Compra e revenda de bens

Como já referimos anteriormente, as épocas de crise abrem as portas para diversas oportunidades de negócios. À medida que as dificuldades batem à sua porta, muitas pessoas optam por vender vários dos seus bens e quem estiver atento encontra aí uma excelente oportunidade de conseguir algum lucro.

Mas antes de avançarmos, vamos olhar muito brevemente para a questão da ética e da moral. Será ético e moral comprar artigos usados, sabendo que em alguns casos as pessoas podem estar a vender por dificuldade, para depois lucrar com a venda? Na nossa ótica: sim.

Ao comprar os artigos, pelo valor que estão a pedir, também estamos a contribuir para ajudá-los a ultrapassar os seus problemas financeiros. Se posteriormente tivermos capacidade para revender o artigo comprado por um preço superior, tanto melhor. Neste sentido, a compra e revenda de bens é uma atividade como qualquer outra.

Além da possibilidade de se comprar artigos utilizados para vender, também vale a pena procurar bons fornecedores, já que vender artigos novos com preços acessíveis também é uma excelente oportunidade de fazer dinheiro.

O Que Comprar Para Revender

O que comprar para depois vender com lucro? Esta é uma questão pertinente, mas que não tem resposta absoluta. Tudo depende de uma questão de oportunidade e de capacidade de detetar os bons negócios. Os bons negociantes conseguem identificar de imediato que estão perante uma boa oportunidade de negócio.

De qualquer forma, para ajudar quem pretende iniciar-se na compra e revenda de bens, deixamos aqui algumas sugestões:

  • Roupa – Muitas empresários de sucesso iniciaram a sua carreira vendendo roupa. É certo que hoje não é nada fácil obter sucesso nesta área, devido à enorme concorrência e aos baixos preços praticados por grandes marcas. Ainda assim, quem tiver a capacidade de encontrar um nicho e souber chegar a um perfil específico de cliente, tem aqui uma ótima possibilidade de ganhar dinheiro.
  • Bijuterias – Encontrar um fornecedor de bijuteria de boa qualidade e com preços acessíveis é meio caminho para conseguir ganhar dinheiro com a compra e revenda de bens. Mais uma vez, são necessários três condimentos para que se possa alcançar sucesso nesta área: preços acessíveis, qualidade e originalidade.
  • Produtos Tecnológicos Usados – Um número impressionante de pessoa nunca está satisfeito com o telemóvel ou tablet que tem e por isso, sempre que sai um novo modelo, resolver vender o seu. Esta “fome” pelas últimas novidades tecnológicas é uma excelente oportunidade. Alguns modelos e marcas mantêm um valor de mercado bastante elevado, mesmo tratando-se de artigos usados. Quem tem mais experiência e está atento ao mercado, não terá dificuldade em encontrar alguns artigos que estão a ser vendidos abaixo do seu valor típico de mercado.

Como Se Tornar Um Vendedor de Sucesso

Agora que já apresentámos algumas ideias de bens que pode comprar, para posteriormente revender, também é interessante identificar as principais características de um bom vendedor. Para fazer dinheiro na compra e revenda de bens não é somente importante comprar uns artigos certos, aos preços certos. Também é preciso saber como vender.

Um bom revendedor deve:

  • Ser honesto e dar informações exatas sobre o estado de cada artigo. Este ponto é especialmente importante no que diz respeito à venda de artigos usados;
  • Procurar vender artigos de qualidade;
  • Utilizar a Internet e as redes sociais a seu favor.

Há muitos bons negócios por aí à espreita. Esteja sempre atento/a e faça boas escolhas.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt