Como preencher o Anexo SS do IRS em 6 passos

Como preencher o Anexo SS do IRS em 6 passos

By | 2018-07-05T21:29:30+01:00 12/05/2016|Categories: Impostos|Tags: |

Com a entrega da 2ª fase do IRS a decorrer até ao final de maio, muitos contribuintes estão agora a proceder ao preenchimento da mesma. Inúmeras dúvidas têm surgido, pois este processo que deveria estar simplificado, não é assim tão simples.

De modo a esclarecer algumas das dúvidas mais comuns sobre o preenchimento da declaração de IRS de 2ª fase, o NValores criou uma série de artigos onde ajuda os contribuintes que tenham de preencher qualquer anexo do IRS que seja referente à 2ª fase da declaração.

Neste artigo em específico vamos explicar-lhe como proceder ao preenchimento do anexo SS (Segurança Social).

O preenchimento do anexo SS do IRS, é obrigatório para todos os que preencham o anexo B ou C da declaração de IRS, pois vai permitir que seja determinado se o rendimento é relevante para os trabalhadores dependentes, enquadrando-o nas contribuições da Segurança Social.

É importante salientar que a entrega deste anexo é individual e que apenas podem constar os elementos associados a um trabalhador independente.

Anexo SS do IRS passo a passo

Segurança Social

  • Passo 1: Quadro 1 – Rendimentos da categoria B

Deve indicar se os rendimentos obtidos através desta categoria são referentes ao Regime Simplificado, Regime de Contabilidade Organizada ou Imputação de Rendimentos do Regime de Transparência Fiscal.

Anexo SS - Quadro 1

  • Passo 2: Quadro 2 – Selecione o ano de rendimentos que está a declarar, neste caso 2015;

Anexo SS - Quadro 2

  • Passo 3: Quadro 3 – Titular do rendimento

Indicação do NIF e do nº da segurança social do sujeito passivo. Deve também indicar se obteve no presente ano a que corresponde a declaração algum rendimento de categoria B.

Anexo SS - Quadro 3

  • Passo 4: Quadro 4 – Rendimento de Categoria B

Deve indicar os valores auferidos relativamente aos rendimentos desta categoria, nomeadamente vendas, mais-valias, subsídios…

Anexo SS - Quadro 4

  • Passo 5: Quadro 5 – Informações Complementares

Neste quadro do anexo SS do IRS, deve indicar no campo 501 o valor total do lucro tributável (no caso de prejuízo deve colocar 0) e no campo 502 o valor da matéria coletável imputada ao sócio por sociedades de profissionais sujeitas ao regime de transparência fiscal.

Anexo SS - Quadro 5

  • Passo 6: Quadro 6 – Identificação dos Adquirentes e Respetivos Valores das Prestações dos Serviços com Atividade Empresarial Relevante para o Apuramento das Entidades Contratantes –

Aqui deve identificar se pelo menos 80% dos rendimentos auferidos resultam de serviços prestados a uma única entidade. Caso escolha “Sim” deve identificá-los com o NIF Português, o País, o NIF estrangeiro (caso se justifique) e qual o valor.

Anexo SS - Quadro 6

Se seguir estes 6 passos, vai ver que não é muito difícil preencher o anexo SS do IRS na 2ª fase.

Veja como preencher: Todos os Anexos do IRS

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-07-05T21:29:30+01:00 12/05/2016|Categories: Impostos|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt