Como pagar o IUC pela internet passo a passo

Como pagar o IUC pela Internet passo a passo

By | 2019-03-11T16:07:37+00:00 05/05/2014|Categories: Impostos|Tags: |

O Imposto Único de Circulação, IUC, é um nome pomposo que veio substituir o que antes apelidávamos de selo do carro. Porque é que pagamos este imposto?

Simples, essa é uma forma de responsabilizar os condutores pelas emissões de CO2 que os seus veículos causam durante a circulação. Ou seja, é um imposto ambiental. De notar que não deve confundir IUC com ISV (Imposto Sobre Veículos). O ISV incide sob o veículo e é pago uma única vez, enquanto que o IUC incide sob a circulação e é pago anualmente.

O Imposto Único de Circulação é pago à Autoridade Tributária e Aduaneira, Finanças, sendo que o mesmo pode ser pago presencialmente ou através da internet. Repare que pessoas coletivas são obrigadas a pagar este imposto utilizando o portal das Finanças.

É facto que poder pagar o IUC e outros impostos online é algo bastante vantajoso. É sinal de que as instituições do nosso país acompanham as evoluções da Era digital. Devido a esta funcionalidade é possível pagar o IUC através do portal das Finanças, com toda a comodidade, rapidez e segurança. Não tendo que se deslocar fisicamente a uma repartição das finanças e perder o seu tempo em filas de espera que parecem nunca terminar.

1. Tutorial para pagar o IUC pela internet em vídeo e texto

Versão em texto

Para todos os que querem saber como pagar o IUC pela internet, passo a passo, segue-se uma explicação detalhada de todo o processo.

1.1. Passo 1: Acesso ao Portal das Finanças

Portal das finanças

Para aceder ao portal das Finanças clique no seguinte endereço web:

https://www.portaldasfinancas.gov.pt/

Seguidamente irá ver uma página semelhante à referida acima.

1.2. Passo 2: Registo no Portal

Registo no Portal das Finanças

Se já possui a sua senha de acesso para efetuar o login, queira passar para o terceiro passo.

Se ainda não possui a sua senha de acesso para efetuar o login, queira registar-se clicando no seguinte link:

http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/adesaoForm.action

Deverá ver a seguinte página com os seguintes dados para preenchimento:

Após o preenchimento dos seus dados pessoais, selecione uma pergunta de segurança e escreva a sua resposta. Marque os campos “desejo receber email” e “desejo receber SMS”, se pretender receber alertas por esses canais de contato. Depois do preenchimento de todos os dados carregue no botão “Pedir Senha”. No intervalo de uma semana irá receber em sua casa a senha de acesso que lhe vai permitir fazer login no portal e pagar o seu IUC.

1.3. Passo 3: Login

Entrar no portal das finanças online

Depois de aceder à página da Autoridade Tributária, e se já possuir a sua senha de acesso, poderá efetuar o login preenchendo os dados localizados no canto superior direito. Deverá inserir o seu NIF bem como a sua senha de acesso e clicar em “Entrar”.

1.4. Passo 4: selecione a categoria “pagar”

Pagar o IUC no site das finanças

Depois de entrar na sua área pessoa do portal irá ter acesso a um conjunto de opções. De entre essas opções poderá identificar uma opção que indica “Pagar”, opção na qual deverá clicar.

1.5. Passo 5: pagar o IUC do ano corrente

Selecionar ano corrente

Depois de aceder à opção “Pagar” irá ter acesso ao seguinte menu de opções. Como pode ver, tem a opção “Imposto Único de Circulação (IUC)”, bem como três opções em baixo. Selecione a opção correspondente ao “Ano Corrente”, já que estará a pagar o IUC do ano que está a decorrer.

1.6. Passo 6: Escolha a categoria correspondente ao seu veículo

Escolha a Categoria Correspondente ao Seu Veículo

Depois irá ser direcionado para uma página igual à que pode ver acima. É nessa página que deverá escolher a tabela que corresponde ao seu tipo de veículo. Terá à escolha várias tabelas desde a Tabela A à Tabela G. Após selecionar a tabela que corresponde ao seu tipo de veículo clique no botão “Pesquisar”.

1.7. Passo 7: Confirmar os dados do IUC a pagar e emitir

Confirmar pagameno do IUC pela intenet

Irá ser direcionado para uma página semelhante à que pode ver na imagem acima. Tudo o que tem que fazer é confirmar os dados e carregar no botão “Emitir”. Poderá atualizar os dados clicando no botão “Atualizar”.

1.8. Passo 8: Emitir o pagamento do IUC

Emitir para Pagamento do IUC

Seguidamente deverá deparar-se com uma página semelhante à que pode ver acima. Clique em “Emitir para Pagamento”. Seguidamente o seu browser deverá perguntar-se se tem a certeza e deverá clicar em “Sim”. Depois um documento PDF irá ser automaticamente descarregado.

Atenção: Existem algumas pessoas com problemas para poderem ver o documento PDF já que quando clicam em “Emitir para Pagamento”. Se tem o mesmo problema, tal pode dever-se a que o seu browser (programa de navegação na internet) esteja a bloquear as janelas de “pop-up”, necessárias para que o documento seja descarregado. Nesse caso deverá desbloquear as janelas de pop-up seguindo as instruções nos seguintes links:

Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/configuracoes-do-bloqueador-de-popups-excecoes-solucoes-problemas
Chrome: https://support.google.com/chrome/answer/95472?hl=pt-pt
Internet Explorer: http://support.microsoft.com/kb/909604/pt-pt

1.9. Passo 9: Documento em pdf com os detalhes para pagar o IUC no multibanco

Detalhes do pagamento do IUC no site das finanças

Depois de o documento ser descarregado de forma automática para o seu computador, poderá abri-lo, tendo acesso a um documento semelhante ao da imagem acima. Como pode ver, tem acesso a toda a informação necessária para proceder ao pagamento do Imposto Único de Circulação. Poderá imprimir o documento e pagar fisicamente através do multibanco, ou até numa PayShop, apresentando o montante e referência para pagamento.

Para pagar por multibanco, introduza o seu cartão, o seu PIN, escolha a opção “pagamentos e outros serviços”, selecione a opção “estado e setor público”, seguidamente escolha a opção correspondente aos “pagamentos ao estado”, introduza a referência para pagamento e complete as instruções sugeridas no ecrã.

Se, por outro lado, pretende optar por uma solução mais prática e tenciona paga o IUC com o serviço Homebanking através da internet, também o poderá fazer. Siga os próximos passos.

1.10. Passo 10: Pagamento por home banking – Login

Uma vez que os pagamentos variam bastante de banco para banco no serviço home banking, não foram adicionados screenshots. O primeiro passo para proceder ao pagamento de IUC é naturalmente o Login com o seu nome e código secreto. Isto, depois de entrar na página inicial do serviço de home banking do seu banco.

1.11. Passo 11: Pagamento por home banking – Pagamentos ao estado

No separador pagamentos, deverá ver uma opção para pagamentos ao estado, deverá selecionar a mesma. Complete os dados apresentados no ecrã, tenha consigo o documento que foi descarregado a partir do portal das Finanças já que será nesse documento que encontrará toda a informação de que vai necessitar.

1.12. Passo 12: Pagamento por home banking – Finalizar o processo

Finalize o processo escolhendo se quer, ou não, agendar o pagamento. O agendamento do pagamento permite-lhe escolher a data em que o valor do imposto é debitado na sua conta. Caso pretenda, imprima os dados quando o processo estiver completado.

1.13. Passo 13: Confirmar

Espere alguns dias, depois poderá confirmar o pagamento do IUC acedendo ao portal das Finanças com o seu NIF e senha pessoal. Escolhendo a categoria “Os seus Serviços”, selecionando a opção correspondente a “Consultar”.

Localize a opção “Veículos” e clique em “Imposto Único de Circulação (IUC)”. Depois irá poder ver os vários anos de IUC, escolha o presente ano (neste caso 2014). Depois irá poder ver o estado de pagamento e todas as outras informações pertinentes.

2. Versão em Video

[/fusion_builder_column]

Como pode comprovar através deste “tutorial” de pagamento do Imposto Único de Circulação através da internet, proceder à liquidação deste imposto não é um processo moroso nem difícil, antes pelo contrário. Quando efetua o pagamento do IUC pela internet, poupa dores de cabeça, deslocações e o seu precioso tempo. O pagamento por internet é muito mais rápido, simples e, naturalmente, muito mais cómodo.

Aproveite que os serviços de Finanças decidiram utilizar as novas tecnologias para facilitarem o pagamento destes tipos de impostos aos contribuintes. O melhor de tudo é que para completar todo o processo de pagamento nem sequer tem que sair do conforto de sua casa.

Basta aliar o serviço oferecido pelo Portal das Finanças, que lhe disponibiliza os dados necessários para o pagamento, à comodidade do serviço de home banking que o seu banco lhe oferece. Assim pode pagar o imposto através de home banking sem ter que sair de casa.

Veja A Nossa Sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2019-03-11T16:07:37+00:00 05/05/2014|Categories: Impostos|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

2 Comments

  1. petrica vasi 22/01/2017 at 16:48 - Reply

    Não existem veículos em condições de se poder efectuar a emissão da nota. Data limite de pagamento 28-02-2017
    34-QV-43 2017 B 2017-02-28 143,17 0,00 2017-01-17 Emitida
    Nao foi emitida nehuma nota como poso fazer para pagar via internet

  2. Paulo Ferreira 14/07/2016 at 14:36 - Reply

    Quantos dias,em média,é que demora a ser visível o pagamento nas finanças?Paguei ontem por home banking e hoje,passadas 24 horas,ainda não deram baixa.

Leave A Comment