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Conta à Ordem Openbank – Grátis
Conta à ordem sem comissões para clientes particulares
- Conta sem comissões
- Transferências em euros: Grátis
- Atendimento personalizado 365 dias por ano
- Cartão Я42 grátis: Cartão de débito + Cartão de viagem
Menu: Sobre – Comissões – Informação Pré-contratual – Perguntas Frequentes – Opinião
Sobre a Conta à Ordem Openbank
O Openbank chegou ao mercado português como um produto inovador no mundo dos bancos digitais.
Além de contar com os produtos bancários mais tradicionais, como contas e cartões, a instituição também oferece as mais diversas funcionalidades na sua App. As mesmas vão desde um categorizador de gastos até ao acesso a um gestor de investimentos.
Saiba um pouco mais sobre o produto mais utilizado, que é a Conta à Ordem Openbank.
Informação sobre as comissões da Conta à Ordem Open
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OPEN BANK, S.A. Conta à Ordem Open em vigor desde 12/12/2019
O presente informa-o acerca das comissões aplicadas pela utilização dos principais serviços associados à conta de pagamento. Ajudará a comparar com as comissões de outras contas.
Também se podem aplicar comissões pela utilização de outros serviços associados à conta que não se indicam aqui. Encontrará todas as informações na Informação Pré-contratual da Conta à Ordem Open.
Tem à sua disposição, de forma gratuita, um glossário dos termos utilizados no presente documento.
Características gerais
Tipo de conta | Conta à Ordem |
A quem se destina | Particulares |
Custo de manutenção da conta | 0,00€ |
Cartão de débito | Grátis |
Idade mínima | 18 anos |
Residência fiscal | Portugal |
IBAN europeu | ES00 0000 0000 00 0000000000 (24 Caracteres) |
BIC/Swift | OPENESMMXXX |
Moeda | Euro (EUR) |
Moeda | Euro (EUR) |
Taxa de juro da conta | Sem taxa de juro remuneratória |
Permite ultrapassagens de crédito (Descoberto bancário) |
|
Saldos devedores | (Saldos diários a descoberto x TAN)/(365 ou 366 dias) Cobrado no dia da abertura de conta. |
Pagamentos (exceto cartões) – Transferências
SEPA emitida em euros online | 0,00€ |
SEPA recebida em euros | 0,00€ |
Não SEPA emitida em euros online | Mín. 15 € + 9,02 € Swift |
Não SEPA recebida em euros | 0,10% / (Mín. 12,02 €) |
Câmbio de divisa | 0,2% (Mínimo 3,01 €) |
Pagamentos (exceto cartões) – Ordem permanente
SEPA emitida em euros online | 0,00€ |
SEPA recebida em euros | 0,00€ |
Não SEPA emitida em euros online | Mín. 15 € + 9,02 € Swift |
Não SEPA recebida em euros | 0,10% / (Mín. 12,02 €) |
Câmbio de divisa | 0,2% (Mínimo 3,01 €) |
Serviços de alertas (SMS, email o similar)
Descoberto Expresso | Serviço não disponível |
Descoberto Tácito | Por juros devedores 0% (TANB anual) |
Outros serviços
Negociação e compensação de cheques | Serviço não disponível |
Devolução de cheques | Serviço não disponível |
Serviço de alertas (SMS, e-mail ou semelhante) | 0,00€ |
Cartões e numerário
Emissão e manutenção de um cartão de débito e prépago (Я42 e eCommerce Card) |
|
Emissão e manutenção de um cartão de crédito | Serviço não disponível |
Levantamento de numerário a débito em caixa automático | Ver abaixo Я42 (modo Off/On) |
Levantamento de numerário a crédito em caixa automático | Serviço não disponível |
Serviços e Benefícios do Cartão de débito Mastercard Я42
Benefícios Desativados (Modo Off) | Benefícios Ativados (Modo On) | |
Entrega do cartão | 0,00€ | 0,00€ |
Subscrição dos benefícios | N/A | 7,99 €/mês – ver (1) |
Compras em divisas estrangeiras (diferentes do €) | 1,5% do valor da compra | 0,00€ |
Levantamentos em numerário gratuitos |
|
|
Seguro de acidentes e assistência em viagem | N/A | Sim |
Taxa de câmbio | Sim | Sim |
Pagamentos móveis | Sim | Sim |
Controlo do cartão | Sim | Sim |
(1) Subscrição dos benefícios
O Openbank irá cobrar ao Titular a comissão de subscrição para a ativação do Cartão (Modo On) no dia seguinte à ativação. Esta comissão é mensal e, como tal, o Openbank cobrá-la-á todos os meses.
Se o Titular desativar o cartão (Modo Off ) antes do fim do mês, o Openbank não cobrará a comissão correspondente ao mês seguinte (no que toca à comissão já paga, não há lugar a qualquer reembolso) e os serviços correspondentes ao Cartão serão mantidos durante todo o mês.
Não existe qualquer limite para a ativação/desativação do Cartão.
O custo da subscrição das vantagens de viagem do cartão será grátis para os primeiros 20.000 novos clientes que abram conta antes de 31/05/2020. A partir de 01/06/2020, o custo da subscrição será de 7,99 €/mês
Levantamentos em numerário
Uma vez esgotados os levantamentos gratuitos referidos, poderá ser cobrada ao Titular a comissão por levantamentos em numerário aplicada pela instituição à qual o caixa automático (ATM) pertence (com exceção dos ATMs do Banco Santander, S.A. em todo o mundo).
Seguro de acidentes e assistência em viagem: o certificado de Seguro correspondente é disponibilizado em: Certificado do Seguro.
Taxa de câmbio
Será aplicada a taxa de câmbio oficial fornecida pela Mastercard. O Openbank não adicionará qualquer valor à taxa de câmbio oficial aplicável (que será igualmente aplicável durante os fins-desemana).
Existirão duas situações em que a taxa de câmbio é utilizada:
- Autorização de compras: o Titular visualizará os movimentos em EUROS na secção de movimentos provisórios da conta à ordem.
- Liquidação das compras: o Titular visualizará os movimentos em EUROS na secção de movimentos da conta à ordem.
A taxa de câmbio pode alterar-se entre o momento da autorização e da liquidação, uma vez que a segunda apenas terá lugar alguns dias depois da primeira.
Pagamentos móveis
Atualmente, os únicos meios de pagamento móvel disponíveis são o Apple Pay, Fitbit Pay, Garmin Pay e Openbank Pay.
Informação pré-contratual normalizado de informação da Conta à Ordem Open
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(Em vigor desde 12/12/2019)
Comissões e encargos
Sem comissões de manutenção de conta e sem comissões de gestão por transação. Isenta de comissões pela atualização de informações através da Internet e o titular da Conta à Ordem Open receberá um cartão de débito gratuitamente.
O titular receberá gratuitamente as suas informações bancárias através da sua área pessoal no site ou app do OPEN BANK, S.A. (doravante designado por “Openbank” ou “Banco”); No entanto, se optar por receber informações por correio normal, todas as despesas de envio, incluindo impostos, serão suportadas pelo titular da conta e serão liquidadas de acordo com os custos de envio ou de comunicações aplicáveis em cada momento.
Taxa de juro da Conta à Ordem Open
Sem taxa de juro remuneratória.
Ultrapassagens de crédito
Quaisquer levantamentos a descoberto tacitamente autorizados pelo Banco, bem como quaisquer impostos a pagar sobre os mesmos, nomeadamente o Imposto do Selo ao abrigo do direito fiscal português, serão devidos e reembolsados sem aviso prévio.
A taxa de juro anual nominal aplicável aos montantes a descoberto a favor do Banco é de 7,25% (7,50% de Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (doravante, “TAEG”). Não será cobrada qualquer comissão por ultrapassagem de crédito na Conta à Ordem Open.
Os saldos devedores da conta acumularão juros diariamente a favor do Banco durante o descoberto.
O juro será calculado multiplicando a soma dos saldos diários a descoberto, pela taxa de juro anual nominal, e dividindo o resultado por 365 (ou 366, no caso de se tratar de um ano bissexto).
Qualquer juro aplicável a montantes a descoberto será liquidado mensalmente no dia do mês em que a Conta à Ordem Open foi aberta.
Para as ultrapassagens de crédito sujeitas ao regime jurídico espanhol dos contratos de crédito aos consumidores (Ley de contratos de crédito al consumo), a taxa de juro aplicada não pode dar origem a uma TAEG 2,5 vezes superior à taxa de juro de referência.
Os juros cobrados pelo Banco estão sujeitos ao Imposto de Selo em Portugal à taxa de 4%, que será cobrado juntamente com o montante da ultrapassagem de crédito.
Duração do contrato de Conta à Ordem Open
O contrato de Conta à Ordem Open é de duração indeterminada. O titular da conta pode denunciar o contrato em qualquer altura, mediante aviso prévio e por escrito ao Banco com um mês de antecedência.
O Banco pode, igualmente, denunciar com aviso prévio por escrito ao Cliente, com pelo menos dois meses de antecedência.
A denúncia ou resolução deste contrato implicará o cancelamento de todos os produtos que o Cliente tenha subscrito com o Banco nesse momento.
Quando os termos e condições aplicáveis a qualquer um desses produtos não permitirem o cancelamento antecipado, a rescisão efetiva deste contrato será adiada até à data de vencimento dos produtos afetados por essa limitação e, se houver vários, até ao último destes.
O Openbank pode alterar os juros, taxas e outros termos do contrato mediante aviso prévio ao Cliente, pelo menos dois meses antes de as alterações entrarem em vigor.
Ficará subentendido que o titular da Conta à Ordem Open aceita a alteração se não for fornecida ao Banco, dentro do referido período, uma notificação por escrito da rescisão do contrato e subsequente cancelamento da conta.
Direito de livre revogação
O Cliente terá catorze dias de calendário, a contar do dia da assinatura do contrato de Conta à Ordem Open, para exercer o seu direito de revogação do contrato sem a necessidade de indicar qualquer motivo e sem penalização, devendo, para tal, comunicar a sua decisão ao Banco dentro desse período, por um dos seguintes meios:
- E-mail: contacto@openbank.com;
- Telefone: (+351) 800 785 168;
- Correio: OPEN BANK, S.A., Apdo de Correos, 1086, 28014, Madrid, ou OPEN BANK, S.A., Paseo de
la Castellana, 134, 28046, Madrid; ou - Por quaisquer outros meios admitidos por Lei.
Fundo de Garantia de Depósitos
O Openbank integra o Fundo de Garantia de Depósitos espanhol para Instituições de Crédito. Para depósitos em numerário, o montante máximo garantido é de 100.000 € por depositante em cada instituição de crédito.
O Openbank também observa os “Princípios Comuns para a Mobilidade de Serviços Bancários”, concebidos para implementação ao nível da UE pelo Comité Bancário Europeu (CBE). Estes princípios podem ser encontrados no seguinte website: http://www.eacb.coop/en/position-papers/consumers-affairs/ebic-common-principles-for-bank-accounts-switching.html
Idioma do contrato da Conta à Ordem Open
O presente Contrato é celebrado em português e todas as comunicações do Banco para o Cliente durante a relação contratual devem ser realizadas neste idioma, salvo acordo das partes em sentido contrário.
Procedimento de reclamação e resolução extrajudicial de litígios
Na eventualidade da ocorrência de qualquer divergência entre o Banco e o titular da conta ou Cliente relativamente a qualquer questão relativa ao produto descrito neste documento, as reclamações podem ser apresentadas junto do Serviço de Reclamações do Banco de Espanha, em Alcalá, 48 – 28014 Madrid.
Previamente à apresentação junto da entidade supramencionada, a reclamação terá de ser enviada por correio para o Serviço de Reclamações e de Apoio ao Cliente (Reclamaciones y Atención al Cliente), Calle Princesa, 25, Edificio Hexágono, 2ª planta, 28008, Madrid (Espanha), ou para o escritório do Provedor do Cliente (Oficina del Defensor del Cliente) do Grupo Santander, Apartado de correos 14019, 28080 Madrid (Espanha).
Legislação e foro aplicável
Este contrato será regido pelo direito espanhol, a menos que sobre este prevaleça direito vinculativo de qualquer outra jurisdição aplicável.
Quaisquer assuntos decorrentes da interpretação, aplicação ou aplicação deste contrato estão sujeitos à jurisdição dos tribunais e órgãos jurisdicionais espanhóis que são competentes ao abrigo do direito processual espanhol, a menos que o titular da conta se qualifique como consumidor ao abrigo das leis do seu Estado-Membro, caso em que essas questões também podem ser submetidas pelo consumidor relevante à jurisdição dos tribunais e órgãos jurisdicionais competentes com autoridade ao abrigo das leis do seu Estado-Membro.
Período de validade destes termos e condições
Os presentes termos e condições permanecerão em vigor até o Banco emitir uma versão atualizada dos mesmos.
Perguntas frequentes sobre a Conta à Ordem Openbank
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Porque sabemos que se trata de um banco inovador e que suscita algumas dúvidas, explicamos-lhe de seguida algumas das dúvidas mais comuns sobre esta conta.
1 – O que a Conta à Ordem Openbank oferece?
A conta à Ordem Openbank é uma opção totalmente isenta de comissões de abertura, manutenção ou encerramento.
Além disso possui um IBAN europeu, e, portanto não tem qualquer tipo de restrições de utilização em Portugal.
É essencial frisar que existem inúmeras vantagens na sua utilização.
Entre as principais encontram-se:
- Transferências gratuitas, em euros, em âmbito nacional ou da União Europeia
- Cinco levantamentos gratuitos em qualquer caixa ATM pertencente à zona do euro
- Levantamentos gratuitos ilimitados em caixas Santander pelo mundo
- Cartão Я42 grátis com dupla funcionalidade: débito + cartão de viagem
- Acesso a ferramentas da App como controlo do cartão e gestor de senhas
2 – O que é necessário para abrir a conta no Openbank?
Primeiramente, deve cumprir os requisitos do banco. Os mesmos são:
- Ser maior de idade;
- Residir em Portugal
- Possuir documento de identificação em vigor.
Cumpridas estas condições, basta fazer o download da App ou aceder ao site e selecionar a opção “Abrir Conta”.
3 – Qual a taxa cobrada por compras fora da zona do euro com o cartão Я42 ?
A taxa cobrada vai corresponde a 1,5% do valor total da compra.
4 – O que é a “Conta à Ordem 50 €”?
Em caráter promocional, o Openbank disponibilizou até 31 de maio de 2020 o valor de 50 € para quem abrisse uma conta à ordem.
5 – A Conta à Ordem Open pode servir como uma conta para o ordenado?
Sim, a Conta à Ordem não tem qualquer restrição que a impossibilite de ser utilizada como uma Conta Ordenado em Portugal.
Isso porque as empresas portuguesas estão legalmente obrigadas a transferir o salário para qualquer IBAN europeu.
6 – Qual valor será cobrado pelas “Vantagens de Viagem” após o período promocional?
A promoção tem duração até 31/07/2020, na qual os primeiros 30.000 clientes que abrirem uma conta poderão desfrutar das vantagens sem limites de prazo.
Após essa data, os novos clientes deverão pagar o valor de 7,99€ por mês.
Qual a sua opinião sobre a Conta à Ordem Open?
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Bom dia
Gostaria de obter a seguinte informação
Esta conta pode ter débitos de contadores de agua e luz ?
O que são os Benefícios Ativados (Modo On) do cartão
Desde já obrigada
Boa noite
Gostaria de obter a seguinte informação
Esta conta pode ter débitos de contadores de agua e luz ?
O que são os Benefícios Ativados (Modo On) do cartão
Desde já obrigada