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openbank, um banco digital do grupo Santander

Conta à Ordem Openbank – Grátis

Conta à ordem sem comissões para clientes particulares

Conta à ordem openbank

  • Conta sem comissões
  • Transferências em euros: Grátis
  • Atendimento personalizado 365 dias por ano
  • Cartão Я42 grátis: Cartão de débito + Cartão de viagem

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Sobre a Conta à Ordem Openbank

O Openbank chegou ao mercado português como um produto inovador no mundo dos bancos digitais.

Além de contar com os produtos bancários mais tradicionais, como contas e cartões, a instituição também oferece as mais diversas funcionalidades na sua App. As mesmas vão desde um categorizador de gastos até ao acesso a um gestor de investimentos.

Saiba um pouco mais sobre o produto mais utilizado, que é a Conta à Ordem Openbank.

Informação sobre as comissões da Conta à Ordem Open

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OPEN BANK, S.A. Conta à Ordem Open em vigor desde 12/12/2019

O presente informa-o acerca das comissões aplicadas pela utilização dos principais serviços associados à conta de pagamento. Ajudará a comparar com as comissões de outras contas.

Também se podem aplicar comissões pela utilização de outros serviços associados à conta que não se indicam aqui. Encontrará todas as informações na Informação Pré-contratual da Conta à Ordem Open.

Tem à sua disposição, de forma gratuita, um glossário dos termos utilizados no presente documento.

Características gerais

Tipo de contaConta à Ordem
A quem se destinaParticulares
Custo de manutenção da conta0,00€
Cartão de débitoGrátis
Idade mínima18 anos
Residência fiscalPortugal
IBAN europeuES00 0000 0000 00 0000000000 (24 Caracteres)
BIC/SwiftOPENESMMXXX
MoedaEuro (EUR)
MoedaEuro (EUR)
Taxa de juro da contaSem taxa de juro remuneratória
Permite ultrapassagens de crédito (Descoberto bancário)
  • TAN = 7,25%
  • TAEG = 7,50%
Saldos devedores(Saldos diários a descoberto x TAN)/(365 ou 366 dias) Cobrado no dia da abertura de conta.

Pagamentos (exceto cartões) – Transferências

SEPA emitida em euros online0,00€
SEPA recebida em euros0,00€
Não SEPA emitida em euros onlineMín. 15 € + 9,02 € Swift
Não SEPA recebida em euros0,10% / (Mín. 12,02 €)
Câmbio de divisa0,2% (Mínimo 3,01 €)

Pagamentos (exceto cartões) – Ordem permanente

SEPA emitida em euros online0,00€
SEPA recebida em euros0,00€
Não SEPA emitida em euros onlineMín. 15 € + 9,02 € Swift
Não SEPA recebida em euros0,10% / (Mín. 12,02 €)
Câmbio de divisa0,2% (Mínimo 3,01 €)

Serviços de alertas (SMS, email o similar)

Descoberto ExpressoServiço não disponível
Descoberto TácitoPor juros devedores 0% (TANB anual)

Outros serviços

Negociação e compensação de chequesServiço não disponível
Devolução de chequesServiço não disponível
Serviço de alertas (SMS, e-mail ou semelhante)0,00€

Cartões e numerário

Emissão e manutenção de um cartão de débito e prépago (Я42 e eCommerce Card)
  • 0,00€
  • Ver abaixo Я42 (modo Off/On)
Emissão e manutenção de um cartão de créditoServiço não disponível
Levantamento de numerário a débito em caixa automáticoVer abaixo Я42 (modo Off/On)
Levantamento de numerário a crédito em caixa automáticoServiço não disponível

Serviços e Benefícios do Cartão de débito Mastercard Я42

Benefícios Desativados (Modo Off)Benefícios Ativados (Modo On)
Entrega do cartão0,00€0,00€
Subscrição dos benefíciosN/A7,99 €/mês – ver (1)
Compras em divisas estrangeiras (diferentes do €)1,5% do valor da compra0,00€
Levantamentos em numerário gratuitos
  • Zona euro: 5 levantamentos por mês
  • Banco Santander, S.A. em todo o mundo: 0 €
  • Resto do mundo: 5 levantamentos por mês
  • Banco Santander, S.A. em todo o mundo: 0 €
Seguro de acidentes e assistência em viagemN/ASim
Taxa de câmbioSimSim
Pagamentos móveisSimSim
Controlo do cartãoSimSim

(1) Subscrição dos benefícios

O Openbank irá cobrar ao Titular a comissão de subscrição para a ativação do Cartão (Modo On) no dia seguinte à ativação. Esta comissão é mensal e, como tal, o Openbank cobrá-la-á todos os meses.

Se o Titular desativar o cartão (Modo Off ) antes do fim do mês, o Openbank não cobrará a comissão correspondente ao mês seguinte (no que toca à comissão já paga, não há lugar a qualquer reembolso) e os serviços correspondentes ao Cartão serão mantidos durante todo o mês.

Não existe qualquer limite para a ativação/desativação do Cartão.

O custo da subscrição das vantagens de viagem do cartão será grátis para os primeiros 20.000 novos clientes que abram conta antes de 31/05/2020. A partir de 01/06/2020, o custo da subscrição será de 7,99 €/mês

Levantamentos em numerário

Uma vez esgotados os levantamentos gratuitos referidos, poderá ser cobrada ao Titular a comissão por levantamentos em numerário aplicada pela instituição à qual o caixa automático (ATM) pertence (com exceção dos ATMs do Banco Santander, S.A. em todo o mundo).

Seguro de acidentes e assistência em viagem: o certificado de Seguro correspondente é disponibilizado em: Certificado do Seguro.

Taxa de câmbio

Será aplicada a taxa de câmbio oficial fornecida pela Mastercard. O Openbank não adicionará qualquer valor à taxa de câmbio oficial aplicável (que será igualmente aplicável durante os fins-desemana).

Existirão duas situações em que a taxa de câmbio é utilizada:

  1. Autorização de compras: o Titular visualizará os movimentos em EUROS na secção de movimentos provisórios da conta à ordem.
  2. Liquidação das compras: o Titular visualizará os movimentos em EUROS na secção de movimentos da conta à ordem.

A taxa de câmbio pode alterar-se entre o momento da autorização e da liquidação, uma vez que a segunda apenas terá lugar alguns dias depois da primeira.

Pagamentos móveis

Atualmente, os únicos meios de pagamento móvel disponíveis são o Apple Pay, Fitbit Pay, Garmin Pay e Openbank Pay.

Informação pré-contratual normalizado de informação da Conta à Ordem Open

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(Em vigor desde 12/12/2019)

Comissões e encargos

Sem comissões de manutenção de conta e sem comissões de gestão por transação. Isenta de comissões pela atualização de informações através da Internet e o titular da Conta à Ordem Open receberá um cartão de débito gratuitamente.

O titular receberá gratuitamente as suas informações bancárias através da sua área pessoal no site ou app do OPEN BANK, S.A. (doravante designado por “Openbank” ou “Banco”); No entanto, se optar por receber informações por correio normal, todas as despesas de envio, incluindo impostos, serão suportadas pelo titular da conta e serão liquidadas de acordo com os custos de envio ou de comunicações aplicáveis em cada momento.

Taxa de juro da Conta à Ordem Open

Sem taxa de juro remuneratória.

Ultrapassagens de crédito

Quaisquer levantamentos a descoberto tacitamente autorizados pelo Banco, bem como quaisquer impostos a pagar sobre os mesmos, nomeadamente o Imposto do Selo ao abrigo do direito fiscal português, serão devidos e reembolsados sem aviso prévio.

A taxa de juro anual nominal aplicável aos montantes a descoberto a favor do Banco é de 7,25% (7,50% de Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (doravante, “TAEG”). Não será cobrada qualquer comissão por ultrapassagem de crédito na Conta à Ordem Open.

Os saldos devedores da conta acumularão juros diariamente a favor do Banco durante o descoberto.

O juro será calculado multiplicando a soma dos saldos diários a descoberto, pela taxa de juro anual nominal, e dividindo o resultado por 365 (ou 366, no caso de se tratar de um ano bissexto).

Qualquer juro aplicável a montantes a descoberto será liquidado mensalmente no dia do mês em que a Conta à Ordem Open foi aberta.

Para as ultrapassagens de crédito sujeitas ao regime jurídico espanhol dos contratos de crédito aos consumidores (Ley de contratos de crédito al consumo), a taxa de juro aplicada não pode dar origem a uma TAEG 2,5 vezes superior à taxa de juro de referência.

Os juros cobrados pelo Banco estão sujeitos ao Imposto de Selo em Portugal à taxa de 4%, que será cobrado juntamente com o montante da ultrapassagem de crédito.

Duração do contrato de Conta à Ordem Open

O contrato de Conta à Ordem Open é de duração indeterminada. O titular da conta pode denunciar o contrato em qualquer altura, mediante aviso prévio e por escrito ao Banco com um mês de antecedência.

O Banco pode, igualmente, denunciar com aviso prévio por escrito ao Cliente, com pelo menos dois meses de antecedência.

A denúncia ou resolução deste contrato implicará o cancelamento de todos os produtos que o Cliente tenha subscrito com o Banco nesse momento.

Quando os termos e condições aplicáveis a qualquer um desses produtos não permitirem o cancelamento antecipado, a rescisão efetiva deste contrato será adiada até à data de vencimento dos produtos afetados por essa limitação e, se houver vários, até ao último destes.

O Openbank pode alterar os juros, taxas e outros termos do contrato mediante aviso prévio ao Cliente, pelo menos dois meses antes de as alterações entrarem em vigor.

Ficará subentendido que o titular da Conta à Ordem Open aceita a alteração se não for fornecida ao Banco, dentro do referido período, uma notificação por escrito da rescisão do contrato e subsequente cancelamento da conta.

Direito de livre revogação

O Cliente terá catorze dias de calendário, a contar do dia da assinatura do contrato de Conta à Ordem Open, para exercer o seu direito de revogação do contrato sem a necessidade de indicar qualquer motivo e sem penalização, devendo, para tal, comunicar a sua decisão ao Banco dentro desse período, por um dos seguintes meios:

  • E-mail: contacto@openbank.com;
  • Telefone: (+351) 800 785 168;
  • Correio: OPEN BANK, S.A., Apdo de Correos, 1086, 28014, Madrid, ou OPEN BANK, S.A., Paseo de
    la Castellana, 134, 28046, Madrid; ou
  • Por quaisquer outros meios admitidos por Lei.

Fundo de Garantia de Depósitos

O Openbank integra o Fundo de Garantia de Depósitos espanhol para Instituições de Crédito. Para depósitos em numerário, o montante máximo garantido é de 100.000 € por depositante em cada instituição de crédito.

O Openbank também observa os “Princípios Comuns para a Mobilidade de Serviços Bancários”, concebidos para implementação ao nível da UE pelo Comité Bancário Europeu (CBE). Estes princípios podem ser encontrados no seguinte website: http://www.eacb.coop/en/position-papers/consumers-affairs/ebic-common-principles-for-bank-accounts-switching.html

Idioma do contrato da Conta à Ordem Open

O presente Contrato é celebrado em português e todas as comunicações do Banco para o Cliente durante a relação contratual devem ser realizadas neste idioma, salvo acordo das partes em sentido contrário.

Procedimento de reclamação e resolução extrajudicial de litígios

Na eventualidade da ocorrência de qualquer divergência entre o Banco e o titular da conta ou Cliente relativamente a qualquer questão relativa ao produto descrito neste documento, as reclamações podem ser apresentadas junto do Serviço de Reclamações do Banco de Espanha, em Alcalá, 48 – 28014 Madrid.

Previamente à apresentação junto da entidade supramencionada, a reclamação terá de ser enviada por correio para o Serviço de Reclamações e de Apoio ao Cliente (Reclamaciones y Atención al Cliente), Calle Princesa, 25, Edificio Hexágono, 2ª planta, 28008, Madrid (Espanha), ou para o escritório do Provedor do Cliente (Oficina del Defensor del Cliente) do Grupo Santander, Apartado de correos 14019, 28080 Madrid (Espanha).

Legislação e foro aplicável

Este contrato será regido pelo direito espanhol, a menos que sobre este prevaleça direito vinculativo de qualquer outra jurisdição aplicável.

Quaisquer assuntos decorrentes da interpretação, aplicação ou aplicação deste contrato estão sujeitos à jurisdição dos tribunais e órgãos jurisdicionais espanhóis que são competentes ao abrigo do direito processual espanhol, a menos que o titular da conta se qualifique como consumidor ao abrigo das leis do seu Estado-Membro, caso em que essas questões também podem ser submetidas pelo consumidor relevante à jurisdição dos tribunais e órgãos jurisdicionais competentes com autoridade ao abrigo das leis do seu Estado-Membro.

Período de validade destes termos e condições

Os presentes termos e condições permanecerão em vigor até o Banco emitir uma versão atualizada dos mesmos.

Perguntas frequentes sobre a Conta à Ordem Openbank

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Porque sabemos que se trata de um banco inovador e que suscita algumas dúvidas, explicamos-lhe de seguida algumas das dúvidas mais comuns sobre esta conta.

1 – O que a Conta à Ordem Openbank oferece?

A conta à Ordem Openbank é uma opção totalmente isenta de comissões de abertura, manutenção ou encerramento.

Além disso possui um IBAN europeu, e, portanto não tem qualquer tipo de restrições de utilização em Portugal.

É essencial frisar que existem inúmeras vantagens na sua utilização.

Entre as principais encontram-se:

    • Transferências gratuitas, em euros, em âmbito nacional ou da União Europeia
    • Cinco levantamentos gratuitos em qualquer caixa ATM pertencente à zona do euro
    • Levantamentos gratuitos ilimitados em caixas Santander pelo mundo
    • Cartão Я42 grátis com dupla funcionalidade: débito + cartão de viagem
    • Acesso a ferramentas da App como controlo do cartão e gestor de senhas

2 – O que é necessário para abrir a conta no Openbank?

Primeiramente, deve cumprir os requisitos do banco. Os mesmos são:

  • Ser maior de idade;
  • Residir em Portugal
  • Possuir documento de identificação em vigor.

Cumpridas estas condições, basta fazer o download da App ou aceder ao site e selecionar a opção “Abrir Conta”.

3 – Qual a taxa cobrada por compras fora da zona do euro com o cartão Я42 ?

A taxa cobrada vai corresponde a 1,5% do valor total da compra.

4 – O que é a “Conta à Ordem 50 €”?

Em caráter promocional, o Openbank disponibilizou até 31 de maio de 2020 o valor de 50 € para quem abrisse uma conta à ordem.

5 – A Conta à Ordem Open pode servir como uma conta para o ordenado?

Sim, a Conta à Ordem não tem qualquer restrição que a impossibilite de ser utilizada como uma Conta Ordenado em Portugal.

Isso porque as empresas portuguesas estão legalmente obrigadas a transferir o salário para qualquer IBAN europeu.

6 – Qual valor será cobrado pelas “Vantagens de Viagem” após o período promocional?

A promoção tem duração até 31/07/2020, na qual os primeiros 30.000 clientes que abrirem uma conta poderão desfrutar das vantagens sem limites de prazo.

Após essa data, os novos clientes deverão pagar o valor de 7,99€ por mês.

Qual a sua opinião sobre a Conta à Ordem Open?

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Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt