Aprenda a comprar casas penhoradas

Aprenda a comprar casas penhoradas

By | 2017-05-19T01:32:50+01:00 28/05/2015|Categories: Banca|

O contexto de crise em que a sociedade portuguesa se viu mergulhada nos últimos anos vitimou milhares de famílias levando-as a perder as suas habitações. Fatores como o aumento do desemprego e o sobreendividamento fizeram com que muitos portugueses deixassem de conseguir pagar as prestações do seu crédito à habitação, o levou a que surgissem no mercado casas mais baratas por estarem penhoradas.

Cientes desta nova realidades, são muitos os portugueses interessados em comprar casas penhoradas. Afinal, para efeitos práticos, tratam-se de imoveis que estão no mercado a preços muito competitivos.

Neste artigo vamos apresentar-lhe dicas relevantes sobre como comprar casas penhoradas, reduzindo os riscos e maximizando as suas possibilidades de fazer um ótimo negócio.

O que deve verificar antes da compra

Antes de comprar um imóvel em situação de penhora, deve esforçar-se por fazer bem os cálculos, para aferir se o preço de compra é realmente interessante.

Esteja ciente de que os imóveis penhorados nem sempre são bons negócios e que por isso é fundamental realizar o trabalho de casa: visitar o imóvel, investigar o preço das habitações naquela zona, em suma reunir as informações necessárias para que possa avançar com maior tranquilidade.

Antes de comprar casas penhoras deve cumprir todos os pontos desta checklist:

  • Visitar o imóvel para verificar o seu estado. Em alguns casos, os antigos proprietários danificam propositadamente as habitações, antes de as entregarem ao banco. Verifique também se o imóvel não está a ser habitado, para evitar problemas depois da compra.
  • Dirija-se à Conservatória do Registo Predial e solicite informações sobre o imóvel. Solicite cópias das penhoras que existem, assim como todas as informações disponíveis sobre a habitação.
  • Entregue uma proposta sobre o imóvel junto da respetiva entidade – por exemplo, as Finanças, ou um banco.

Um ponto importante, no caso das habitações adquiridas através das Finanças, o comprador não fica com a penhora do executado. A casa é compra sem qualquer encargo desta natureza.

Cuidados a ter ao comprar casas penhoradas

Possivelmente conhece o caso de alguém que tentou comprar uma casa penhorada e teve bastantes percalços durante o negócio. Na maioria dos casos, os problemas surgem por desconhecimento ou por falta de preparação dos compradores.

Ainda mais importante do que saber o que fazer durante um processo de compra de uma casa penhorada, é conhecer os erros em que não deve incorrer. Não deve:

  1. Apresentar uma proposta se não tem dinheiro paga realizar o pagamento. Este ponto é especialmente importante no caso dos leilões das Finanças. Apenas deve entrar num leilão de uma casa penhorada pelas Finanças se tiver o dinheiro efetivamente disponível. Não pense que terá tempo de pedir um empréstimo.
  2. Apresentar propostas demasiado elevadas. Comprar uma casa acima do valor de mercado nunca é bom negócio, por isso por muito apelativa que lhe pareça a casa, refreie os seus ânimos.
  3. Não visitar o seu imóvel e conferir presencialmente o seu estado.
  4. Não ler com atenção a descrição do imóvel.
  5. Comprar casas atualmente ocupadas por inquilinos.
  6. Comprar uma habitação, na qual os donos ainda residem, pois é possível que eles se recusem a sair e que o processo se arraste nos tribunais.

Evite estes erros comuns e pode ser que consiga fazer realmente um bom negócio.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-05-19T01:32:50+01:00 28/05/2015|Categories: Banca|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

One Comment

  1. Ricardo Oliveira 29/06/2016 at 22:16 - Reply

    Boa Noite Exmos. Srs.

    Venho por este meio solicitar um vosso esclarecimento relativamente a uma aquisição que pretendo efetuar de um imóvel através do site das finanças, ou seja um imóvel penhorado.

    Apos analisar, tanto o anuncio online do imóvel, como verificar o imóvel presencialmente através de visita, dirigi me aos serviços prediais das finanças para obter uma certidão do mesmo.

    Ao analisar a certidão predial, deparo que o imóvel tem uma hipoteca a uma instituição de credito, agora sim surge a minha duvida.

    – Adquiro o imóvel sem onus ou encargos? ( não me preocupo com a divida que o executado tem com a instituição )
    – Ao comprar o imóvel terei depois de fazer contas com o Banco?
    – Tenho direito ao imóvel na totalidade ou parte dele?

    Com os melhores cumprimentos,

    Ricardo Oliveira

Leave A Comment