Quanto custa mudar o registo de propriedade automóvel em 2021

Comprar ou vender um carro já não é um processo tão burocrático como era antigamente. Desde 2014 com a mudança do processo de registo de propriedade automóvel, passou a ser muito mais simples tratar desta questão.

A par disso, as alterações foram realizadas de modo a que o vendedor fique mais protegido. Assim, passou a ser possível o vendedor solicitar a mudança no registo da propriedade.

Até 2014 apenas o comprador podia fazer este pedido, e o mesmo tinha de ser feito nos 60 dias seguintes à compra. Isso levou a que milhares de pessoas acabassem com processos ou multas por falta de pagamento de carros que já tinham sido vendidos.

Porque é que houve uma mudança no processo de registo automóvel?

Tal como dissemos anteriormente, o principal motivo trata-se mesmo de proteger os vendedores. Foram milhares as pessoas que se viram a par com problemas, multas e encargos legais devido a esta questão.

O problema estava em muito associado ao fato de mesmo não possuindo o veículo, os vendedores serem obrigados a proceder ao pagamento de despesas como o IUC (imposto único de circulação) ou portagens (quando o veículo não tem via verde).

Assim, a mudança na lei chegou como forma de evitar este tipo de procedimento. Para isso, o vendedor apenas precisa de apresentar os documentos que comprovem a venda do veículo.

Tenha ainda em consideração que existem alguns documentos que podem ser aceites, nomeadamente:

  • Faturas ou recibos que contenham a matrícula do automóvel, assim como o nome e a moradora do comprador e do vendedor

Considere ainda que só poderá fazer essa mudança se for possível da sua parte identificar o comprador através de documentação legal.

Depois da notificação, o comprador tem um prazo de 15 dias para se opor ao pedido, contestando as informações facultadas. Em último caso, todo o processo pode resultar na apreensão do veículo.

Como é desenvolvido o processo?

É importante ter em conta que esta alteração pode ser realizada online no caso de ambos confirmarem a sua identificação através de assinatura digital, certificado ou leitor de cartão de cidadão.

No caso de não ser possível fazer essa validação, vai ser necessário entregar o requerimento de registo automóvel com o campo “venda e reserva de propriedade” devidamente preenchida.

Outra opção é tratar de tudo presencialmente utilizando os documentos seguintes:

  • Documentos de identificação do vendedor e do comprador (para pessoas singulares, os documentos válidos são: BI, CC, carta de condução, autorização de residência ou passaporte. Para pessoas coletivas (empresas), o único documento válido é a Certidão Permanente)
  • Título de registo de propriedade, documento único automóvel (DUA) ou livrete
  • Requerimento do registo automóvel, devidamente preenchido no campo referente à venda e reserva da propriedade, sendo necessário indicar o valor da venda

Estas alterações devem ser feitas no máximo até 60 dias após a ocorrência da venda. No caso de ser feito posteriormente poderá ter um agravamento dos custos em 50%.

A mudança de proprietário tem algum custo?

Existe outro ponto que deve ter em conta quando realizar a mudança de propriedade de um automóvel.

Por um lado vai precisar de proceder ao pagamento da alteração de registo de propriedade que pode ter um custo aproximado de 65€. Este valor é solicitado pelo vendedor e só é realizado no âmbito de um processo de compra e venda.

Na prática trata-se de uma regularização da propriedade do veículo.

No caso de ser o primeiro registo da viatura, o valor são de 55€.

Por outro lado, tem também de pedir uma alteração dos dados associados ao certificado de matrícula. E, essa alteração deve ser solicitada pelo titular do veículo. O custo é de 30€.

No caso de tratar das alterações através do serviço Automóvel Online, existe uma redução de 15% nos custos.

Como vê, após a venda de um veículo poderá mudar a titularidade da viatura. Não se esqueça é que precisa de ter na sua posse todos os documentos que comprovem a venda do veículo a determinada pessoa.

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Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt