Como poupar água no dia a dia

Poupar água é mais do que imperativo económico, é algo que devemos fazer pelo futuro dos nossos filhos e netos. Ao contrário do que é crença geral, a água não é um bem inesgotável. Mais de 97% de toda a água existente é salgada, cerca de 3% é gelo, o que feitas as contas significa que apenas 0,5% da água do globo é potável.

Por outras palavras, toda a humanidade depende desta pequena percentagem de água para sobreviver. Assim, é realmente importante saber como poupar água no dia a dia. Pequenas alterações no nosso comportamento podem fazer uma grande diferença.

O estilo de vida dos países desenvolvidos obriga a um maior consumo de água, o que a somar ao crescimento da população mundial e ao cada vez maior impacto da população aumenta a urgência de começar a poupar o bem escasso que é a água.

Para que possa começar a poupar água no dia a dia, o Nvalores reuniu uma lista de conselhos que pode colocar em prática para reduzir o seu consumo deste líquido tão precioso e que também lhe vão permitir poupar alguns euros na sua fatura.

Dicas para Poupar Água no Dia a Dia

Para que possa realmente começar a poupar água, dividimos os nossos conselhos em diferentes áreas, assim pode olhar apenas para as áreas que são relevantes para si:

Poupar água na cozinha

  • Não lave apenas um copo ou uma caneca. Divida toda a loiça do dia em uma ou duas lavagens diárias;
  • Limpe a loiça antes de começar a lavar. Limpar todos os pratos, tachos e talheres antes de começar a lavar ajuda a poupar água e tempo.
  • Não utilize detergente em excesso. Utilizar a quantidade certa de detergente faz com que a lavagem seja mais eficiente.
  • Quem tem máquina de lavar loiça deve ter o cuidado de não fazer lavagens sem ter a a carga completa. Cada lavagem gasta entre 30 a 60 litros de água e por isso deve evitar fazer lavagens com carga parcial.

Poupar água nos banhos

  • Uma das principais regras de como poupar água é tomar duche em vez de banho de imersão. Os duches devem ser rápidos, de preferência durando menos de 5 minutos;
  • O banho de imersão gasta pelo menos três vezes mais água do que um duche;
  • Alguns chuveiros permitem tornar duche de forma mais eficiente, reduzindo o consumo de água. Escolha chuveiros de baixo caudal e fluxo turbulento. Se possível, coloque também compressores nas torneiras.

Poupar água no autoclismo

  • Descarregar o autoclismo significa gastar entre 10 a 15 litros de água e por isso deve pensar duas vezes antes de fazer este gesto. Utilize o autoclismo apenas quando for realmente necessário.
  • Um truque eficiente para poupar água em cada descarga do autoclismo passa por colocar uma garrafa cheia de água ou de areia no depósito do autoclismo;
  • Evite deitar lixo para a sanita. O lugar de papéis, cabelos e de outros desperdícios é no lixo e não na sanita.

Como poupar água na rega

  • Se tem plantas em casa ou no quintal é essencial conhecer bem as suas caraterísticas. Algumas plantas não precisam muita água e assim regá-las em excesso é um desperdício;
  • Se tiver um poço ou acesso à água de um ribeiro, utilize estes recursos para fazer as suas regas;
  • Para poupar água na rega é fundamental regar apenas na altura certa do dia. Regue de manhã cedo ou durante a noite, para evita que uma parte significativa da água se perca com o calor.

Poupar água no dia a dia não é tão complicado quanto parece. Basta ter mais atenção e uma maior consciência da necessidade de alterar comportamentos.

Veja A Nossa Sugestão

Categorias: Poupança
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt