Conta de serviços mínimos bancários 2020

Ter uma conta bancária é uma necessidade para qualquer pessoa nos dias de hoje. Mas as tarifas e comissões costumam ser um dos pontos de maior insatisfação dos clientes, devido aos valores elevados. Uma solução para este problema pode ser a abertura de uma conta de serviços mínimos bancários.

Já ouviu falar deste tipo de conta? Sabe como funciona?

O NValores resolveu esclarecer todas as suas dúvidas sobre este tema. Continue a ler o nosso artigo e conheça todas as informações fundamentais, além de conhecer algumas instituições que oferecem este produto.

Conta de serviços mínimos bancários

De acordo com as informações do Banco de Portugal, clientes bancários têm direito a adquirir um conjunto de serviços considerados essenciais a um custo relativamente reduzido.

Isso significa que as instituições de crédito não podem cobrar pela prestação dos serviços mínimos bancários. A maior parte destes serviços adicionais prestados pelos bancos, implicam comissões, despesas ou outros encargos que, anualmente e no seu conjunto, representem um valor superior a 1% do IAS.

Para quem abrir este tipo de conta no ano de 2020, o custo anual dos serviços mínimos não pode exceder 4,38 euros, que corresponde a 1% do IAS.

Quais são os serviços incluídos?

Este tipo de conta é classificado como uma conta à ordem que permite ao titular aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais, com um custo reduzido.

É importante ter em conta quais são os serviços que são considerados essenciais.

  • Dispor de um cartão de débito para movimentar a conta
  • Movimentar a conta de serviços mínimos bancários através das caixas automáticas em Portugal e nos restantes Estados Membros da União Europeia
  • Movimentar a conta através do serviço de homebanking e dos balcões da instituição de crédito
  • Fazer depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços e débitos diretos
  • Realizar transferências Intra bancárias
  • Realizar transferências interbancárias através de caixas automáticas, sem restrição quanto ao número de operações que podem ser realizadas, e de homebanking (tenha em consideração que neste caso existe um máximo, por cada ano civil, de 24 transferências interbancárias nacionais e na União Europeia)

Veja também: Bancos sem custos de manutenção de conta em 2020

Onde é possível abrir este tipo de conta?

A conta de serviços mínimos bancários deve ser disponibilizada por todas as instituições de crédito autorizadas a receber depósitos do público.

Ou seja, são consideradas como instituições aptas os bancos, caixas económicas, caixa central e caixas de crédito agrícola mútuo.

Veja a seguir algumas instituições que disponibilizam a abertura de uma conta de serviços mínimos bancários e suas características.

1 – Conta de serviços mínimos bancários CGD

A CGD – Caixa Geral de Depósitos, é uma das instituições que comercializam este tipo de conta, sem a exigência de valor mínimo para abertura.

As suas principais características são:

  • Disponibilização de cartão de débito
  • Serviço Caixadirecta
  • Transferência Intra bancárias e interbancárias
  • Débitos diretos
  • Levantamentos e depósitos em Agências da Caixa

2 – Conta de serviços mínimos bancários Santander

O Santander também disponibiliza a conta de serviços mínimos bancários para clientes que não sejam titulares de outras contas no Santander ou noutros bancos.

Esta conta tem como principais características:

  • Abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem
  • Disponibilização de cartão de débito
  • Movimentação da conta através de caixas automáticas, e aos balcões Santander
  • Realização de levantamentos de numerário e depósitos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências a crédito e ordens permanentes Intra bancárias
  • Realização de transferências a crédito e ordens permanentes SEPA

3 – Conta de serviços mínimos bancários Montepio

Outro grande banco de Portugal, o Montepio, também permite o acesso a um conjunto de serviços bancários essenciais a custo reduzido.

As suas principais características são:

  • Abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem
  • Utilização de cartão de débito para movimentação da conta
  • Movimentação da conta através de caixas automáticos na União Europeia, do homebanking e aos balcões da instituição de crédito
  • Realização de depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos, transferências Intra bancárias e 24 transferências interbancárias anuais (nacionais ou no interior da União Europeia) através do homebanking.

4 – Conta de serviços mínimos bancários NOVO BANCO

Igualmente, o NOVO BANCO comercializa a conta de serviços mínimos bancários, a qual possui como principais características:

  • Serviços relativos à constituição, manutenção, gestão, encerramento e titularidade de conta
  • Disponibilização de um cartão de débito “NB Débito”
  • Movimentação da conta através de caixas automáticas no interior da União Europeia, serviços de Homebanking e balcões
  • Operações de depósitos, levantamentos de numerário, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências a crédito Intra bancária e transferências a crédito SEPA+ através do homebanking, incluindo Ordens Permanentes SEPA+ no interior da União Europeia

Se está à procura de uma opção de conta mais acessível e com menos custos, certamente a conta de serviços mínimos bancários é a indicada. Avalie qual a instituição que lhe oferece as melhores condições e abra a sua conta.

Veja também: 

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt