Crédito para particulares

Crédito para particulares

By | 2017-07-19T04:13:58+01:00 27/12/2014|Categories: Crédito Pessoal|

As entidades financeiras estão cada vez mais exigentes na concessão de crédito, devido ao cenário de dificuldade económica que assola o país e ao aumento do crédito mal parado, o que continua a condicionar o acesso de milhares de portugueses ao financiamento que desejam. Contudo, também é verdade que existem cada vez mais entidades financeiras dedicadas ao fornecimento de soluções de crédito para particulares.

Apesar de parecer um contrassenso, o facto de, por um lado a concessão de crédito ser cada vez mais condicionada e de, por outro, existirem cada vez mais entidades a promover este tipo de serviço, a verdade é que esta realidade pode ser vantajosa para os clientes que procuram atualmente opções de financiamento.

O crédito para particulares apresenta inúmeras particularidades que o distinguem do crédito para empresas e tem sido particularmente atingido pela imposição de critérios mais exigentes, que fazem com que para as famílias portuguesas seja hoje mais difícil obter financiamento.

Importa referir que crédito para particulares inclui os diferentes tipos de crédito destinados à população em geral. Assim, quando falamos em crédito para particulares podemos estar a falar em: crédito pessoal, crédito habitação, crédito automóvel, etc.

Finalidades do crédito para particulares

O destino que pode ser dado um crédito para particulares depende sobretudo da modalidade de crédito contratada.

Se o cliente tiver, por exemplo, optado por solicitar um crédito automóvel, então é óbvio que o financiamento deve ser utilizado para adquirir um veículo. Segundo a mesma ordem de ideias, se o produto escolhido tiver sido o crédito habitação, então o montante concedido no empréstimo deve ser utilizado para comprar uma habitação.

Já quem pretende obter um empréstimo com qualquer outro objetivo deve optar pelo crédito pessoal. Este tipo de crédito para particulares permite que o montante financiado possa ser utilizado para qualquer fim, não existindo perguntas incómodas, nem burocracia excessiva.

O crédito pessoal pode ser utilizado para comprar tecnologia, para fazer uma grande viagem, para renovar a decoração lá de casa ou até para investir. Este é tipo de crédito para particulares é ideal para quem pretende obter um financiamento menos burocrático e mais simples.

Nas últimas décadas, um número crescente de portugueses tem optado pelo crédito pessoal, exatamente devido à maior facilidade em obter um financiamento com estas caraterísticas.

A existência de diferentes soluções de crédito para particulares permite que cada pessoa consiga encontrar um produto adequado para as suas necessidades. O número de empresas especializadas na concessão de crédito para particulares é hoje imenso, o que significa que basta procurar, para que se consiga encontrar uma solução com as caraterísticas desejadas.

Se tem adiado um projeto que ambiciona tornar realizar, nada como olhar para o mercado e procurar a melhor opção de financiamento. Caso não encontre de imediato aquilo que procura, nada como continuar a procurar.

Vantagens do crédito para particulares

A decisão de contratar um crédito para particulares pode revelar-se extremamente vantajosa. É verdade que alguns produtos de crédito para particulares podem ter taxas de juro elevadas, principalmente quando nos referimos a empréstimos pessoais, contudo o crédito para particulares também apresenta as suas vantagens:

  • Concessão rápida de crédito, que permite que os clientes tenham acesso ao montante pedido, geralmente, em menos de 48 horas;
  • O crédito para particulares também se caracteriza pela sua simplicidade, quer permite pedir financiamento sem a obrigatoriedade de explicar qual será o destino do dinheiro;
  • Existem diversos tipos de financiamento para clientes particulares, o que aumenta o número de possibilidades;
  • O mercado de financiamento oferece cada vez mais opções, o que em última análise se torna vantajoso para os clientes, que têm assim acesso a condições mais competitivas no acesso a financiamento.

Cuidados a ter com crédito para particulares

Sendo inegável que o financiamento destinado a particulares apresenta inúmeras vantagens, como a estimulação do mercado económico, também é necessário ter cautela com a contratação destes produtos. Se pensa solicitar um crédito, aqui estão alguns aspetos que deve levar em consideração:

  • Avalie se precisa realmente de contrair um novo empréstimo. Aumentar o seu endividamento sem necessidade pode ter consequências negativas no futuro;
  • Cuidado com as promessas e com a propaganda das instituições de crédito. Não contrate nenhum produto de crédito sem antes analisar e comparar as diferentes opções disponíveis no mercado;
  • Seja completamente transparente em todo o processo de atribuição de crédito. Não ceda à tentação de mentir ou de ocultar dados.

Apesar de muito apetecíveis, as soluções de crédito para particulares podem tornar-se armadilhas, principalmente quando todas estas questões não são acauteladas.

Faça uma avaliação dos produtos existentes no mercado e procure a melhor opção para as suas necessidades. Nunca existiram tantas opções de crédito para particulares no mercado nacional como atualmente, algo que pode jogar a seu favor.

Conclusões a retirar sobre este tipo de financiamento

Como ficou patente ao longo deste artigo, o crédito para particulares apresenta quer vantagens, quer riscos associados. Em última instância cabe a cada pessoa retirar as suas conclusões relativamente aos aspetos positivos e negativos de pedir um empréstimo.

Contratar um crédito para particular pode muito bem ser uma questão de oportunidade, ou até de necessidade premente, contudo, é importante que o acesso ao crédito seja sempre realizado de forma consciente.

Antes de contratar um crédito para particulares reúna toda a informação, faça simulações e analise todos os dados, para garantir que irá conseguir cumprir com todas as condições contratualizadas.

Após ter feito toda esta análise, se tiver concluído que tem condições para avançar, então aproveite e procure a melhor opção de financiamento disponível no mercado.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-07-19T04:13:58+01:00 27/12/2014|Categories: Crédito Pessoal|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

One Comment

  1. Ana Filipe 20/04/2016 at 18:08 - Reply

    Gostaria de saber se existe possibilidade de um empréstimo de 750,00 euros que liquidarei a 10 de Julho data em que receberei o meu subsidio de ferias.Obrigado

Leave A Comment