Como consultar o IMI a pagar passo a passo

Como consultar o IMI a pagar passo a passo

By | 2018-04-09T04:24:01+00:00 09/04/2018|Categories: Impostos|Tags: |

Com a aproximação do prazo para o pagamento do IMI (Imposto Municipal sobre imóveis) e muitos contribuintes ainda têm dúvidas na consulta do mesmo. Embora o prazo para este pagamento fosse em Abril, muitos deixaram o mesmo passar devido a erros graves promovidos pelo portal das finanças (muitas pessoas que estariam isentas do pagamento desta taxa receberam valores para liquidar, enquanto outros que deveriam pagar esta contribuição não receberam nada em casa).

Devido a inúmeras questões que nos têm sido colocadas, o NValores resolveu dar uma ajuda e explicar como é que pode consultar no portal das finanças o valor do IMI que tem a liquidar.

Passos para consultar o IMI a pagar no portal das finanças

Vamos explicar-lhe passo a passo como consultar o IMI, ora veja:

1º Passo – Aceda ao Portal das Finanças

Se quer consultar a declaração do IMI através da internet, tem de ter acesso ao Portal das Finanças. Caso ainda não tenha o mesmo, aceda ao site:  http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action e na barra lateral direita seleciona a opção “Novo Utilizador”, depois basta introduzir os seus dados pessoais e em alguns dias deverá receber uma carta em casa com a sua senha de acesso.

Quando receber a senha apenas precisa de aceder ao portal da finanças.

2º Passo – Selecione a Opção Cidadãos

Quando aceder ao portal, vai ter à sua disposição diversas opções. Deve selecionar a 2ª opção que diz “Cidadãos”.

consultar-imi-pagar

3º Passo – Em Serviços Selecione Consultar

Quando aceder á opção cidadãos vai ser redirecionado para outra página. Nessa deverá andar com o rato para baixo até encontrar a opção “serviços”, sendo que aí deverá carregar em “consultar”.

consultar-imi-pagar-passo-2

4º Passo – Notas Cobrança

Ao aceder á parte de consulta, terá disponível todas as áreas referentes á sua situação perante o fisco. Nesta parte, deverá procurar pelo tópico de imóveis (encontra-se mais ou menos a meio da lista) e carregar onde diz “Notas de cobrança”.

consultar-imi-pagar-passo-3

5º Passo – Notas Cobrança por Ano

Nesta fase, deve colocar o ano pretendido para a verificação, sendo atualmente o ano de 2015 (uma vez que o IMI que está a liquidar agora é referente ao último ano civil).

consultar-imi-pagar-passo-4

Notas Cobrança do Ano 2015

Neste caso, como estamos a 29-04-2016, a Nota Cobrança, relativamente à 1ª prestação, já foi emitida. Para pagar o IMI online ou no Multibanco, basta usar a Ref. Multibanco.

 

notas-de-cobranca-imi

Como vê é bastante simples fazer a consulta do valor do IMI a pagar através do portal das finanças. Esperamos desta forma ter esclarecido as suas dúvidas relativamente a este tópico. Se tiver mais questões sobre impostos entre em contacto, ou siga-nos facebook.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-04-09T04:24:01+00:00 09/04/2018|Categories: Impostos|Tags: |

About the Author:

Ricardo Rodrigues é consultor financeiro independente e presta serviços de consultoria financeira em crédito pessoal, crédito consolidado e crédito habitação. Email: geral@nvalores.pt