Como investir em Fundos de Investimento em 2020

Os fundos de investimento merecem cada vez mais a confiança dos portugueses. Estes instrumentos de financiamentos apresentam inúmeras vantagens, que os tornam extremamente apelativos.

Contudo, nem todas as pessoas sabem como investir em fundos de investimento, por forma rentabilizar ao máximo a sua aposta. Para alcançar bons resultados é necessário definir e implementar uma estratégia.

Para alcançar os resultados desejados, deverá alicerçar a sua estratégia de investimento em algumas variáveis indispensáveis. Os fundos de investimento são excelentes oportunidades, mas é importante que adote uma tática inteligente.

A primeira máxima que deve ser aplicada ao apostar em fundos de investimentos é a diversificação de riscos. Deve perceber que o mercado pode ter variações diárias consideráveis e que se não diversificar os produtos pode ver a sua capacidade de investimento desde logo comprometida.

Veja este artigo onde demonstramos como investir a longo prazo, enunciando diferentes estratégias e opções.

O que são fundos de investimento?

Fundos de investimento são instrumentos financeiros que constituem como uma boa alternativa aos tradicionais mecanismos das poupanças das famílias.

Os tradicionais depósitos a prazo são a ferramenta de poupança mais popular entre os portugueses, contudo apesar de extremamente fiável, este produto caracteriza-se por uma baixa rentabilidade.

Os fundos de investimento, pelo contrário, podem ser extremamente apelativos do ponto de vista da rentabilidade. Podemos definir um investimento de investimento como: um património autónomo cuja gestão é feita por uma equipa de profissionais e que oferece diversificação de risco.

Passamos a explicar, é um património autónomo porque, mesmo domiciliado numa entidade bancária, o fundo é deito pelo cliente. Assim, na eventualidade da instituição bancária entrar em falência, o fundo é devolvido ao cliente.

A gestão do fundo é assegurada por toda uma equipa (gestores, analistas e outro pessoal especializado), que diariamente garante que o fundo alcança a melhor rentabilidade.

Finalmente, os fundos de investimento apresentam a vantagem de permitirem a diversificação de riscos e o acesso variadíssimos mercados e estratégias.

Veja este artigo onde demonstramos como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro.

Quais são as vantagens?

A crescente popularidade dos fundos de investimento pode ser explicada pelas inúmeras vantagens que estes produtos oferecem:

  • Oferece a possibilidade de diversificar os riscos, mesmo com montantes de investimentos reduzidos;
  • Permite depositar o investimento nas mãos de uma equipa de profissionais;
  • Acesso a efeitos de escala na negociação de produtos financeiros;
  • Acesso a diversos produtos financeiros e a múltiplas estratégias de investimento.

Como ter acesso a fundos de investimento?

Qualquer banco oferece aos seus clientes um grande número de fundos de investimento. Os investidores que estão a dar os primeiros passos podem começar por aqui, por forma a aprenderem o básico.

Contudo, investidores com outros requisitos vão preferir os chamados “supermercados” financeiros (também conhecidos como “boutiques financeiras”).

É importante ter em consideração qual é o seu perfil de investidor para saber qual é fundo de investimento mais indicado para si. Só assim poderá fazer um investimento ponderado e adequado ao seu perfil de risco.

O perfil é traçado tendo por base três requisitos básicos:

  1. Segurança
  2. Liquidez
  3. Rentabilidade

É importante compreender qual é o seu, porque existem diversos caminhos que podem ser tomados.

Grandes riscos podem gerar grandes lucros num curto prazo. Ao mesmo tempo, investimentos mais seguros trazem estabilidade e são capazes de gerar renda a longo prazo. Ou seja, é uma questão de adequação ao que está realmente à procura.

Melhores fundos de investimento em 2020

Quem deseja conhecer quais são os melhores fundos de investimento deve ficar atento ao chamado Prémio Morningstar. Este prémio tem como principal objetivo escolher os fundos e entidades gestoras que mais valor proporcionaram aos participantes de forma anual.

Em comunicado, Jonathan Miller, Director e Manager Research Ratings, UK, refere que:

“este ano os vencedores dos Morningstar Portugal Fund Awards adotaram uma abordagem de longo prazo ao investimento que, em última análise, ajudou os retornos dos investidores dentro do contexto do seu peer group.”

Acrescenta ainda que “o objetivo primeiro destes prémios Morningstar orientados quantitativamente é reconhecer os fundos e as entidades gestoras que mostraram capacidades de obter retornos de longo prazo fortes, sem um risco indevido”.

Veja a seguir os melhores fundos de investimento em Portugal no ano de 2020:

CategoriaVencedor
Melhor fundo de Alocação EUROptimize Investimento Activo
Melhor fundo de Obrigações EUROptimize Obrigações

(Consistente FundsPeople 2020)

Melhor fundo de Ações PortugalIMGA Ações Portugal
Melhor entidade gestora de fundos: AçõesMontepio Gestão de Activos
Melhor entidade gestora de fundos: ObrigaçõesCaixa Gestão de Ativos
Melhor entidade gestora de fundos: GlobalCaixa Gestão de Ativos

O destaque vai para os fundos de investimento CGD, que através da Caixa Gestão de Ativos conquistou dois prémios. O de Melhor entidade gestora obrigações 2020 e o de Melhor sociedade gestora global 2020.

Estas são as informações mais relevantes sobre como investir em fundos de investimentos. Se ficou interessado nestas ferramentas de investimento, informe-se junto do seu banco relativamente às opções disponíveis. É claro que deve depois contatar outros bancos, por forma a poder comprar as diferentes opções que lhe foram apresentadas.

Se tem realmente vontade de ser mais dinâmico a nível de investimento, esta é uma ferramenta que merece realmente a sua atenção.

Veja também:

Categorias: Investimentos
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt