Crédito pessoal para reformados e pensionistas 2019-11-17T20:39:07+00:00

Crédito pessoal para reformados e pensionistas

Até aos 80 anos de idade

  • Preencha o simulador
  • Fale com um consultor
  • Receba o contrato

Ao contrário do que se pensa, a necessidade de obter acesso a crédito é transversal a todas as fases da vida. A idade da reforma é tipicamente encarada como uma fase da vida em que as pessoas já têm a sua situação financeira minimamente estável, mas isso nem sempre corresponde à verdade.

Por essa razão, assistimos a uma procura cada vez mais acentuada por crédito para reformados e pensionistas.

Esta nova realidade não pode ser dissociada da crise que assolou Portugal e que alterou os hábitos e os paradigmas que tínhamos como normais.

Os pedidos de crédito pessoal subiram a níveis inéditos no país, principalmente como resultado da necessidade de fazer face a despesas de carácter urgente.

Motivos que levam os reformados a recorrer ao crédito pessoal

casal idoso

Como sabemos, a reforma deveria ser sinónimo de estabilidade. Uma época em que as pessoas deveriam conseguir aproveitar a vida, fazer aquilo que mais gostam e estar perto da família.

Acontece que a crise que deixou marcas vincadas em grande parte da população portuguesa também prejudicou os reformados, levando esta faixa etária a uma situação financeira mais desfavorável do que alguma vez haviam antecipado.

Os dois principais motivos que levam os reformados a recorrer ao crédito pessoal são:

A necessidade de ajudar os filhos

A população ativa perdeu grande parte do seu poder de compra e muitas pessoas entraram em risco de incumprimento. Assim, foram muitos os reformados que resolveram contrair créditos para ajudar os seus filhos, evitando que estes entrassem em situação de incumprimento.

Cortes nas pensões

Muitos reformados também são substancialmente afetados pelos cortes inesperados nas suas pensões, deixando assim de ter possibilidade de cumprir com as obrigações que entretanto haviam assumido.

Este é outro dos motivos que pode levar os reformados a recorrerem ao crédito.

Existe um crédito pessoal para reformados e pensionistas?

Casal idoso aflito com as dívidas

Esta é uma questão muito pertinente: existe um crédito para reformados? Um crédito específico para pessoas de uma faixa etária mais alta?

A resposta é não. No tecido financeiro, não conseguimos encontrar nenhum crédito pessoal especifico para reformados e pensionistas, algo que até é relativamente comum lá por fora.

Face à ausência de produtos de crédito específicos adequados à sua situação financeira e às suas necessidades, os reformados acabam por ter recorrer a produtos de âmbito geral.

No entanto os reformados têm grandes probabilidades de verem os seus processos aprovados, pois têm um rendimento fixo do estado.

Cuidados que deve ter antes de contrair um empréstimo

Tal como a restante população, os reformados não são imunes ao sobreendividamento e por essa razão, apenas devem avançar para um pedido de crédito depois de estudarem de forma cuidadosa a sua situação financeira atual e todos os dados associados ao empréstimo.

A contratação de um crédito pessoal é uma decisão que deve ser cuidadosamente avaliada e ponderada.