Início > Contas Bancárias

Comparador de Contas Bancárias

Escolha o tipo de conta e encontre a melhor conta bancária para si

Atualizado em Junho de 2021
1º Simule
Escolha e compare contas bancárias.
2º Compare o mercado
Encontre a melhor conta em segundos.
3º Poupe Dinheiro
Poupe dinheiro ao encontrar a conta bancária ideal.

Tipos de contas bancárias

Ter uma conta bancária é uma necessidade cada vez mais comum nos dias de hoje. Se pensarmos bem, são poucas as pessoas que não têm uma! Mas mais do que um lugar seguro para guardar o dinheiro, estas podem ter a finalidade de aportar maior rentabilidade, receber o ordenado, criar uma poupança…

As contas mais comuns são designadas de contas à ordem e as contas a prazo. Estas podem ser individuais ou conjuntas.

No artigo de hoje vamos explicar as principais particularidades de cada uma destas tipologias de contas bancárias comercializadas em Portugal. Assim, vai conseguir escolher a que mais se adequa às suas necessidades.

Conheça todos os tipos de contas bancárias comercializadas em Portugal

Cada tipo de conta possui as suas próprias características que podem envolver a forma de movimentação ou a taxa de rentabilidade, por exemplo. Conhecer essas particularidades é essencial para encontrar o tipo de conta mais adequado para si.

De modo a esclarecer os principais aspetos das contas bancárias, listamos as principais informações sobre cada uma delas de seguida.

1 – Conta Bancária Singular vs Conta Conjunta

Primeiramente, é importante saber que entre as modalidades de contas bancárias existem as que são classificadas como singulares (ou particulares) e as conjuntas.

As contas singulares, ou individuais, possuem uma única pessoa como titular. Portanto, este será o único autorizado a realizar transações e operações relativas a essa conta.

Já as contas conjuntas precisam ter, no mínimo, dois titulares. Estes serão co-titulares dos fundos disponíveis na conta. Porém pode haver diferenças em relação à forma como os titulares estão autorizados a movimentar a mesma.

2 – Tipos de contas bancárias coletivas

As contas bancárias coletivas podem ser classificadas em subtipos, que vai conhecer a seguir.

2.1. Conta Conjunta

A principal característica de uma conta conjunta é o facto de ser mais restritiva em relação aos movimentos que podem ser feitos.

Isso acontece pois apesar de ter vários titulares, é sempre necessário a autorização de todos sempre que haja a necessidade de realizar movimentações. Apesar de ser mais seguro, isso pode causar entraves em situações mais urgentes.

2.2. Conta Solidária

A conta solidária, por sua vez, é a única que permite a liberdade de movimentos por todos os titulares da conta.

Ou seja, é possível realizar qualquer movimentação, seja esta de crédito ou débito, com apenas uma assinatura, sem necessitar da autorização dos outros titulares.

Esta flexibilidade torna-a a opção mais escolhida por casais que querem ter uma conta conjunta para gerir as economias familiares.

2.3. Conta Mista

Por fim, esta última categoria de conta conjunta reúne características tanto da conta conjunta, como da conta solidária.

Em termos simples, estas contas podem ser movimentadas por um ou mais titulares. Porém, essas movimentações têm de estar indicadas nas condições declaradas no contrato de constituição da conta bancária.

Os titulares podem escolher e acordar previamente as movimentações exatas que podem ou não ser realizadas.

3 – Outras modalidades de contas bancárias

Além das contas já mencionadas, é possível encontrar outros tipos específicos de contas bancárias. Enumeramo-las de seguida.

3.1. Conta ordenado

Uma conta ordenado é uma conta de depósitos à ordem na qual o titular tem de domiciliar o ordenado.

O pagamento do salário é feito pela entidade empregadora mediante transferência bancária diretamente para essa conta.

Outras características são a possibilidade de obter uma linha de crédito atribuída de forma automática e plafond descoberto. Este plafond é previamente definido através do valor total ou parcial do salário.

3.2. Conta Poupança

Muito conhecidas e utilizadas pelos portugueses, as contas poupança costumam ser a opção preferida de quem desejar guardar dinheiro e ainda ter alguma rentabilidade.

As entidades bancárias comercializam diversos tipos de conta poupança, na qual os clientes podem escolher o prazo para receber os juros.

3.3. Contas a Prazo

Com um funcionamento similar às contas poupança, as contas a prazo também proporcionam rentabilidade aos titulares. Os prazos dos depósitos são acordados com a entidade bancária, e no final são pagos os juros obtidos durante o período.

Quanto maior o prazo do depósito, melhores serão os juros aplicados. Por esse motivo, caso ocorra um resgate antecipado, geralmente o titular sofre uma penalização no valor dos juros que tem a receber.

3.4. Conta Jovem

Várias instituições comercializam contas bancárias para o público jovem, inclusive menores de idade. Esta é uma ótima maneira de iniciar a educação financeira com os jovens.

É importante frisar que estas contas bancárias costumam ter diversos benefícios, nomeadamente a isenção da taxa de manutenção e cartão de débito com limite diário.

3.5. Conta de serviços mínimos

Uma das maiores queixas dos titulares de contas bancárias são as tarifas e comissões cobradas pela manutenção da mesma. Uma alternativa mais económica é a conta de serviços mínimos bancários.

O custo anual não pode exceder o valor correspondente a 1% do IAS. No ano de 2020, os titulares deste tipo de conta pagaram no máximo 4,38 euros.

São garantidos aos titulares os serviços básicos de qualquer conta bancária nomeadamente cartão de débito, serviços de homebanking, depósitos ou levantamentos.

Como escolher a melhor conta bancária para si?

Para escolher a conta bancária mais adequada, deve avaliar as suas necessidades em termos de serviços, bem como preferências sobre o tipo de movimentação.

Deve perceber se deseja ser o único titular, ou se quer dividir a responsabilidade de gestão dos fundos com outra pessoa, por exemplo. A par disso é preciso avaliar quanto está disposto a pagar em tarifas e comissões de manutenção.

Agora que já conhece as principais características das contas bancárias existentes em Portugal, faça uma comparação e escolha a opção que lhe traz mais vantagens.

Bancos

  1. BPI
  2. BNI Europa
  3. Banco Best
  4. Banco Montepio
  5. BBVA
  6. BiG
  1. CGD
  2. Crédito Agrícola
  3. EuroBIC
  4. Millennium bcp
  5. Montepio
  6. Novo Banco
  1. N26 Bank
  2. Revolut
  3. Santander Totta
  4. Google Bank