Início / Artigos / Banca / Crédito Consolidado / Como superar as dificuldades financeiras

Como superar as dificuldades financeiras

Estamos numa altura que devido à crise financeira que assolou o país, existem cada vez mais famílias que estão endividadas ou sobre-endividadas, e que não sabem o que podem fazer para superar as dificuldades financeiras que sentem.

A maior parte das pessoas acredita que voltar a ter a sua estabilidade financeira é algo bastante complicado de concretizar.

No entanto existem opções que requerem um elevado esforço para o conseguir, mas também existem outras que lhe facilitam a vida sem que tenha de fazer esse esforço mensal.

O NValores explica-lhe algumas das melhores maneiras para superar as dificuldades financeiras, e colocar as suas finanças em dia.

4 Dicas para superar a crise financeira

Vamos dar-lhe 5 dicas que poderá aproveitar e desta forma conseguir alcançar a estabilidade financeira que tanto almeja.

1 – Veja que créditos tem em vigor

A primeira tarefa que tem de fazer para conseguir superar as dificuldades financeiras passa por analisar todos os créditos que tem em vigor, e saber ao que é que os mesmos são referentes.

É importante que saiba com precisão o que é que está atualmente a pagar, a quem é que está a pagar, qual o motivo do crédito e o montante mensal que paga.

Desta forma é possível colocar os créditos de forma prioritária para poder começar a organizar-se.

Imagine que tem 4 créditos em vigor, por exemplo crédito automóvel, crédito habitação, cartão de crédito e crédito pessoal. Ao ver o que está a pagar descobre que apenas lhe faltam 450€ para acabar de pagar o cartão de crédito (sendo este o que tem menor valor a pagamento).

Assim sendo, os seus esforços imediatos devem ser para de liquidar o mesmo com a maior brevidade possível (pois não vai estar a acumular juros sobre o mesmo e fica com um determinado valor livre que deve usar para abater ao crédito seguinte).

Consulte o mapa da CRC do Banco de Portugal para ver quantos créditos tem em vigor atualmente.

2 – Fale com o Banco

Se tem apenas por exemplo 2 cartões de crédito, mas o valor que está em aberto é muito elevado, deverá tentar falar com o banco para tentar renegociar os mesmos e os respetivos prazos de pagamento.

Salientamos que esta opção vai permitir que mensalmente pague um valor menor, mas a longo prazo os juros que irá pagar associados ao crédito são maiores.

Assim sendo, esta é uma hipótese que deve ponderar. Neste caso, pode sempre colocar de parte algum valor todos os meses para que no fim possa abater algumas prestações ao crédito.

3 – Não recorra a familiares ou amigos

Se o seu principal intuito é superar as dificuldades financeiras, estar a pedir um empréstimo a um amigo poderá não ser uma boa solução, pois embora lhe permita organizar as suas finanças junto de bancos e entidades financeiras, vai ficar com outra dívida para pagar.

Deve tentar sempre dar a volta à situação, sem ter de recorrer a mais empréstimos, pois embora possa pensar que o mesmo lhe vai facilitar a vida, a longo prazo, poderá não funcionar bem dessa forma.

4 – Consolide os seus créditos

Uma opção que está a ser cada vez mais utilizada pelos contribuintes portugueses é a consolidação de créditos. Este tipo de produto financeiro é uma ótima aposta para recuperar a sua estabilidade financeira e recuperar das dificuldades.

Além de poder juntar todos os seus créditos e proceder à realização de um único pagamento mensal, pode poupar todos os meses entre 30% e 60%, e ainda solicitar um crédito extra até no máximo 15.000€ (até 30% do valor dos créditos a consolidar) para qualquer necessidade eventual que tenha surgido.

O principal motivo pelo qual este produto está a ter uma grande aderência, é porque você não terá nenhum trabalho (apenas precisa de enviar a documentação solicitada), e recebe a resposta da entidade bancária ao fim de pouco tempo.

Se está à procura de uma resolução imediata para superar as dificuldades financeiras, esta poderá ser a opção certa para si.

Se após ponderar esta opção, pretender verificar a possibilidade de consolidar todos os créditos que tem atualmente, poderá solicitar-nos essa análise sem qualquer compromisso vinculativo.

5 – Pratique bons hábitos de organização financeira

De nada adianta conseguir recuperar a estabilidade financeira, se não passar a adotar novos hábitos.

Caso contrário, as hipóteses de acabar novamente a ter o mesmo problema são grandes. Para evitar que isso aconteça, crie um plano de contenção de gastos.

O segredo da prosperidade financeira está em não ultrapassar os gastos em relação aos rendimentos. Sendo assim, é primordial aprender a economizar e a cortar despesas desnecessárias.

Através do plano de contenção, poderá definir o que é prioridade e aquilo que pode ser deixado para depois. Assim, passará a consumir de forma consciente, evitando as compras por impulso.

Também é muito importante criar uma reserva de emergência.

Não sabemos quando acontecerão imprevistos, por isso é preciso estar preparado para eventuais crises financeiras, doenças ou despedimentos. Seja o que for, a reserva ajudará a criar condições para seguir em frente até que tudo volte ao normal.

Agora que já sabe 5 maneiras para superar a crise financeira que se encontra atualmente na sua vida, não hesite nenhum motivo para continuar sufocado em créditos que ficam com a maior parte do seu ordenado.

Se tiver alguma dúvida ou questão que queira ver esclarecida, não hesite em contactar-nos, pois teremos todo o gosto em esclarecê-lo com a maior brevidade possível.

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais:

ANUNCIE AQUI

Ebook Como preencher o IRS 2023