Obter mapa de responsabilidades de crédito do banco de portugal

Obter Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal

By | 2017-12-07T19:56:31+00:00 02/12/2017|Categories: Crédito Pessoal|

Quando se fala de créditos, é muito comum referir que é importante não ter o nome na lista negra do Banco de Portugal (ou melhor, na CRC, Central de Responsabilidades de Crédito).

No entanto, uma grande maioria das pessoas não sabe que pode comodamente verificar a sua situação no Banco de Portugal sem ter sequer de sair de casa.

Neste artigo, vamos explicar-lhe como pode obter o seu mapa de responsabilidades de crédito, ou seja, como ver se o seu nome está ou não manchado junto do Banco de Portugal.

Mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal

Consultar o mapa de responsabilidades do banco de portugal e fazer o download em PDF, é bastante mais simples do que pensa.

Vamos mostrar-lhe como o fazer.

1º Passo – Aceder ao site do Banco de Portugal

Para poder aceder ao seu mapa de responsabilidades, tem obrigatoriamente de aceder ao site do Banco de Portugal.

2º Passo – Obter mapa de responsabilidades de crédito

Depois de carregar em CRC vai ser reencaminhado para uma nova página, que é onde vai conseguir aceder ao seu mapa atualizado.

Para verificar o mapa de responsabilidades do mês corrente basta carregar em “Obter Mapa” e de seguida colocar um certo onde diz “Li e aceito as condições de acesso por via eletrónica à CRC”

Obter Mapa de Responsabilidades de Crédito

Se pretender obter o mapa de responsabilidades do banco de portugal de um determinado mês (por exemplo janeiro de 2015) além dos passos indicados anteriormente, deve também colocar um certo onde diz “Para obter informação histórica selecione a opção seguinte” e preencher com o mês e o ano que pretende verificar.

Obter Mapa de Responsabilidades de Crédito numa data especifica

3º Passo – Modo de autenticação

Depois de ter tudo selecionado será reencaminhado para a página de autenticação.

Neste ponto pode optar por fazer a mesma de duas maneiras distintas:

  1. Através do cartão de cidadão (mas precisa ter leitor de cartões o que não é muito comum)
  2. Através do NIF e password das Finanças

Depois de escolher o método apenas necessita carregar no link e será automaticamente reencaminhada para o processo de autenticação.

4º Passo – Login

Nesta fase deve apenas colocar o seu NIF e a password das finanças nos campos indicados, e colocar o “certo” onde autoriza que os mesmos sejam fornecidos ao Banco de Portugal.

Depois de fazer o login, irá obter um PDF com o seu mapa de responsabilidades. Neste caso basta abrir a mesma e verificar a informação indicada.

login no banco de portugal

Como interpretar o mapa de responsabilidades de crédito?

Uma grande maioria das pessoas olha para o mapa de responsabilidades de crédito e acaba por não saber interpretar o mesmo.

Desta forma, vamos explicar-lhe como pode interpretar o mesmo, pois não é tão complicado como parece.

É importante salientar que o mapa de responsabilidades serve principalmente para que os bancos analisem o seu historial de créditos e a respetiva avaliação de risco de forma a ponderarem a aprovação de um novo crédito.

A declaração inclui todos os créditos que tem a decorrer, ou seja, os valores em dívida e as respetivas prestações.

Exemplo 1 – Mapa de responsabilidades sem incidentes bancários

exemplo-mapa-responsabilidades-credito

O exemplo anterior é de um “mapa limpo”, ou seja, os créditos que estão em vigor estão a ser liquidados nas datas acordadas, não havendo nenhum atraso nos pagamentos.

Exemplo 2 – Mapa de responsabilidades com incidentes bancários

De seguida veja um mapa cujo proprietário se encontra com os pagamentos em atraso.

exemplo-crc-pagamentos-atraso

Como analisar os mapa de responsabilidades?

Para analisar a sua declaração tem de saber o que significa:

1) Nível de Responsabilidades – O nível de responsabilidade traduz a tipologia do produto e o número de titulares associados ao mesmo.

2) Produto Financeiro – Neste ponto, é possível verificar qual a tipologia do crédito (pode ser pessoal, habitação, automóvel…)

3) Prazo Original – Indica o prazo inicial que for acordado para o pagamento total da crédito.

4) Prazo Residual – Indica o período (em anos e meses) que faltam para que o valor seja liquidado.

5) Situação de Crédito – Este ponto indica o estado do crédito propriamente dito, assim como o potencial valor que está disponível para utilização. A situação de crédito pode ter 5 fases possíveis.

  • Potencial – Valor que está autorizado a utilizar;
  • Regular – O montante que está a ser utilizado;
  • Vencido – Indica o valor que se encontra em dívida (ou seja, que não pagou atempadamente) e o respetivo tempo de atraso;
  • Renegociado – Quando os valores se encontram vencidos, é comum que a pessoa opte por renegociar a divida com a entidade financiadora (por exemplo, aumento do prazo de pagamento);
  • Abatido ao Ativo – Nesta fase já houve renegociação do valor e a pessoa não tem como pagar os valores em aberto.

6) Duração de Incumprimento – Período a partir do qual o crédito está vencido.

7) Prestação – É o valor mensal que está a pagar relativamente ao crédito contratado (não inclui qualquer amortização antecipada que possa ser feita). É importante salientar que os cartões de crédito não apresentam prestações devido às diversas modalidades de pagamento existentes.

8) Garantias – As mesmas estão associadas aos produtos que estão contratados (sendo por norma valores mobiliários ou imobiliários, como uma casa ou um depósito a prazo).

Como pode ver obter o mapa de responsabilidades de crédito do banco de portugal é bastante simples e rápido, no entanto, conseguir retirar o seu nome da famosa “Lista Negra do Banco de Portugal” já é algo um pouco mais complicado.

É importante saber como extrair o seu mapa da CRC, pois no caso de ter diversos créditos, pode optar pela consolidação dos mesmos, no entanto a CRC tem de estar limpa, não podendo haver qualquer tipo de atraso nos pagamentos dos créditos que tem em vigor.

Agora que já sabe passo a passo como extrair o mapa da CRC, é muito mais simples verificar em que estado se encontra o seu nome no Banco de Portugal, antes de pedir crédito pessoal.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-12-07T19:56:31+00:00 02/12/2017|Categories: Crédito Pessoal|

About the Author:

Ricardo Rodrigues é CEO e Fundador do NValores desde 2013. Plataforma para pedir crédito online. Nomeadamente crédito pessoal, crédito consolidado e crédito habitação. Email: geral@nvalores.pt