Crédito Automóvel mais barato – Financiamento até 100 % 2019-11-05T18:32:21+00:00

Crédito Automóvel

Compare crédito automóvel, ALD, leasing e renting

Novembro de 2019

Simule e compare todo o mercado

Escolha o montante 123
Escolha o prazo 123
  • Opções
  • Sem custos de amortização
  • Sem comissão de abertura
  • Pedido 100% online
Ordenar por:
Encontrámos empréstimos para a sua simulação
Encontrámos 1 empréstimo para a si
Lamentamos informar, mas não encontrámos resultados para a sua simulação. Por favor volte a tentar.
Mostrar mais

Perguntas frequentes sobre crédito automóvel

Por forma a ajudar os nossos leitores a dissiparem todas as dúvidas que ainda possam ter sobre crédito auto, preparámos um conjunto de perguntas frequentes sobre este tipo de empréstimo.

O que é um crédito automóvel?

O que é um crédito automóvel?

O crédito automóvel está enquadrado no crédito ao consumo e tem como objetivo a aquisição de veículos novos ou usados por particulares.

Caso uma empresa pretenda adquirir uma viatura e necessite de um empréstimo, também o pode fazer é claro, mas legalmente esse crédito está enquadrado noutro tipo de créditos.

Tendo em conta que o crédito automóvel é regulado através das normas aplicadas aos créditos ao consumo, ele tem de respeitar um valor de TAEG (taxa anual efetiva global) máxima, que é definido de acordo com a finalidade do crédito. De notar, que a TAEG máxima para carros novos é inferior à TAEG máxima que pode ser aplicada a carros usados.

Neste momento, existem três modalidades de crédito automóvel e é importante conhecer as características de cada uma delas, por forma a escolher a melhor opção para cada caso específico.

As modalidades de crédito automóvel existentes são:

  • Locação financeira (leasing) ou aluguer de longa duração (ALD)
  • Crédito com reserva de propriedade
  • Outros créditos automóveis, sem reserva de propriedade

Em seguida, vamos apresentar cada uma destas modalidades de crédito automóvel.

Leasing ou aluguer de longa duração (ALD)?

Leasing ou aluguer de longa duração (ALD)?

Esta opção é especialmente indicada para quem gosta de trocar de carro com frequência.

No caso dos contrato de locação financeira, a pessoa fica obrigada a pagar uma renda por um determinado período de tempo (normalmente entre 2 a 5 anos) e no final desse período tem a opção de comprar o carro, por um valor que foi definido aquando da assinatura do contrato inicial.

Já no aluguer de longa duração, também há lugar a uma renda mensal, mas é feito um contrato de promessa de compra do mesmo carro.

Desta forma, a locação financeira é uma opção mais simples para quem pretende trocar de carro com alguma frequência.

Crédito automóvel com reserva de propriedade

Atualmente esta é a modalidade de crédito automóvel mais frequente no mercado.

O crédito automóvel com reserva de propriedade implica a contratação de um crédito que tem como garantia o carro que é comprado, ou seja, a instituição financiadora tem o direito de ficar com o carro sempre que houver lugar a incumprimentos de pagamentos.

Outros créditos automóveis, sem reserva de propriedade

Sempre que há um crédito automóvel e o comprador não quiser fazer uma reserva de propriedade pode optar por esta modalidade de crédito, sendo que é necessário dar outro tipo de garantias à instituição financeira. Por norma, uma garantia aceite é um fiador com um rendimento fixo, que seja suficiente para assegurar o pagamento do crédito em causa, caso o titular do crédito entre em incumprimento.

Mantenha-se informado sobre os seus direitos e deveres

Estas são as modalidades de crédito automóvel existentes. Antes de avançar com um crédito é importante conhecer bem as suas hipóteses, por isso analise qual é a melhor modalidade para o seu caso específico.

Quais os cuidados a ter?

Quais os cuidados a ter?

Após ter escolhido o stand onde pretende comprar o seu veículo, tem início a conversa sobre o financiamento automóvel. Infelizmente, este é um passo que nem sempre é tão simples e transparente quando deveria ser, pelo que é necessária atenção redobrada durante a negociação.

É importante recolher dados junto do maior número de instituições de crédito, que for possível. Quanto mais bem informado o comprador estiver, maior será a sua facilidade em conseguir encontrar o melhor credito automóvel.

A maioria dos stands irão tentar “vender” eles próprios um financiamento. Note que os stands servem apenas como intermediários de uma instituição de financiamento, sendo que na maioria das situações ganham comissões sobre os créditos que conseguirem “vender”.

Regra geral, as taxas de juros apresentadas nos stands são mais elevadas do que a média de mercado. Quer isto dizer que não deve assinar os primeiros papéis que lhe colocarem à frente.

Com alguma pesquisa de mercado não terá dificuldade em encontrar condições de financiamento automóvel mais favoráveis do que aquelas que lhe foram oferecidas no stand.

O simulador de crédito automóvel que aqui disponibilizamos é um excelente ponto de partida, uma vez que permite identificar com maior facilidade, qual o crédito auto mais vantajoso da atualidade.

Quais são as vantagens do crédito automóvel?

Quais são as vantagens do crédito automóvel?

Um bom empréstimo destinado à compra de uma viatura automóvel também pode ter as suas vantagens. O crédito automóvel possui algumas particularidades vantajosas, em relação a outros produtos do género.

É claro, que cada proposta de financiamento é única e deve ser analisada na sua unicidade, contudo de forma geral, podemos apontar algumas vantagens transversais ao crédito automóvel.

A principal vantagem será seguramente a sua simplicidade. Na realidade, basta uma leitura atenta e alguns minutos para que se possa perceber exatamente as condições de um financiamento deste tipo.

Outro aspeto positivo é a rapidez na resposta. Ao contrário do que acontece noutros produtos financeiros, no crédito auto as respostas tendem a ser rápidas.

Regra geral, é possível escolher entre taxa de juro indexada ou fixa, o que permite que cada pessoa escolha a hipótese que considera mais vantajosa.

Igualmente importantes são os prazos flexíveis, que em alguns casos podem chegar até aos 120 meses, o que permite que as prestações mensais sejam mais suaves.

Possibilidade de comprar não só um veículo novo, mas também veículos usados, o que vem de encontro a uma cada vez maior apetência nacional pela aquisição de carros usados.

De forma geral, estas são as principais vantagens de optar por um financiamento auto.