dinheiro disponível na quarta ou quinta-feira da mesma semana.

Ainda assim, se o pedido de crédito for feito junto de uma instituição bancária com quem tenha um bom histórico de conta e onde não tenha nenhum tipo de dívida, pode ser possível acelerar, ainda mais, todo o processo.

A TAEG deste tipo de crédito não é, por norma, muito baixa, quando comparada com outras tipologias de empréstimo. Mas o principal atrativo e vantagem do crédito urgente é mesmo a rapidez que o caracteriza.

A maioria das pessoas que recorre a este crédito fá-lo com o objetivo de usar os montantes pedidos nas suas férias, obras em casa, eletrodomésticos, redecorar a casa, entre outras finalidades. Embora, do nosso ponto de vista, estes não sejam motivos para a solicitação deste tipo de financiamento.

Quando o tempo é um fator crítico e o dinheiro é necessário com a maior celeridade possível, este tipo de produtos constitui a solução mais óbvia e imediata.

Carimbo com marca urgente

Mas e o crédito urgente para hoje? É possível?

Se a sua urgência faz com que precise de dinheiro de imediato, saiba que uma das formas de o conseguir mais facilmente pode ser através de um amigo ou família. Sim, isso significa pedir dinheiro emprestado.

Para formalizar a transação, e dependendo do valor do empréstimo, será necessário realizar um contrato de mútuo. Este documento está previsto no artigo número 1142º do Código Civil:

“mútuo é o contrato pelo qual uma das partes empresta à outra dinheiro ou outra coisa fungível, ficando a segunda obrigada a restituir outro tanto do mesmo género e qualidade.”

Acordos dessa natureza têm de ser feitos através de documentos assinados por ambas as partes para valores superiores a 2.500€ e na forma de escritura pública para contratos superiores a 25.000€.

Mas, sabemos o quão desagradável pode ser ter que pedir dinheiro emprestado a um conhecido. Contudo não se desespere, pois, existe ainda uma outra solução para conseguir ter seu dinheiro aprovado na hora.

Através de uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar credoras online que podem disponibilizar o dinheiro que precisa em tempo recorde. Isso acontece com recurso a um sistema totalmente automatizado que agiliza e simplifica todo o processo de análise.

Como conseguir o melhor crédito?

Apesar do crédito pessoal urgente ter como principal característica a urgência na disponibilidade de dinheiro, a única forma de conseguir a melhor opção do mercado é através de uma pesquisa relativamente à oferta existente.

Hoje em dia a grande maioria das entidades financeiras e instituições bancárias já disponibilizam simuladores online, o que permite o acesso aos dados mais importantes sobre o crédito de uma forma mais rápida e simples.

Uma hora é suficiente para fazer várias simulações a partir do conforto do seu sofá. Assim, conseguirá saber quais são as melhores opções, sem ter que se submeter à tarefa entediante e demorada que é percorrer os balcões de várias instituições financeiras. Durante as simulações, esteja atento ao:

  • Prazo do financiamento
  • Taxa TAEG
  • Prestação mensal
  • MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor

Depois de encontrar as 3 melhores propostas para o seu caso específico, o ideal será analisar as condições associadas a cada crédito pessoal urgente. Na verdade, na grande maioria dos casos este passo é esquecido, dando-se primazia à rapidez do processo.

Mesmo que só faça a pesquisa através das simulações e que não faça a análise das condições específicas dos 3 créditos mais atrativos, já está no bom caminho para conseguir um dos melhores créditos urgentes.

O que deve considerar antes de pedir um empréstimo urgente?

Tal como já foi referido, este tipo de crédito não apresenta as melhores TAEG’s do mercado. Por isso deve pensar bem se precisa mesmo que o dinheiro seja disponibilizado com tanta urgência ou se pode aguardar mais um pouco e recorrer a um crédito “convencional” com condições mais atrativas.

Caso o pedido de empréstimo se destine a satisfazer um capricho pessoal, como a compra de qualquer produto não essencial, poderá ser uma boa ideia aguardar alguns dias e beneficiar de melhores condições.

Se for mesmo necessário recorrer ao crédito urgente faça bem as contas, para evitar que venha a entrar em situações de incumprimento bancário.

Garantir que consegue saldar o valor mensal exigido pelo crédito e ainda cumprir com todas as outras despesas normais, como a renda de casa, água, luz, comida, gasolina e/ou transportes, entre outras é essencial. Caso contrário pode vir a necessitar novamente de um crédito pessoal urgente, o que irá representar um peso ainda maior no seu orçamento mensal.

Nunca se esqueça de calcular a sua taxa de esforço, qualquer taxa de esforço abaixo dos 30% é a ideal, entre os 30 e 40% deve ter algum cuidado e acima dos 40% é um sinal claro de alerta.

Esteja ciente de que apesar de todas as facilidades para se contratar o crédito rápido, existem algumas situações em que o empréstimo pode ser negado.

Pode-se dizer que estas situações são praticamente as mesmas para as quais o banco ou financeira não aprovariam outras modalidades de crédito.

Por exemplo, para quem está desempregado, tem histórico de dívidas bancárias ou o nome na lista negra no Banco de Portugal, possivelmente o crédito será negado.

Quais são os documentos exigidos?

Para quem pretende solicitar crédito pessoal urgente, aqui vai uma lista dos principais documentos exigidos.

  • Documento de Identidade ou Cartão Cidadão
  • Comprovativo de emprego
  • Comprovante de residência
  • Declaração do IRS
  • Conta bancária de titularidade própria
  • IBAN

Estes documentos são solicitados pela maior parte das instituições, porém podem haver outros documentos a serem solicitados dependendo do banco ou credora.

Perguntas frequentes

A seguir vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre essa modalidade de crédito pessoal.

É seguro contratar um empréstimo pessoal rápido numa credora?

Sim, é seguro. Entretanto, deve sempre procurar instituições com credibilidade no mercado e nunca aceitar fazer pagamentos antecipados sob promessa de aprovação do crédito.

Quais as diferenças entre solicitar o crédito online ou diretamente no balcão?

Basicamente, a maior diferença consiste na praticidade e na agilidade que o processamento online tem em relação ao físico.

O que posso fazer para melhorar as minhas probabilidades de aprovação do crédito?

Um bom começo é aceder ao seu Mapa de Responsabilidades através do site do Banco de Portugal e verificar se possui alguma pendência que possa ser um obstáculo na aprovação do crédito. É também importante ter um emprego estável que lhe permita fazer o pagamento de todas as prestações.

O financiamento à habitação também pode se enquadrar na categoria de crédito com aprovação rápida?

Não. Não existe a possibilidade de ter um crédito habitação aprovado entre 24 e 48 horas. Trata-se de um processamento mais complexo e que exige uma análise detalhada.

Caso queira, posso liquidar o meu empréstimo rápido de forma antecipada?

Sim, é possível e, inclusive, também pode amortizar parcialmente a dívida. Essa é uma forma de poupar muito dinheiro em juros, especialmente se a taxa de juro subjacente ao mesmo for elevada.

Por fim, lembre-se: antes de avançar para um crédito urgente fale com especialistas na área do apoio financeiro. Dessa forma consegue assegurar-se de que está mesmo a tomar a decisão certa, tendo em conta os rendimentos disponíveis.

Simular crédito