Como fazer o pagamento de IVA com atraso

Como fazer o pagamento de IVA com atraso

By | 2018-06-12T21:25:46+01:00 30/09/2015|Categories: Impostos|Tags: |

Com tantos afazeres no nosso quotidiano, por vezes cometemos o erro de falhar um pagamento de um imposto no seu prazo normal. Se não pagou o IVA dentro do prazo legalmente estipulado, não se apoquente excessivamente.

É possível fazer o pagamento de IVA com atraso e existem diversas formas de o fazer: através do multibanco, homebanking, balcões dos CTT ou tesouraria das Finanças.

Como Obter o Guia Para Realizar o Pagamento de IVA

Se ainda não tem uma referência de pagamento para regularizar o seu IVA, deve obter uma nova guia de pagamento que deverá ser gerada pelas Finanças.

Pode obter esta guia no Portal das Finanças, bastando para isso seguir as seguintes opções: Serviços Tributários –> Cidadãos ou Empresas -> Pagar -> IVA -> Guia de Pagamento

Chegando a esta opção, terá que inserir o seu número de contribuinte. Para obter a guia pra realizar o pagamento terá ainda que inserir o período do valor a pagar e também o valor.

É Aplicada Multa Por Atraso no Pagamento de IVA?

Caso se atrase no pagamento do IVA, terá que enfrentar a necessidade de pagar uma multa. Segundo o artigo 114 do Regime Geral das Infrações Tributárias, o atraso no pagamento de IVA é alvo de penalização.

Além da multa por atraso, terá ainda que suportar o pagamento de juros compensatórios, de acordo com artigo 35 da Lei Geral Tributária.

Quando ocorre a falta de pagamento de IVA da declaração periódica que foi apresentada, a Autoridade Tributária emite uma certidão de dívida, que menciona o valor total devido. Até a certidão de dívida ser emitida, continua a ser possível realizar pagamentos por conta, que serão considerados na dívida fiscal.

É necessário referir que a falta de pagamento de IVA pode resultar num processo de execução fiscal.

Veja A Nossa Sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-06-12T21:25:46+01:00 30/09/2015|Categories: Impostos|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt