Contactos da Segurança Social

Esclarecer uma dúvida, realizar um pagamento ou entregar um pedido à Segurança Social pode ser uma dor de cabeça. Milhares de pessoas perdem diariamente preciosas horas do seu tempo à espera numa fila de um balcão de atendimento da Segurança Social.

Felizmente, existem outras formas de contatar esta Instituição, que permitem ter acesso a um atendimento mais célere.

Nem todas as questões precisam de ser necessariamente tratadas através de uma deslocação presencial a um serviço de atendimento local, pelo que é importante conhecer todas as alternativas de atendimento.

Neste artigo, vamos enumerar os diferentes contactos da Segurança Social.

Contactos Telefónicos

A forma mais rápido de entrar em contacto com esta instituição, é seguramente a sua linha telefónica:

Linha Segurança Social808 266 266 (número azul) ou + 351 210 495 280 (para quem se encontra no estrangeiro)

Sendo um número azul, o custo é o mesmo que uma chamada local. A Linha da Segurança Social funciona nos dias úteis entre as 9 e as 17h.

Contactos Online

Quem prefere tentar resolver as suas questões com a ajuda da Internet pode utilizar o serviço online Segurança Social Directa.

Este serviço pode ser acedido através de uma palavra-chave (a qual deve ser solicitada através da realização de um registo ou através da utilização do Cartão de Cidadão e do respetivo leitor.

Este é um dos contatos da Segurança Social mais úteis da atualidade, permitindo ter acesso a mais de 50 serviços sem sair de casa. Alguns dos assuntos que podem ser tratados online incluem: Pagamentos e Recebimentos, Pedidos, Envios e Comunicações, Simulações, Dívidas, etc.

A Segurança Social é destinada quer ao cidadão comum, quer ao empregador.

Contactos Presenciais

Quem prefere deslocar-se em pessoa a um balcão da Segurança Social tem ao seu dispor centenas de serviços de atendimento, espalhados por todo o território nacional.

Para evitar esperas longas nos serviços de atendimento desta instituição, os cidadãos podem recorrer ao atendimento por marcação, que permite agendar a visita à Segurança Social num dia e hora específicos.

Este atendimento por marcação pode ser agendado por telefone ou online, através do link: marcação online.

O que Fazer Para Tornar o Atendimento Mais Eficiente

Muitas vezes queixamo-nos da morosidade do atendimento nos contactos com a Segurança Social, mas a verdade é que também podemos fazer a nossa parte para acelerar todo o processo.

Antes de entrar em contacto com a Segurança Social devemos preparar e organizar toda a documentação, garantindo que não nos esquecemos de nada e que temos tudo à mão.

Dados como o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) podem ser necessários, pelo que é fundamental ter esta informação.

Em caso de deslocação a um Serviço de Atendimento é recomendável realizar a marcação com algum tempo de antecedência, desta forma é possível evitar esperas longas.

Sempre que não for possível comparecer a um atendimento já agendado, o cidadão deve ter o cuidado de ligar a desmarcar. Desta forma, outros beneficiários podem ser atendidos na hora marcada.

Para ter acesso a todos os contactos da Segurança Social, incluindo às moradas dos Serviços Locais de Atendimento, visite a página desta instituição.

Veja A Nossa Sugestão

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt