10 Dicas sobre como poupar dinheiro em gás

10 Dicas sobre como poupar dinheiro em gás

By | 2017-07-04T20:00:51+01:00 15/02/2016|Categories: Aprenda a Poupar|

Nos dias que correm é fundamental conseguir reduzir as despesas mais significativas lá de casa. Uma das despesas que todas as famílias portuguesas têm mensalmente é o gás. Quer se trate da fatura de gás canalizado ou da compra de botijas, o gás representa sempre uma despesa significativa. Neste artigo, vamos mostrar-lhe como poupar dinheiro em gás.

Poupar em gás é desde logo positivo para a sua carteira, mas se quisermos pensar em termos globais, então não nos podemos esquecer que esta poupança também é benéfica para o meio ambiente.

Conseguir poupar enquanto também contribui para tornar o mundo um pouco mais sustentável parece uma ótima ideia, não parece? Então, está é uma ótima altura para aprender as nossas dicas sobre como poupar dinheiro em gás.

Dicas para poupar dinheiro em gás

  1. Deve cozinhar sempre com as panelas e os tachos tapados. Dessa forma reduz as perdas de calor e consegue preparar as refeições mais rapidamente. Colocar a tampa não dá assim tanto trabalho, pois não?
  2. Utilize a panela de pressão sempre que possível. Além de ser mais rápida, a panela de pressão é também mais eficiente. Ao cozinhar na panela de pressão pode até desligar o lume um pouco antes do tempo de confeção terminar, deixando a panela tapada. Os alimentos vão ser cozinhados à mesma e estará a poupar gás.
  3. Opte por um forno com ventilação. Este tipo de fornos fazem o ar quente circular no seu interior, garantindo que a temperatura se mantém mais homogénea e que o consumo será menor. Como resultado fica com uma fatura de gás menos onerosa e com alimentos ainda mais saborosos, cozinhados uniformemente.
  4. Utilize sempre um bico adequado ao tamanho do tacho. Se vai utilizar um tacho pequeno não precisa de usar um dos bicos grandes. Se o fizer estará a desperdiçar gás. Esta é talvez a dica sobre como poupar dinheiro em gás mais fácil de seguir, mas ficaria impressionada com a quantidade de pessoas que a ignoram.
  5. Não coloque demasiada água na panela. Muita água significa que irá demorar mais tempo a ferver e claro, que estará a gastar gás desnecessariamente. Procure sempre utilizar apenas a água necessária.
  6. Quando sair de casa desligue o esquentador ou a caldeira. Não faz sentido deixar estes aparelhos em stand-by, se não vai utilizá-los.
  7. Ao lavar a loiça manualmente, procure evitar que a água quente corra sem necessidade. Caso contrário estará a desperdiçar simultaneamente água e gás.
  8. Adapte a temperatura da água à estação do ano. Certamente que durante o verão não precisa de usar a água a escaldar. Um duche com água morna, ou até fria pode saber otimamente.
  9. Opte sempre por duches e esqueça os banhos de imersão. Desta forma estará a poupar gás e água. Se gosta realmente dos seus banhos de imersão, reserve-os para momentos especiais.
  10. Substitua o seu aquecimento central por painéis solares. Pode parecer uma despesa substancial, mas a médio prazo irá compensar bastante.

A maioria do gasto desnecessário de gás está associada a comportamentos e atitudes que enraizamos no nosso quotidiano por comodismo ou até por inconsciência. Quantas vezes cozinhamos sem colocar a tampa no tacho? Quantas vezes cedemos à tentação de tomar um banho de imersão ou um duche demasiado demorado?

A verdade é que somos seres de hábitos e rotinas e da mesma forma que criamos um determinado hábito e rotina em que estamos constantemente a promover o desperdício de gás e a aumentar a sua fatura mensal também podemos criar hábitos e rotinas novas que combatem esses desperdícios.

Tomar consciência dos erros cometidos é o primeiro passo para conseguir corrigi-los, depois basta ter alguma vontade verá que em pouco tempo a sua fatura mensal de gás terá uma redução assinalável. Se tiver filhos não se esqueça de também os incentivar a participar nos novos hábitos e rotinas de poupança de gás, verá que pouco tempo depois já serão eles a alertá-lo para a correção de alguns comportamentos menos corretos.

A correção destas pequenas atitudes pode resultar numa poupança bastante significativa, que não só vai ter um bom impacto no nosso bolso, como contribuirá para a sustentabilidade do planeta. Siga estas dicas de como poupar dinheiro em gás e veja a sua fatura reduzir.

Veja a nossa sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-07-04T20:00:51+01:00 15/02/2016|Categories: Aprenda a Poupar|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment