Como poupar nos bancos

Como poupar nos bancos

By | 2017-05-19T01:32:49+01:00 19/06/2015|Categories: Banca|

As instituições bancárias a operar em Portugal podem cobrar comissões bancárias de valor variável, o que faz com que os seus clientes tenham de suportar um custo fixo mensal apenas para manter uma conta aberta e em funcionamento.

Para além destas comissões bancárias as operações financeiras, como transferências interbancárias, a emissão de cheques, também podem implicar custos para os clientes.

Com tudo isto, as despesas mensais com os bancos podem ser elevadas. Somando taxas de manutenção de contas e todas as outras despesas que até nos podem parecer irrelevantes, podemos facilmente chegar a uma conta superior à centena de euros anualmente.

Assim, a busca por ideias de como poupar nos bancos é uma ideia inteligente que pode contribuir para aliviar um pouco a pressão sobre a sua carteira.

Existem muitas ideias que podem contribuir para este objetivo, mas tudo deve começar com uma análise preliminar aos seus gastos bancários.

Para lhe dar alguma orientação, reunimos algumas das formas mais simples de como poupar nos bancos. Analise estas ideias:

  • Usar a banca online
  • Procurar o tipo de conta mais adequada
  • Procurar um cartão de crédito sem anuidade
  • Optar por fazer tudo através do mesmo banco

De seguida vamos explicar como poupar nos bancos com cada uma destas medidas.

Quer reduzir as prestações da casa? Consulte o nosso simulador de transferência de crédito habitação a custo zero e poupe muito dinheiro todos os meses.

Usar a banca online

Atualmente todas as instituições bancárias têm a opção de aceder aos dados da conta e efetuar movimentos, como transferências e pagamentos, através da internet.

Ao optar por usar a banca online, a maioria dos bancos passa a fazer o envio dos seus extratos bancário digitalmente, em detrimento do envio da carta convencional, reduzindo assim os custos de manutenção da conta.

Além disso, as operações como transferências interbancárias tendem a ter um custo quando são feitas no balcão e quando são feitas através da banca online esse custo é reduzido ou até eliminado.

A banca online não só é prática, poupando-lhe tempo precioso e as despesas de deslocação, como também pode contribuir para conseguir uma poupança direta em taxas associadas a algumas operações.

Procurar o tipo de conta mais adequado

Os bancos têm vários tipos de contas para responder às necessidades dos seus clientes e há muitas opções em que os custos de manutenção são inexistentes.

Por norma, as contas ordenado, jovem, estudante e imigrante são isentas de comissões. Para abrir uma conta destas basta fazer à domiciliação de ordenado ou comprovar que se é estudante ou imigrante.

Além destas contas com isenção de comissões de conta, os bancos também desenvolvem opções em que o cliente paga uma comissão de manutenção fixa e em contrapartida tem direito a um determinado leque de serviços, como por exemplo, transferências interbancárias gratuitas e 5 cheques por mês.

Procurar um cartão de crédito sem anuidade

Os bancos têm vários tipos de cartão de crédito pelos quais pode optar, que diferem nos plafons máximos, taxas de juros associadas e anuidades.

De uma forma geral, todos os bancos têm um tipo de cartão de crédito com a anuidade gratuita. Procure toda a informação sobre os cartões de crédito do banco antes de fazer o pedido e escolha o melhor para si.

Optar por fazer tudo através do mesmo banco

Ao optar por fazer tudo através do mesmo banco, aumenta as suas possibilidades de conseguir uma isenção da taxa de manutenção de conta.

Sempre que se tem conta bancária em 2 ou mais bancos a probabilidade de conseguir as melhores condições e poupar nos bancos é reduzida.

Por exemplo, se tiver conta no Banco A, onde tem a isenção de manutenção de conta porque fez a domiciliação de ordenado, no Banco B já não poderá fazer a domiciliação de ordenado e consequentemente já não terá direito a essa isenção.

Agora que já sabe como poupar nos bancos apenas tem que colocar estas ideias em prática.

Fale com o seu banco por forma a encontrar a melhor opção para conseguir poupar nas comissões bancárias e outras despesas associadas às operações bancárias.

Se tem conta bancária em mais do que um banco pode optar por reunir todas as suas operações bancárias numa entidade única e encerrar a outra conta.

Para saber qual é a conta mais vantajosa e que deve manter fale com ambos os bancos e não se esqueça de referir que está a considerar a opção de encerrar a conta, assim poderá ter acesso a condições mais vantajosas. Um pequeno “bluff” pode trazer-lhe diversos benefícios.

Veja A Nossa Sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-05-19T01:32:49+01:00 19/06/2015|Categories: Banca|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment