Como selecionar o seu consultor financeiro

Saber como selecionar um consultor financeiro pode ser fundamental para alcançar uma boa rentabilidade. Neste artigo olhamos para três certificados internacionais que dão garantias sobre o nível de conhecimentos sobre o mundo dos investimentos.

Falamos dos certificados CIIA, CFA e CEFA. Na hora de escolher um consultor financeiro, tente garantir que o profissional que escolhe detém um destes certificados.

Escolher um consultor financeiro é uma decisão importante, já que no final de contas está a escolher a pessoa que irá fazer a gestão do seu dinheiro.

Como certamente não quererá entregar o futuro do seu dinheiro nas mãos de qualquer pessoa, é vital que saiba como escolher um consultor financeiro de confiança.

Um bom consultor financeiro deverá saber que o seu sucesso passa também pela satisfação do seu cliente. Uma relação de confiança entre o consultor e o cliente e um bom nível de conhecimentos por parte do profissional, são aspetos indispensáveis para obter sucesso a médio e longo prazo.

Para que escolher um consultor financeiro não seja um processo demasiado subjetivo, foram criadas diversas certificações internacionais. Neste artigo vamos apresentar-lhe as principais certificações, garantindo assim que conseguirá escolher mais facilmente o seu consultor de investimento.

Veja também: Quer ser Consultor Financeiro em Portugal?

As principais certificações internacionais são:

Certified European Financial Analyst (CEFA)

Certified European Financial Analyst

Esta é uma das certificações europeias mais árduas de obter, pelo que os profissionais que a apresentam são geralmente bons exemplos de competência. Para obter um certificado CEFA não é preciso apenas demonstrar conhecimentos financeiros e sólidos, mas também é necessário conseguir aprovação num exame de ética.

Em Portugal, a certificação CEFA é emitida pela Associação Portuguesa de Analistas Financeiros.

Certified International Investment Analyst (CIIA)

Certified International Investment Analyst

O CIIA é a segunda etapa do CEFA. A obtenção deste documento exige a obtenção de sucesso em diversos exames que colocam a principal ênfase na temática dos investimentos. O certificado CIIA tem um grande peso a nível europeu.

Um profissional que detenha este tipo de certificado teve que ultrapassar com sucesso um grande número de exames financeiros e económicos.

Certified Financial Analyst (CFA)

Certified Financial Analyst

Finalmente, o último certificado que apresentamos é o CFA. Este é o certificado mais árduo de obter e é extremamente valorizado nos Estados Unidos.

De certa forma, o CFA tem um nível equivalente ao CIIA, sendo por isso uma boa garantia de profissionalismo e conhecimento.

Porque é Importante Procurar Profissionais Com Estes Certificados

O mundo do investimento já não se compadece apenas com a simpatia. O seu consultor financeiro deve ser alguém qualificado e devidamente certificado.

Se optar por um consultar de investimento que tenha uma das três certificações internacionais que apresentamos, então certamente que estará a contar com o apoio de alguém que tem um bom domínio sobre o mundo financeiro.

Um consultor financeiro é afinal, um profissional como qualquer outro que também precisa de receber a sua remuneração. Como acontece em qualquer outra área profissional, quanto mais experiente e formado for um consultor, então mais terá que pagar pelos seus serviços.

Agora que já sabe como escolher o seu consultor financeiro, procure um profissional competente, em quem possa confiar o futuro dos seus investimentos.

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt