Consultar e obter o IRS online passo a passo

No Portal das Finanças pode consultar o IRS online e diversas outras informações relevantes.

Neste artigo, o NValores apresenta um resumo das principais funcionalidades a que pode aceder no Portal das Finanças.

Consultar o IRS de Anos Anteriores

Se por alguma razão precisa de consultar o IRS de anos anteriores, não precisa de se preocupar, já que isso é algo que pode facilmente fazer online.

Mais uma vez apenas deve entrar no site introduzindo as suas credenciais. Para consultar o IRS de anos anteriores siga estes passos:

Clique aqui: Consultar > Declarações > IRS

Agora basta selecionar o ano que pretende consultar e em poucos segundos terá acesso à informação desejada.

consultar a declaração de IRS

No menu “Consultar”, pode também verificar os “Movimentos Financeiros”, ou por outras palavras, verificar o estado do reembolso do IRS. Para o fazer, deve utilizar a opção:

Clique aqui: Consultar > Informação Financeira > Movimentos Financeiros

consultar o reembolso do IRS

Obter Comprovativo Modelo 3 do IRS

Recorrendo ao Portal das Finanças também pode ter acesso rápido a um documento que serve como comprovativo legal da entrega da declaração de IRS. Esqueça as longas esperas na Repartição de Finanças e as burocracias excessivas que anteriormente eram necessárias para ter acesso a uma simples certidão.

Para obter o comprovativo, selecione:

Clique aqui: Obter > Comprovativos > IRS > Declaração

obter o comprovativo do IRS

Este comprovativo só estará acessível a partir do momento que a declaração for considerada válida. Este é apenas um exemplo dos muitos comprovativos que pode obter neste espaço.

Obter Nota de Liquidação do IRS

Clique aqui: Obter > Certidões > Consultar Certidões

Passo 1

Passo 2

Preencher e Consultar o IRS

Na sua área pessoal, no Portal das Finanças pode preencher a sua declaração de IRS. Optar por preencher e entregar o IRS online é vantajoso, dado que a declaração é apresentada já pré-preenchida, o que facilita de forma considerável a sua tarefa.

Além disso, ao entregar a sua declaração através da Internet é de imediato notificado sobre eventuais erros.

Caso ainda não tenha solicitado a sua palavra-passe, basta selecionar a opção “Novo Utilizador”. Em 5 dias úteis deverá receber a senha de acesso ao portal das finanças por correio. Antes de submeter o pedido de envio de palavra-passe, verifique se a sua morada fiscal está correta.

Verifique Regularmente as Suas Faturas

O início de 2015 trouxe-nos algumas novidades no que diz respeito à gestão de faturas. Agora, além de consultar o IRS online também deve fazer a verificação regular das faturas emitidas com o seu número de identificação fiscal (NIF).

Apenas as faturas que forem validadas no portal poderão ser contabilizadas na declaração de IRS em 2016, por isso é realmente fundamental que faça esta validação.

Para fazer a verificação das suas faturas siga estes passos: insira as suas credenciais no Portal das Finanças e em seguida clique as opções:

  • e-Fatura > Consumidor > Verificar Faturas.

Em seguida tem que associar cada fatura ao respetivo setor de atividade, por forma a tirar partido de todas as deduções a que tem direito.

Se tem faturas em sua posse que não surgem no e-Fatura, então deve utilizar a opção “Registar Faturas” para introduzir as faturas que não foram devidamente comunicadas pelos comerciantes.

Ainda tem dúvidas sobre como consultar o IRS online, ou pretende esclarecer uma questão muito específica? A melhor forma de o fazer é através do contato telefónico da Autoridade Tributária e Aduaneira – 707 206 707.

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt

  1. Fernando Cardoso on 17 Mai 2018:

    Por favor, preciso de ajuda para obter declaracoes de Irs anteriores a 2013, ja que no site das financas so me aparecem desde 2013. Sera atraves de outro local que nao a consulta a declaracoes. Agradeco a possivel ajuda…
    Obrigado.

  2. carlos augusto farinha on 28 Nov 2016:

    tenho direito a isenção de taxas moderadoras?

  3. Adélia Paulino Ribeiro on 29 Jun 2016:

    o meu reembolso no portal da finanças diz: “liquidação em processamento” desde 16 de maio. o que significa e quando o irei receber. a declaração foi submetida a 28 de abril.

  4. artur oliveira de sousa on 03 Jun 2016:

    o meu já esta em processamento quanto tempo demora a pagar

  5. Veronica Sancadas on 28 Mai 2016:

    Entreguei irs a 3 maio quando vou receber?

  6. Fernando Benjamim Lopes Martins on 16 Mai 2016:

    Entreguei a declaração a 01/04/2016, foi validada a 06/04/2016 e continua nesta situação. Qual o motivo?

  7. Ismael Anjos Aragão on 12 Mai 2016:

    Fiz IRS no dia 01/04/2016, em que dia poderei receber o reembolso.

  8. Ismael Anjos Aragão on 12 Mai 2016:

    Fiz o IRS no dia 01/04/2016, em que mês vou receber.

  9. maria de fatima rocha martins silva on 09 Mai 2016:

    entrguei o irs a um contabelista entrou nas finanças a 12 -4 2016 ainda esta declaraçao certa quando recebo

  10. Carlos martins on 08 Mai 2016:

    Fiz irs no dia 11/4/2016 a que dia poderei receber meu reembolso

  11. Paula de Fátima Paulos Ventura Marques on 03 Mai 2016:

    Quanto será o meu reembolso do IRS 2015

  12. Alexandrina Cedros on 29 Abr 2016:

    quando e feito o reembolso do irs