Como escolher um seguro automóvel

Quando escolhemos um automóvel estamos a tomar quase sempre uma decisão mais emocional do que racional. Podemos apaixonar-nos por um carro devido às suas linhas exteriores, devido ao nível de equipamento, por causa da sua performance ou simplesmente porque gostamos daquela marca.

Pelo contrário, quando escolhemos um seguro automóvel, devemos sobretudo analisar, ponderar e decidir de forma racional.

Com o objetivo de ajudar os nossos leitores a escolher o melhor seguro auto, reunimos um conjunto de dicas que vão facilitar o processo de escolha.

Lembramos que o seguro automóvel é obrigatório em Portugal, contudo mais do que uma despesa obrigatória, um seguro auto é um produto essencial para salvaguardar quer o veículo, quer o condutor.

Encontrar o produto com a melhor relação qualidade/preço do mercado vai permitir-lhe ficar mais tranquilo, sabendo que está realmente protegido, mas que também conseguir poupar algum dinheiro, que pode ser canalizado para outras situações.

O que deve procurar num seguro automóvel?

Para que possa estar devidamente protegido, deve começar por determinar aquilo que pretende do seu seguro automóvel. Por exemplo, se o seu carro já tem uma certa idade, então certamente não terá que contratar uma das opções de seguro mais completas. Um seguro básico, sem a maioria das proteções facultativas pode ser a melhor opção para quem um carro com alguns anos.

Caso a sua situação seja exatamente a oposta e aquilo que procura é uma proteção para o seu novo carro, então vale a pena investir num seguro mais completo. Coberturas adicionais como quebra de vidros, incêndios, explosões e roubos, podem ser extremamente importantes para quem comprou um automóvel novo.

No processo de escolher um seguro automóvel terá que pesar sempre questões como o valor do carro e o nível de proteção desejada.

Como escolher um seguro automóvel mais barato

Após ter estabelecido que coberturas pretende ter no seu seguro auto, pode fazer uma comparação que lhe permitirá determinar qual a melhor opção. Para tal, deve fazer uma lista onde constarão todas as seguradoras que conhece.

Esta lista deve conter toda a informação mais relevante incluindo: o preço, coberturas e eventuais condições promocionais oferecidas.

Também pode realizar uma pesquisa online, principalmente em fóruns e em sites de reclamações, para tentar ver qual é a reputação das diferentes seguradoras.

Os sites de reclamações são uma excelente fonte de informação, já que permitem analisar casos reais e antecipar como é que cada seguradora procede para resolver uma situação de insatisfação por parte do cliente.

As vantagens de fazer simulações de seguros auto

As simulações de seguros auto são outra parte essencial do processo de encontrar o melhor seguro automóvel.

Qualquer utilizador pode realizar simulação sem custos e sem ter que assumir um compromisso. Fazer uma simulação de um seguro auto permite fazer comparações mais realistas das diferentes soluções disponíveis no mercado.

Eventuais dúvidas que possam surgir no decorrer de uma simulação podem ser facilmente resolvidas, com uma simples chamada para a seguradora. Aliás, contactar telefonicamente com uma seguradora é sempre importante, pois também permite fazer uma análise prévia da eficácia do atendimento.

Por vezes, é possível ter acesso a condições especiais consultando um mediador. Os mediadores geralmente possuem alguma margem de manobra para atribuir descontos aos seus clientes e por isso vale sempre a pena saber o que eles têm para propor.

Após ter feito a sua análise e já com todas as informações disponíveis, será muito mais fácil realizar uma comparação e encontrar o seguro mais vantajoso para o seu caso. Pode parecer um processo demorado, mas o montante que poderá poupar anualmente fará com que valha certamente a pena.

Esperamos que estas dicas de como escolher um seguro automóvel mais competitivo lhe possam ser úteis.

Veja A Nossa Sugestão

 

Autor:

Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt