Crédito para comprar terreno mais construção

Crédito terreno mais construção

Cada vez mais os consumidores optam por contrair um crédito para terreno mais construção da sua própria casa de acordo com as características que sempre sonharam.

Esta opção, permite que a casa possa ser construída em qualquer local em território nacional (de acordo com as regras em vigor), facilitando assim a opção de construção de uma casa de férias ou mesmo de uma casa para habitação própria e permanente.

No entanto, é de extrema importância que tenha todas as informações necessárias antes de solicitar a um banco este tipo de crédito, principalmente, porque nem todos os terrenos estão abrangidos.

De forma a facilitar a sua vida, o NValores vai explicar-lhe de seguida, tudo aquilo que necessita saber sobre o crédito para terreno mais construção.

Actualização (29-08-2018)

Analisámos todos os bancos em Portugal e as condições gerais para atribuição de crédito para terreno são as seguintes:

Crédito para terreno – Financiamento até 50% o valor do terreno

Crédito para construção – Empréstimo até 80% do valor da obra

Como funciona o crédito para terreno mais construção?

Tal como qualquer outro crédito habitação, existe a necessidade de aprovação bancária para que seja dado seguimento ao pedido de empréstimo, no entanto, quando resolve solicitar um crédito para esta finalidade, é necessário que saiba como o mesmo funciona (de forma a ponderar esta alternativa).

De forma simples, o crédito para terreno mais construção é uma forma de financiamento que lhe permite comprar o terreno (que deve estar enquadrado em alguns pressupostos que lhe iremos indicar de seguida) e construir a sua casa de sonho com todas as características que pretende.

É importante salientar, que a grande maioria das entidades que fornecem a hipótese de adquirir este tipo de financiamento, permitem um período de carência até dois anos até que seja dado início à construção da casa, durante o qual apenas paga os juros decorrentes do empréstimo.

Desta forma, é possível tratar do planeamento das obras, com uma prestação bastante mais baixa.

Contudo, salientamos que estes empréstimos não prevêem uma amortização de capital durante o período inicial da carência de capital, sendo a sua amortização apenas realizada de duas formas distintas:

  • Aquando da escritura da casa;
  • Ao final dos dois anos (se até à data ainda não tiver existido a escritura da casa).

Documentação necessária para pedir um crédito para terreno mais construção

Frisamos também, que além da documentação padrão para um pedido de crédito habitação, para esta tipologia, são também necessários os seguintes documentos:

  • Contrato de promessa de compra e venda do terreno (por parte do vendedor);
  • Comprovativo da Câmara com a Viabilidade de Construção do terreno ou Alvará
    de Loteamento (fornecida pela Câmara Municipal);
  • Planta de Localização com o terreno em causa assinalado (fornecido pela Câmara Municipal);
  • Cópia simples da Certidão de Registo Predial do Terreno (adquirido na Conservatória de registo predial).

Tenha em conta, que antes mesmo de solicitar o crédito, tem de ter esta documentação, pois é necessário que a Câmara Municipal considere o terreno viável para construção de 1ª ou 2ª habitação.

Veja também: Crédito para construção sem terreno

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt