Como escolher o melhor depósito a prazo?

Temos hoje acesso a um enorme número de depósitos a prazo. Seja no balcão de uma instituição financeira ou até mesmo online, o número de opções ultrapassa as largas dezenas.

Como sempre acontece, quando estamos perante um leque tão alargado de opções, impõe-se a questão: como escolher o melhor depósito a prazo?

Para que o consumidor possa fazer a melhor opção, deve conhecer quais os principais critérios a ter em conta e que caraterísticas deve procurar.

Verifique a Idoneidade Da Instituição Bancária

O principal aspeto a observar antes de optar por qualquer opção de depósito a prazo, é certamente determinar qual o banco a escolher.

O grau de risco envolvido na subscrição de um depósito está diretamente relacionado com o grau de robusteza da instituição bancária escolhida. Assim, os bancos que atravessam situações de alguma instabilidade e que apresentam algum nível de risco de entrarem em situação de insolvência devem ser desde logo excluídos.

É altamente recomendável que os consumidores realizem a sua própria pesquisa relativamente à situação financeira e à estabilidade da entidade onde pensam subscrever um depósito.

Se é verdade que algumas das entidades que operam em Portugal possuem uma elevada reputação internacional e são opções sólidas ou seguras, relativamente a outras a informação é escassa e algo nebulosa.

Principais Aspetos a Considerar Antes de Escolher Um Depósito a Prazo

Para que seja possível encontrar o melhor depósito a prazo, os clientes devem observar um conjunto de fatores e de parâmetros que determinam a real mais-valia do produto em causa.

Estes são os principais aspetos a avaliar:

  • Taxa Anual Nominal Líquida (TANL) – A maioria dos bancos apenas faz referência à TANB (Taxa Anual Nominal Bruta), mas o que os consumidores realmente devem considerar é a TANL, já que é esta a taxa que realmente indica a remuneração efetiva de juros. Ou seja, aquilo que o consumidor vai efetivamente receber.

Uma vez que os depósitos são sujeitos a uma taxa liberatória de 28%, a TANL é determinada através do seguinte cálculo:

(1-28%) x TANB

Aconselha-se a que a escolha recaía sobre um depósito com uma TANL superior à taxa de inflação.

  • Prazo – Os depósitos a prazo podem ter diversos prazos: mensal, trimestral, anual, 2, 3, 4, 5 anos, etc.

Na esmagadora maioria dos casos, é possível movimentar o montante depositado de forma antecipada, mas caso tal aconteça, o banco pode penalizar o cliente com perda parcial ou total dos juros decorridos.

Assim, é recomendável que cada cliente escolha um prazo de tempo durante o qual não precise de movimentar o montante, para que possa tirar todos os benefícios da constituição do depósito a prazo.

  • Optar por um Depósito Online – Os depósitos a prazo online oferecem hoje condições bastante competitivas, sendo por isso uma opção a considerar.

Contudo, mais uma vez sublinhamos a necessidade de verificar a reputação da instituição em causa, antes de realizar qualquer depósito. Se este ponto é sempre importante, no que diz respeito à constituição de depósitos a prazo através da Internet, ele é realmente crucial.

  • Capitalização de Juros – Depósitos a prazo com capitalização de juros permitem que, no final do período do depósito a prazo, os juros sejam acrescentados ao valor inicial, gerando também juros.

Estes são apenas alguns dos pontos que deve ter em conta, para escolher o melhor depósito a prazo. Utilizando esta informação da forma correta, será mais fácil encontrar uma opção que se adeque às suas pretensões.

Veja A Nossa Sugestão

Assuntos

Faça a sua simulação e compare

Artigos recentes