Início / Artigos / Emprego e Formação / Como encontrar emprego na internet?

Como encontrar emprego na internet?

Como encontrar emprego na internet?

Procurar emprego é uma missão que passa hoje quase obrigatoriamente pela Internet. Hoje, a esmagadora maioria das empresas recorrem à Internet como plataforma de recrutamento, o que torna todo o processo mais eficiente e célere.

Contudo, é necessário saber como encontrar emprego na Internet, para que possam encontrar propostas adequadas.

Basta olhar para a taxa de desemprego em Portugal, para que rapidamente possamos perceber o quão é importante saber como encontrar emprego na Internet.

As plataformas dedicadas ao emprego recrutamento existentes na Internet oferecem um grande número de oportunidades, possibilitando por exemplo, filtrar as oportunidades de emprego por áreas ou por regiões.

Para ajudá-lo na sua missão de encontrar emprego na Internet, o NValores reuniu algumas dicas sobre como encontrar emprego na Internet.

Veja também: TOP cursos com mais saída em Portugal

Para ajudá-lo na sua missão de encontrar emprego na Internet, o NValores reuniu algumas dicas sobre como encontrar emprego na Internet.

Procurar emprego online em 5 passos

  1. Pesquise e reúna o maior número de sites de emprego que conseguir;
  2. Inscreva-se em todos os sites que conseguiu encontrar e que lhe pareçam ser de confiança;
  3. Não se limite a preencher os dados obrigatórios e faculte toda a informação profissional que considerar relevante;
  4. Mantenha os seus dados atualizados;
  5. Verifique frequentemente o seu e-mail, por forma a verificar se recebeu contactos.

Principais sites de emprego

Atualmente, existem dezenas de sites de emprego em Portugal, o que facilita de sobremaneira a tarefa de encontrar possíveis oportunidades de trabalho. Entre os principais sites de emprego enumeramos os melhores.

Como é possível ver, as opções são imensas. Na maioria destes sites é possível encontrar milhares de ofertas de emprego, o que é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.

Vantagens de procurar emprego na internet

Recorrer à Internet para procurar emprego proporciona diversas vantagens que merecem ser salientadas. Para começar, a maioria das plataformas permite que os candidatos se inscrevam de forma gratuita, o que é sempre uma questão importante. Quem está desempregado precisa de tudo, menos de ser obrigado a pagar para encontrar emprego.

Hoje em dia temos acesso à Internet em todo o lado, através dos smartphones e dos tablets. Assim, é possível encontrar emprego estando literalmente em qualquer lado.

Como é possível utilizar filtros para pesquisas empregos por áreas profissionais e por localização, torna-se muito mais fácil encontrar empregos que vão de encontro às expectativas.

Adicionalmente, é preciso salientar que quase todas as empresas preferem hoje utilizar a Internet para encontrar candidatos que se adequem ao perfil desejado. Através das plataformas online, as empresas conseguem garantir um processo de recrutamento mais eficiente e rápido e menos dispendioso.

Possibilidade de procurar emprego no estrangeiro

Se o seu objetivo é procurar emprego no estrangeiro, então a Internet também pode ser uma preciosa aliada. Mesmo estando em Portugal pode facilmente candidatar-se a empregos em todo o mundo.

Enquanto no passado era necessário correr o risco de viajar para uma país sem nada certo, por forma a poder encontrar um emprego, hoje tudo pode ser tratado online.

Muitas empresas vão até mais longe na sua abordagem ao recrutamento online e realizam até as entrevistas através de programas como o Skype.

Dicas para encontrar um emprego mais rápido

Para ter mais hipóteses de encontrar o emprego ideal, tenha em atenção estas seguintes dicas:

Foco no alvo certo

Não adianta atirar para todos os lados, pois essa não é a forma mais eficaz de se arranjar um emprego mais rápido.

É necessário apontar para o ramo de atuação desejado e investigar as empresas mais importantes, em que gostaria de ser entrevistado e futuramente trabalhar.

Faça uma análise aos diversos benefícios e remuneração, bem como à boa reputação da empresa entre os funcionários.

Preparação

Delimite as empresas às quais se pretende candidatar a uma vaga de trabalho e, posteriormente, prepare-se para possíveis entrevistas.

Isto significa conhecer melhor as empresas filtradas pelos requisitos estabelecidos e quais as áreas de atuação, bem como a política interna e estrutura corporativa de cada uma delas.

Essa preparação é muito importante para entrevistas, pois demonstra que conhece o modo de funcionamento da empresa e evita divergências entre o seu interesse e o do contratante.

Mantenha o seu currículo sempre atualizado

O currículo deve ser completo, porém objetivo. Evite encher o documento com informações desnecessárias e apresente-o sempre com uma linguagem e aspeto formais.

Foque nas suas qualidades e conquistas, sendo esta última de forma detalhada nos pontos mais relevantes para a vaga.

Mantenha o foco e a perseverança

Sabemos que a demora na resposta pode ser um momento difícil, mas não desista. Talvez isso aconteça somente pelo facto de existirem muitos candidatos.

De qualquer forma, demonstre o seu interesse e empenho em conquistar a vaga. Para isso, mande e-mails ou telefone após cada fase de entrevista para perceber qual a sua situação atual.

Peça para ser contactado mesmo que não tenha sido aprovado. Alguns empregadores entendem isso como interesse profissional, o que também facilitará muito no momento de partir para outras entrevistas.

Caso não tenha sido chamado para uma vaga, tente outras com entusiasmo e foco, sem perder a energia.

Aproveite estas dicas de como encontrar emprego na Internet e encontre as oportunidades que deseja.

Veja também: Top 30 melhores sites de emprego em Portugal

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais: