Início > Contas Bancárias > Contas Openbank > Conta à Ordem Openbank

openbank, um banco digital do grupo Santander

Conta à Ordem Openbank – Grátis

Conta à ordem sem comissões para clientes particulares

Conta à ordem openbank

  • Conta sem comissões
  • Transferências em euros: Grátis
  • Atendimento personalizado 365 dias por ano
  • Cartão Я42 grátis: Cartão de débito + Cartão de viagem

Menu: Sobre ComissõesInformação Pré-contratualPerguntas FrequentesOpinião

Sobre a Conta à Ordem Openbank

O Openbank chegou ao mercado português como um produto inovador no mundo dos bancos digitais.

Além de contar com os produtos bancários mais tradicionais, como contas e cartões, a instituição também oferece as mais diversas funcionalidades na sua App. As mesmas vão desde um categorizador de gastos até ao acesso a um gestor de investimentos.

Saiba um pouco mais sobre o produto mais utilizado, que é a Conta à Ordem Openbank.

Informação sobre as comissões da Conta à Ordem Open

Menu: Sobre ComissõesInformação Pré-contratualPerguntas FrequentesOpinião

OPEN BANK, S.A. Conta à Ordem Open em vigor desde 12/12/2019

O presente informa-o acerca das comissões aplicadas pela utilização dos principais serviços associados à conta de pagamento. Ajudará a comparar com as comissões de outras contas.

Também se podem aplicar comissões pela utilização de outros serviços associados à conta que não se indicam aqui. Encontrará todas as informações na Informação Pré-contratual da Conta à Ordem Open.

Tem à sua disposição, de forma gratuita, um glossário dos termos utilizados no presente documento.

Características gerais

Tipo de contaConta à Ordem
A quem se destinaParticulares
Custo de manutenção da conta0,00€
Cartão de débitoGrátis
Idade mínima18 anos
Residência fiscalPortugal
IBAN europeuES00 0000 0000 00 0000000000 (24 Caracteres)
BIC/SwiftOPENESMMXXX
MoedaEuro (EUR)
MoedaEuro (EUR)
Taxa de juro da contaSem taxa de juro remuneratória
Permite ultrapassagens de crédito (Descoberto bancário)
  • TAN = 7,25%
  • TAEG = 7,50%
Saldos devedores(Saldos diários a descoberto x TAN)/(365 ou 366 dias) Cobrado no dia da abertura de conta.

Pagamentos (exceto cartões) – Transferências

SEPA emitida em euros online0,00€
SEPA recebida em euros0,00€
Não SEPA emitida em euros onlineMín. 15 € + 9,02 € Swift
Não SEPA recebida em euros0,10% / (Mín. 12,02 €)
Câmbio de divisa0,2% (Mínimo 3,01 €)

Pagamentos (exceto cartões) – Ordem permanente

SEPA emitida em euros online0,00€
SEPA recebida em euros0,00€
Não SEPA emitida em euros onlineMín. 15 € + 9,02 € Swift
Não SEPA recebida em euros0,10% / (Mín. 12,02 €)
Câmbio de divisa0,2% (Mínimo 3,01 €)

Serviços de alertas (SMS, email o similar)

Descoberto ExpressoServiço não disponível
Descoberto TácitoPor juros devedores 0% (TANB anual)

Outros serviços

Negociação e compensação de chequesServiço não disponível
Devolução de chequesServiço não disponível
Serviço de alertas (SMS, e-mail ou semelhante)0,00€

Cartões e numerário

Emissão e manutenção de um cartão de débito e prépago (Я42 e eCommerce Card)
  • 0,00€
  • Ver abaixo Я42 (modo Off/On)
Emissão e manutenção de um cartão de créditoServiço não disponível
Levantamento de numerário a débito em caixa automáticoVer abaixo Я42 (modo Off/On)
Levantamento de numerário a crédito em caixa automáticoServiço não disponível

Serviços e Benefícios do Cartão de débito Mastercard Я42

Benefícios Desativados (Modo Off)Benefícios Ativados (Modo On)
Entrega do cartão0,00€0,00€
Subscrição dos benefíciosN/A7,99 €/mês – ver (1)
Compras em divisas estrangeiras (diferentes do €)1,5% do valor da compra0,00€
Levantamentos em numerário gratuitos
  • Zona euro: 5 levantamentos por mês
  • Banco Santander, S.A. em todo o mundo: 0 €
  • Resto do mundo: 5 levantamentos por mês
  • Banco Santander, S.A. em todo o mundo: 0 €
Seguro de acidentes e assistência em viagemN/ASim
Taxa de câmbioSimSim
Pagamentos móveisSimSim
Controlo do cartãoSimSim

(1) Subscrição dos benefícios

O Openbank irá cobrar ao Titular a comissão de subscrição para a ativação do Cartão (Modo On) no dia seguinte à ativação. Esta comissão é mensal e, como tal, o Openbank cobrá-la-á todos os meses.

Se o Titular desativar o cartão (Modo Off ) antes do fim do mês, o Openbank não cobrará a comissão correspondente ao mês seguinte (no que toca à comissão já paga, não há lugar a qualquer reembolso) e os serviços correspondentes ao Cartão serão mantidos durante todo o mês.

Não existe qualquer limite para a ativação/desativação do Cartão.

O custo da subscrição das vantagens de viagem do cartão será grátis para os primeiros 20.000 novos clientes que abram conta antes de 31/05/2020. A partir de 01/06/2020, o custo da subscrição será de 7,99 €/mês

Levantamentos em numerário

Uma vez esgotados os levantamentos gratuitos referidos, poderá ser cobrada ao Titular a comissão por levantamentos em numerário aplicada pela instituição à qual o caixa automático (ATM) pertence (com exceção dos ATMs do Banco Santander, S.A. em todo o mundo).

Seguro de acidentes e assistência em viagem: o certificado de Seguro correspondente é disponibilizado em: Certificado do Seguro.

Taxa de câmbio

Será aplicada a taxa de câmbio oficial fornecida pela Mastercard. O Openbank não adicionará qualquer valor à taxa de câmbio oficial aplicável (que será igualmente aplicável durante os fins-desemana).

Existirão duas situações em que a taxa de câmbio é utilizada:

  1. Autorização de compras: o Titular visualizará os movimentos em EUROS na secção de movimentos provisórios da conta à ordem.
  2. Liquidação das compras: o Titular visualizará os movimentos em EUROS na secção de movimentos da conta à ordem.

A taxa de câmbio pode alterar-se entre o momento da autorização e da liquidação, uma vez que a segunda apenas terá lugar alguns dias depois da primeira.

Pagamentos móveis

Atualmente, os únicos meios de pagamento móvel disponíveis são o Apple Pay, Fitbit Pay, Garmin Pay e Openbank Pay.

Informação pré-contratual normalizado de informação da Conta à Ordem Open

Menu: Sobre ComissõesInformação Pré-contratualPerguntas FrequentesOpinião

(Em vigor desde 12/12/2019)

Comissões e encargos

Sem comissões de manutenção de conta e sem comissões de gestão por transação. Isenta de comissões pela atualização de informações através da Internet e o titular da Conta à Ordem Open receberá um cartão de débito gratuitamente.

O titular receberá gratuitamente as suas informações bancárias através da sua área pessoal no site ou app do OPEN BANK, S.A. (doravante designado por “Openbank” ou “Banco”); No entanto, se optar por receber informações por correio normal, todas as despesas de envio, incluindo impostos, serão suportadas pelo titular da conta e serão liquidadas de acordo com os custos de envio ou de comunicações aplicáveis em cada momento.

Taxa de juro da Conta à Ordem Open

Sem taxa de juro remuneratória.

Ultrapassagens de crédito

Quaisquer levantamentos a descoberto tacitamente autorizados pelo Banco, bem como quaisquer impostos a pagar sobre os mesmos, nomeadamente o Imposto do Selo ao abrigo do direito fiscal português, serão devidos e reembolsados sem aviso prévio.

A taxa de juro anual nominal aplicável aos montantes a descoberto a favor do Banco é de 7,25% (7,50% de Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (doravante, “TAEG”). Não será cobrada qualquer comissão por ultrapassagem de crédito na Conta à Ordem Open.

Os saldos devedores da conta acumularão juros diariamente a favor do Banco durante o descoberto.

O juro será calculado multiplicando a soma dos saldos diários a descoberto, pela taxa de juro anual nominal, e dividindo o resultado por 365 (ou 366, no caso de se tratar de um ano bissexto).

Qualquer juro aplicável a montantes a descoberto será liquidado mensalmente no dia do mês em que a Conta à Ordem Open foi aberta.

Para as ultrapassagens de crédito sujeitas ao regime jurídico espanhol dos contratos de crédito aos consumidores (Ley de contratos de crédito al consumo), a taxa de juro aplicada não pode dar origem a uma TAEG 2,5 vezes superior à taxa de juro de referência.

Os juros cobrados pelo Banco estão sujeitos ao Imposto de Selo em Portugal à taxa de 4%, que será cobrado juntamente com o montante da ultrapassagem de crédito.

Duração do contrato de Conta à Ordem Open

O contrato de Conta à Ordem Open é de duração indeterminada. O titular da conta pode denunciar o contrato em qualquer altura, mediante aviso prévio e por escrito ao Banco com um mês de antecedência.

O Banco pode, igualmente, denunciar com aviso prévio por escrito ao Cliente, com pelo menos dois meses de antecedência.

A denúncia ou resolução deste contrato implicará o cancelamento de todos os produtos que o Cliente tenha subscrito com o Banco nesse momento.

Quando os termos e condições aplicáveis a qualquer um desses produtos não permitirem o cancelamento antecipado, a rescisão efetiva deste contrato será adiada até à data de vencimento dos produtos afetados por essa limitação e, se houver vários, até ao último destes.

O Openbank pode alterar os juros, taxas e outros termos do contrato mediante aviso prévio ao Cliente, pelo menos dois meses antes de as alterações entrarem em vigor.

Ficará subentendido que o titular da Conta à Ordem Open aceita a alteração se não for fornecida ao Banco, dentro do referido período, uma notificação por escrito da rescisão do contrato e subsequente cancelamento da conta.

Direito de livre revogação

O Cliente terá catorze dias de calendário, a contar do dia da assinatura do contrato de Conta à Ordem Open, para exercer o seu direito de revogação do contrato sem a necessidade de indicar qualquer motivo e sem penalização, devendo, para tal, comunicar a sua decisão ao Banco dentro desse período, por um dos seguintes meios:

  • E-mail: contacto@openbank.com;
  • Telefone: (+351) 800 785 168;
  • Correio: OPEN BANK, S.A., Apdo de Correos, 1086, 28014, Madrid, ou OPEN BANK, S.A., Paseo de
    la Castellana, 134, 28046, Madrid; ou
  • Por quaisquer outros meios admitidos por Lei.

Fundo de Garantia de Depósitos

O Openbank integra o Fundo de Garantia de Depósitos espanhol para Instituições de Crédito. Para depósitos em numerário, o montante máximo garantido é de 100.000 € por depositante em cada instituição de crédito.

O Openbank também observa os “Princípios Comuns para a Mobilidade de Serviços Bancários”, concebidos para implementação ao nível da UE pelo Comité Bancário Europeu (CBE). Estes princípios podem ser encontrados no seguinte website: http://www.eacb.coop/en/position-papers/consumers-affairs/ebic-common-principles-for-bank-accounts-switching.html

Idioma do contrato da Conta à Ordem Open

O presente Contrato é celebrado em português e todas as comunicações do Banco para o Cliente durante a relação contratual devem ser realizadas neste idioma, salvo acordo das partes em sentido contrário.

Procedimento de reclamação e resolução extrajudicial de litígios

Na eventualidade da ocorrência de qualquer divergência entre o Banco e o titular da conta ou Cliente relativamente a qualquer questão relativa ao produto descrito neste documento, as reclamações podem ser apresentadas junto do Serviço de Reclamações do Banco de Espanha, em Alcalá, 48 – 28014 Madrid.

Previamente à apresentação junto da entidade supramencionada, a reclamação terá de ser enviada por correio para o Serviço de Reclamações e de Apoio ao Cliente (Reclamaciones y Atención al Cliente), Calle Princesa, 25, Edificio Hexágono, 2ª planta, 28008, Madrid (Espanha), ou para o escritório do Provedor do Cliente (Oficina del Defensor del Cliente) do Grupo Santander, Apartado de correos 14019, 28080 Madrid (Espanha).

Legislação e foro aplicável

Este contrato será regido pelo direito espanhol, a menos que sobre este prevaleça direito vinculativo de qualquer outra jurisdição aplicável.

Quaisquer assuntos decorrentes da interpretação, aplicação ou aplicação deste contrato estão sujeitos à jurisdição dos tribunais e órgãos jurisdicionais espanhóis que são competentes ao abrigo do direito processual espanhol, a menos que o titular da conta se qualifique como consumidor ao abrigo das leis do seu Estado-Membro, caso em que essas questões também podem ser submetidas pelo consumidor relevante à jurisdição dos tribunais e órgãos jurisdicionais competentes com autoridade ao abrigo das leis do seu Estado-Membro.

Período de validade destes termos e condições

Os presentes termos e condições permanecerão em vigor até o Banco emitir uma versão atualizada dos mesmos.

Perguntas frequentes sobre a Conta à Ordem Openbank

Menu: Sobre ComissõesInformação Pré-contratualPerguntas FrequentesOpinião

Porque sabemos que se trata de um banco inovador e que suscita algumas dúvidas, explicamos-lhe de seguida algumas das dúvidas mais comuns sobre esta conta.

1 – O que a Conta à Ordem Openbank oferece?

A conta à Ordem Openbank é uma opção totalmente isenta de comissões de abertura, manutenção ou encerramento.

Além disso possui um IBAN europeu, e, portanto não tem qualquer tipo de restrições de utilização em Portugal.

É essencial frisar que existem inúmeras vantagens na sua utilização.

Entre as principais encontram-se:

    • Transferências gratuitas, em euros, em âmbito nacional ou da União Europeia
    • Cinco levantamentos gratuitos em qualquer caixa ATM pertencente à zona do euro
    • Levantamentos gratuitos ilimitados em caixas Santander pelo mundo
    • Cartão Я42 grátis com dupla funcionalidade: débito + cartão de viagem
    • Acesso a ferramentas da App como controlo do cartão e gestor de senhas

2 – O que é necessário para abrir a conta no Openbank?

Primeiramente, deve cumprir os requisitos do banco. Os mesmos são:

  • Ser maior de idade;
  • Residir em Portugal
  • Possuir documento de identificação em vigor.

Cumpridas estas condições, basta fazer o download da App ou aceder ao site e selecionar a opção “Abrir Conta”.

3 – Qual a taxa cobrada por compras fora da zona do euro com o cartão Я42 ?

A taxa cobrada vai corresponde a 1,5% do valor total da compra.

4 – O que é a “Conta à Ordem 50 €”?

Em caráter promocional, o Openbank disponibilizou até 31 de maio de 2020 o valor de 50 € para quem abrisse uma conta à ordem.

5 – A Conta à Ordem Open pode servir como uma conta para o ordenado?

Sim, a Conta à Ordem não tem qualquer restrição que a impossibilite de ser utilizada como uma Conta Ordenado em Portugal.

Isso porque as empresas portuguesas estão legalmente obrigadas a transferir o salário para qualquer IBAN europeu.

6 – Qual valor será cobrado pelas “Vantagens de Viagem” após o período promocional?

A promoção tem duração até 31/07/2020, na qual os primeiros 30.000 clientes que abrirem uma conta poderão desfrutar das vantagens sem limites de prazo.

Após essa data, os novos clientes deverão pagar o valor de 7,99€ por mês.

Qual a sua opinião sobre a Conta à Ordem Open?

Menu: Sobre ComissõesInformação Pré-contratualPerguntas FrequentesOpinião

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais:

3 comentários em “Conta à ordem Openbank Grátis”

  1. Bom dia,esta conta pode ser utilizada para transferencia de um complemento para idosos da segurança social.Neste caso a minha mãe.Obrigada .

  2. Bom dia
    Gostaria de obter a seguinte informação
    Esta conta pode ter débitos de contadores de agua e luz ?
    O que são os Benefícios Ativados (Modo On) do cartão

    Desde já obrigada

  3. Boa noite
    Gostaria de obter a seguinte informação
    Esta conta pode ter débitos de contadores de agua e luz ?
    O que são os Benefícios Ativados (Modo On) do cartão

    Desde já obrigada

Deixe um comentário