Crédito para construção de habitação sem terreno

Crédito para construção de habitação

Alguma vez lhe passou pela cabeça construir a sua própria casa? Ter literalmente a sua casa de sonho, construída à medida e que contenha tudo aquilo que para si é importante (até o mais pequeno dos pormenores)?

Se esse é efetivamente o seu sonho, saiba que é possível realizá-lo. Isso acontece, pois existe um crédito habitação para construção.

Mas, a grande maioria das pessoas desconhece esta opção e por esse motivo não avança com a construção de um imóvel.

Assim, hoje o NValores resolveu falar um pouco sobre esta questão. Iremos esclarecer as suas dúvidas para no caso de querer, possa eleger esta opção em detrimento da compra de um imóvel que não satisfaz as suas necessidades.

Saiba de seguida como é que funciona o crédito para construção de habitação sem incluir o terreno.

Crédito para construir a sua casa de sonho

É importante ter em mente que existem duas formas de construir a sua casa: já tendo o terreno (a forma mais simples) ou comprar o terreno e fazer a casa (um processo muito mais demorado e burocrático).

Num crédito habitação comum, o imóvel serve como garantia de pagamento do empréstimo ao banco. Mas, quando falamos de um crédito para construção, a garantia é dada pelo terreno, bem como tudo aquilo que possa vir a ser construído.

Assim sendo, se tem já um terreno, uma boa parte do seu problema está resolvido. Mas, se não tem ainda terreno para construção o processo será mais complicado. Isso porque, o banco apenas aprova financiamento a quem tem um terreno com projeto aprovado pela câmara municipal.

Mas, hoje iremos abordar a primeira opção, ou seja, o pedido de crédito para fazer a sua casa de sonho num terreno que já seja seu e já tenha autorização para construção.

Assim, o primeiro ponto que precisa ter conhecimento é que o crédito para construção pode ser solicitado de duas formas.

1 – Financiamento para Obras

Neste caso o valor aprovado é entregue de forma faseada conforme as obras vão avançando.

2 – Financiamento para despesas

Trata-se da opção ideal para quem não tem ainda o montante inicial que necessita para dar seguimento ao projeto ou ao licenciamento.

Independentemente da opção que escolheu, saiba que tem 2 anos de carência relativamente ao empréstimo. Ou seja, durante 2 anos irá apenas pagar os juros associados ao valor pedido. Depois de 2 anos, irá passar a pagar juros e amortizar o empréstimo.

Veja também: Crédito para comprar terreno

Quais as principais características do crédito para construção?

Tal como dissemos anteriormente, um crédito para construção é bastante diferente de um crédito habitação comum.

O mesmo tem características próprias e bastante interessantes. E, vamos apresentá-las de seguida.

1 – 2 anos de carência

Esta é talvez uma das questões mais interessantes relativamente ao crédito para construção. O valor é lhe entregue de forma faseada e tem 2 anos para terminar a obra.

Durante esse período apenas irá pagar o valor dos juros.

Se tiver a sorte de o projeto ser terminado mais cedo e a escritura for feita, irá começar logo a fazer a amortização do empréstimo.

2 – Financiamento abrangente

O pagamento é realizado em tranches, o que lhe permite uma maior margem de manobra para a realização da obra.

Desse modo, ao fazer o pagamento ao banco só terá mesmo de pagar aquilo que foi efetivamente gasto. Se o banco lhe tiver aprovado 200.000€ mas só tiver gasto 150.000€ só terá de reembolsar esse valor.

3 – Prazos de financiamento alargados

Tal como acontece com um crédito habitação tradicional os prazos de pagamento são bastante alargados.

Neste caso poderá pagar o seu empréstimo no máximo em 40 anos (e no mínimo em 7 anos). Mas, é importante frisar que na data final do contrato o proponente principal não poderá ter mais de 75 anos.

4 – Diferentes taxas de juro

Outra das principais características do crédito para construção é que o mesmo tem taxas de juro diferentes.

Existem algumas possibilidades que lhe permitem escolher entre uma taxa de fixa ou taxa variável com condições vantajosas para si.

O que deve ter em conta antes de construir a sua casa

Agora que já tem algumas noções do impacto da construção de uma casa na sua vida, deixamos-lhe ainda algumas dicas extra que pode ter em consideração antes de avançar com a construção do projeto.

1 – Voltamos à questão do terreno

Embora neste artigo estejamos a falar de crédito para construção com terreno já aprovado, esta é uma questão que a maior parte das pessoas ainda não tem.

Por isso, o primeiro passo é realmente comprar o terreno.

E, além disso, tenha em conta que vai uma diferença considerável entre ter um terreno e ter um terreno viável para construção.

2 – Então e o projeto de construção?

Outro ponto importante é ter já um projeto de construção aprovado pela câmara municipal. A verdade é que somente assim é que o banco lhe irá emprestar o dinheiro para construir a sua casa de sonho.

Neste ponto a nossa dica é que trabalhe com um arquiteto que já conheça o município em questão, uma vez que as normas são variáveis.

3 – Quanto tempo está disposto a esperar?

Quando falamos de construir uma casa, a verdade é que o processo não é imediato. Muito pelo contrário. Irá demorar algum tempo até que a casa esteja construída e possa efetivamente mudar-se de armas e bagagens.

Mesmo que lhe digam que o prazo será de 1 ano, conte com imprevistos… Existem inúmeros fatores que não são por norma controláveis e que vão fazer com que a obra atrase.

4 – Onde vai viver?

Muitas pessoas esquecem-se que vão ter de suportar muitos custos durante todo o processo de construção. E, esquecem-se também que precisam de viver em algum lugar até que a casa esteja pronta.

Por isso, pense sempre onde irá viver e quais os custos que vai ter associados. Só assim irá ter a capacidade de fazer um bom planeamento financeiro.

5 – Escolha as pessoas certas para trabalhar

Para além de um bom arquiteto, é importante trabalhar com uma construtora que esteja habituada a trabalhar com a Câmara Municipal da área para onde se irá mudar. Isso irá tornar o processo de licenciamento mais rápido.

Não escolha a primeira construtora com quem falar. Lembre-se que eles vão construir a sua casa de sonho, por isso é importante que tudo fique bem feito. Só assim vai evitar problemas de maior no futuro.

Veja também: Quanto tempo demora a aprovação do crédito habitação?

Como encontrar o melhor crédito para construção?

O NValores trabalha com intermediários de crédito registados no Bando de Portugal o que pode facilitar a aprovação do seu pedido de crédito habitação. Por esse motivo, existem inúmeras vantagens em solicitar o nosso apoio neste projeto.

1 – Pré-análise de viabilidade

É importante que todo o seu processo seja estudado antes de ser encaminhado para uma entidade bancária. Assim sendo, todos os seus documentos são previamente analisados e garantimos a sua viabilidade para o pedido de empréstimo bancário para construção de casa.

2 – Acompanhamento durante todo o processo

Sabemos que se trata de um processo bastante burocrático. Por isso, garantimos-lhe que irá ter um especialista do seu lado durante todo o processo. Desse modo poderá esclarecer em qualquer momento as suas dúvidas.

3 – Procuramos soluções que se adaptem a si

Garantimos-lhe que vai encontrar as soluções que melhor se adaptam a si e às suas necessidades.

E, a par disso iremos estar frequentemente em contacto para conseguir analisar realmente essas necessidades.

4 – Sem comissões de avaliação

Outro ponto importante é que não cobramos qualquer tipo de valor associado à comissão de avaliação de crédito dos nossos clientes.

Assim sendo, todo este trabalho é realizado sem que tenha de realizar qualquer tipo de pré-pagamento para a realização do estudo e viabilidade do financiamento.

Agora já sabe como é que funciona o crédito para construção de habitação quando já te o terreno. Por isso, se tem o sonho de construir a sua própria casa, pondere esta opção.

Se tiver alguma dúvida ou questão que nos queira colocar, preencha o nosso simulador de crédito habitação, pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt