Como selecionar o seu consultor financeiro

Como selecionar o seu consultor financeiro

By | 2017-09-18T16:38:27+01:00 17/12/2014|Categories: Banca|

Saber como selecionar um consultor financeiro pode ser fundamental para alcançar uma boa rentabilidade. Neste artigo olhamos para três certificados internacionais que dão garantias sobre o nível de conhecimentos sobre o mundo dos investimentos.

Falamos dos certificados CIIA, CFA e CEFA. Na hora de escolher um consultor financeiro, tente garantir que o profissional que escolhe detém um destes certificados.

Escolher um consultor financeiro é uma decisão importante, já que no final de contas está a escolher a pessoa que irá fazer a gestão do seu dinheiro.

Como certamente não quererá entregar o futuro do seu dinheiro nas mãos de qualquer pessoa, é vital que saiba como escolher um consultor financeiro de confiança.

Um bom consultor financeiro deverá saber que o seu sucesso passa também pela satisfação do seu cliente. Uma relação de confiança entre o consultor e o cliente e um bom nível de conhecimentos por parte do profissional, são aspetos indispensáveis para obter sucesso a médio e longo prazo.

Para que escolher um consultor financeiro não seja um processo demasiado subjetivo, foram criadas diversas certificações internacionais. Neste artigo vamos apresentar-lhe as principais certificações, garantindo assim que conseguirá escolher mais facilmente o seu consultor de investimento.

Veja também: Quer ser Consultor Financeiro em Portugal?

As principais certificações internacionais são:

Certified European Financial Analyst (CEFA)

Certified European Financial Analyst

Esta é uma das certificações europeias mais árduas de obter, pelo que os profissionais que a apresentam são geralmente bons exemplos de competência. Para obter um certificado CEFA não é preciso apenas demonstrar conhecimentos financeiros e sólidos, mas também é necessário conseguir aprovação num exame de ética.

Em Portugal, a certificação CEFA é emitida pela Associação Portuguesa de Analistas Financeiros.

Certified International Investment Analyst (CIIA)

Certified International Investment Analyst

O CIIA é a segunda etapa do CEFA. A obtenção deste documento exige a obtenção de sucesso em diversos exames que colocam a principal ênfase na temática dos investimentos. O certificado CIIA tem um grande peso a nível europeu.

Um profissional que detenha este tipo de certificado teve que ultrapassar com sucesso um grande número de exames financeiros e económicos.

Certified Financial Analyst (CFA)

Certified Financial Analyst

Finalmente, o último certificado que apresentamos é o CFA. Este é o certificado mais árduo de obter e é extremamente valorizado nos Estados Unidos.

De certa forma, o CFA tem um nível equivalente ao CIIA, sendo por isso uma boa garantia de profissionalismo e conhecimento.

Porque é Importante Procurar Profissionais Com Estes Certificados

O mundo do investimento já não se compadece apenas com a simpatia. O seu consultor financeiro deve ser alguém qualificado e devidamente certificado.

Se optar por um consultar de investimento que tenha uma das três certificações internacionais que apresentamos, então certamente que estará a contar com o apoio de alguém que tem um bom domínio sobre o mundo financeiro.

Um consultor financeiro é afinal, um profissional como qualquer outro que também precisa de receber a sua remuneração. Como acontece em qualquer outra área profissional, quanto mais experiente e formado for um consultor, então mais terá que pagar pelos seus serviços.

Agora que já sabe como escolher o seu consultor financeiro, procure um profissional competente, em quem possa confiar o futuro dos seus investimentos.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-09-18T16:38:27+01:00 17/12/2014|Categories: Banca|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment