Como preencher o Anexo SS do IRS em 6 passos

Com a entrega da 2ª fase do IRS a decorrer até ao final de maio, muitos contribuintes estão agora a proceder ao preenchimento da mesma. Inúmeras dúvidas têm surgido, pois este processo que deveria estar simplificado, não é assim tão simples.

De modo a esclarecer algumas das dúvidas mais comuns sobre o preenchimento da declaração de IRS de 2ª fase, o NValores criou uma série de artigos onde ajuda os contribuintes que tenham de preencher qualquer anexo do IRS que seja referente à 2ª fase da declaração.

Neste artigo em específico vamos explicar-lhe como proceder ao preenchimento do anexo SS (Segurança Social).

O preenchimento do anexo SS do IRS, é obrigatório para todos os que preencham o anexo B ou C da declaração de IRS, pois vai permitir que seja determinado se o rendimento é relevante para os trabalhadores dependentes, enquadrando-o nas contribuições da Segurança Social.

É importante salientar que a entrega deste anexo é individual e que apenas podem constar os elementos associados a um trabalhador independente.

Anexo SS do IRS passo a passo

Segurança Social

  • Passo 1: Quadro 1 – Rendimentos da categoria B

Deve indicar se os rendimentos obtidos através desta categoria são referentes ao Regime Simplificado, Regime de Contabilidade Organizada ou Imputação de Rendimentos do Regime de Transparência Fiscal.

Anexo SS - Quadro 1

  • Passo 2: Quadro 2 – Selecione o ano de rendimentos que está a declarar, neste caso 2015;

  • Passo 3: Quadro 3 – Titular do rendimento

Indicação do NIF e do nº da segurança social do sujeito passivo. Deve também indicar se obteve no presente ano a que corresponde a declaração algum rendimento de categoria B.

  • Passo 4: Quadro 4 – Rendimento de Categoria B

Deve indicar os valores auferidos relativamente aos rendimentos desta categoria, nomeadamente vendas, mais-valias, subsídios…

  • Passo 5: Quadro 5 – Informações Complementares

Neste quadro do anexo SS do IRS, deve indicar no campo 501 o valor total do lucro tributável (no caso de prejuízo deve colocar 0) e no campo 502 o valor da matéria coletável imputada ao sócio por sociedades de profissionais sujeitas ao regime de transparência fiscal.

  • Passo 6: Quadro 6 – Identificação dos Adquirentes e Respetivos Valores das Prestações dos Serviços com Atividade Empresarial Relevante para o Apuramento das Entidades Contratantes –

Aqui deve identificar se pelo menos 80% dos rendimentos auferidos resultam de serviços prestados a uma única entidade. Caso escolha “Sim” deve identificá-los com o NIF Português, o País, o NIF estrangeiro (caso se justifique) e qual o valor.

Se seguir estes 6 passos, vai ver que não é muito difícil preencher o anexo SS do IRS na 2ª fase.

Veja como preencher: Todos os Anexos do IRS

Categorias: Impostos e Legislação
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt