Aprenda como abrir uma empresa em Portugal passo a passo

Aprenda como abrir uma empresa em Portugal passo a passo

By | 2019-01-23T19:11:23+00:00 04/04/2016|Categories: Empreendedorismo|

Os últimos governos têm realizado um esforço no sentido de simplificar a abertura de novas empresas, muito devido à conjuntura económica portuguesa. Felizmente para os empreendedores é bastante mais simples abrir uma empresa hoje em dia que há 10 anos atrás.

Neste artigo, vamos explicar-lhe como pode abrir uma empresa, abordando todos os passos necessários.

Se o seu sonho é abrir uma empresa, e está a dar os primeiros passos nesse sentido, é importante que saiba o que o espera.

Dar os primeiros passos rumo ao empreendedorismo é algo que cada vez mais os portugueses fazem, e é como abrir uma nova porta no caminho para uma completa independência financeira. No então é extremamente importante que saiba como funciona todo o processo, e que saiba de antemão que dificuldades pode vir a ter no que respeita a abertura da sua empresa.

Este vai ser um processo positivo na sua vida, no entanto existem muitas armadinhas e detalhes que deve ter em conta para o conseguir fazer corretamente. Assim sendo, conhecer o processo é fundamental para que consiga obter sucesso nesta nova etapa da sua vida.

De forma a ajudá-lo em todos os passos desde processo, o NValores preparou este pequeno guia sobre como abrir uma empresa.

1 – O que é preciso para abrir uma empresa?

Em termos práticos, antes de abrir uma empresa, é necessário não só uma boa ideia, mas também preparar um bom plano de negócios (pois caso precise, ninguém que vai fornecer um crédito para nova empresa sem uma base forte que o sustente).

Por isso, se ao ler este artigo já tem uma ideia com grande potencial e um bom plano de negócios, já é meio caminho andado para prosseguir com a criação de uma empresa.

É importante que faça também uma análise de mercado (de forma a avaliar fatores como potencial de recetividade e concorrência, e o risco associado à sua decisão, uma vez que o sucesso de um negócio não está automaticamente garantido através de um bom plano de negócios).

No que respeita qualquer questão burocrática, todo o processo é bastante mais simples hoje em dia, sendo possível abrir uma empresa de forma quase instantânea e sem sair de casa. Para isso basta tratar da abertura da empresa online, pois irá poupar bastante tempo.

Outra questão também bastante importante é definir logo à partida qual o tipo de empresa que quer abrir, existindo diferentes tipologias tanto para empresas singulares como coletivas. Sendo elas as seguintes:

  1. Forma Singular
    • Empresário em Nome Individual;
    • Sociedade Unipessoal por Quotas;
    • Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada.
  2. Forma coletiva
    • Sociedade por Quotas;
    • Sociedade Anónima;
    • Sociedade em nome Coletivo;
    • Sociedade em Comandita;
    • Cooperativa.

2 – Como abrir uma empresa online em Portugal?

Com o constante desenvolvimento da tecnologia e com a união da mesma com a legislação existente em Portugal é agora bastante mais simples abrir uma empresa a partir de casa, dispensando assim as longas esperas nos serviços competentes.

Para abrir a sua empresa online, tudo o que necessita é um computador com acesso à internet. Todo o processo é realizado através desta página e em 48 minutos tem a sua empresa criada.

Nesta página da Empresa Online, pode realizar diversas ações, incluindo registar qualquer tipologia de empresa, registar a marca, realizar o pedido de nome… É sem qualquer dúvida uma ótima ferramenta para reduzir a burocracia e facilitar o seu acesso ao mundo dos negócios. Além de todo o processo é bastante simples e mesmo alguém como pouca experiência não deve sentir grandes dificuldades em seguir os passos indicados.

3 – Balcões empresa na hora

Para quem não dispensa um apoio mais personalizado, ou não quer correr o risco de cometer algum tipo de erro na hora de registar a empresa, existe sempre a hipótese de dirigir-se aos balções Empresa na Hora. Estes balcões estão presentes nos Espaços Empresa, que podem ser encontrados nas principais cidades portuguesas. Veja qual é o espaço empresa mais perto de si

Se optar por abrir a empresa através dos balções Empresa na Hora, todos os sócios devem deslocar-se às instalações da mesma, na posse de toda a documentação necessária para a abertura da mesma.

Esta possibilidade é uma boa alternativa para quem necessita de algum tipo de esclarecimento adicional sobre como abrir uma empresa.

4 – Qual a documentação necessária?

Antes de iniciar o processo de abertura de uma empresa precisa de reunir os seguintes documentos, pois sem os mesmos não é possível a realização da abertura da mesma:

Como é obvio, para reunir todos estes documentos precisará de se dirigir primeiro a diversos outros serviços (como bancos, segurança social, advogados…). Apenas quanto tiver toda a documentação reunida, é que pode finalmente abrir uma empresa.

Se ainda tiver dúvidas sobre o processo de abertura de uma empresa, então pode recorrer ao Balcão do Empreendedor. Este é um serviço especialmente direcionado para as pessoas que estão a dar os primeiros passos no empreendedorismo e que precisam de algum tipo de apoio sobre a sua atividade.

5 – Quanto custa abrir uma empresa?

Atualmente, abrir uma empresa tem o custo de 360 euros. Sendo que este valor inclui o registo comercial e as publicações associadas à constituição da sociedade, e deve ser pago imediatamente no momento em que constitui a sua empresa.

Porém notamos que no caso de existirem imóveis associados à constituição da empresa, este valor pode aumentar. Mais informações sobre possíveis custos adicionais podem ser obtidas no Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).

Salientamos que após a abertura da empresa, deve contar com outros custos, que terá mensalmente associados à mesma, dos quais salientamos:

  • IRC (21%);
  • Derrama (pode chegar aos 1,5%);
  • IVA à taxa de 23%, 13% ou 6% (conforme o tipo de bens ou serviços);
  • Taxa paga sobre o valor dos salários dos colaboradores (23,5%).

Desta forma concluímos o nosso pequeno guia de como abrir uma empresa. É importante apenas salientar que existem diversos créditos para novas empresas que pode recorrer para conseguir prosseguir com o seu negócio, analise-os bem pois pode conseguir o apoio que necessita.

Quem sabe se a decisão de abrir a sua própria empresa não será o ponto de partida para uma aventura repleta de sucesso.

Veja a nossa sugestão

  1. Como criar uma empresa offshore
  2. 4 Métodos simples para determinar o valor de uma empresa
  3. Crédito rápido para empresas
  4. Quero criar o meu próprio emprego
  5. Crédito para novas empresas Portuguesas

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2019-01-23T19:11:23+00:00 04/04/2016|Categories: Empreendedorismo|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

15 Comments

  1. Rosangela rosa 28/11/2017 at 23:25 - Reply

    Boa noite como faço para legalizar uma igreja aqui em Portugal ..obg

  2. Jorge 20/11/2017 at 14:19 - Reply

    Bom dia, sou imigrante, vou voltar para Portugal, para abrir uma empresa como faço?
    Tenho Ajudas?
    Obrigado.

  3. Jacquelyne 02/10/2017 at 18:52 - Reply

    Olá, estou com uma dúvida. Antes de abrir a empresa necessito obter o visto de empreendedor?

  4. Antonio 11/06/2017 at 21:57 - Reply

    Para abrir uma empresa coletiva em Portugal, com objetivo de negociar ações nas bolsas de valores da Europa, que capital mínimo é necessário? É necessário um contabilista? Quais os custos fixos mensais? Que impostos incidem?

  5. Carina 31/05/2017 at 17:37 - Reply

    Boa tarde , pretendo abrir uma loja de vestiario , juntamente na mesma loja esticista , visto que a esteticista nao serei eu pq nao tenho curso , mas eu ficarei encarregue do vestiario , qual a escolaridade obrigatoria pra eu puder abrir isso ? É q eu so tenho o 9° ano

  6. Humberto 05/05/2017 at 22:52 - Reply

    Tenciono abrir uma loja de fotografia gostaria de saber o legalmente tenho que fazer.

  7. Philipe 21/04/2017 at 12:49 - Reply

    Boa tarde tenho uma duvida para abrir um site de exemplo para divulgar imóveis, carros e etc, ou até mesmo uma loja de online preciso de documentação para o site ?

    obrigado

  8. Bruna 04/04/2017 at 08:42 - Reply

    Boa tarde queria abrir uma empresa em Portugal era possivel ajudar ou dar me informações por favor

  9. Luisa almeida 28/02/2017 at 01:20 - Reply

    Boa noite . Vivo em englaterra
    Estou a pensar em abir uma loja de cabelo humano. Podem me ajudar no que tenho Que fazer. Obrigada

  10. Anderson Filho 22/02/2017 at 13:39 - Reply

    Boa tarde, quero alugar um comércio de pneus já existente e com tempo comprar-lo qual seria a melhor solução financeira para mim tendo em conta que entre stock e equipamentos estão 30.000€

  11. Sandra Moraes 19/02/2017 at 03:14 - Reply

    Tenho uma loja como empreendedor individual no Brasil e gostaria de abrir uma em Portugal, gostaria de saber como proceder.

    Obrigada

  12. Márcia dos Reis 01/02/2017 at 17:04 - Reply

    Para estrangeiros,quais os documentos exigidos?

    • Carlos Alberto Sepulveda Marques 02/02/2017 at 08:16 - Reply

      Bom dia, tenho um amigo meu Alemao que prestende abrir em Portugal um empresa Turistica, na area de helicopetros para viagens tueisticas e tambem de taxis aereos, podem informar-me que passos e que ele tem que efctuar para conseguir Abrir a Empresa em Portugal..

      Cumprimentos ,
      Carlos Marques

  13. Carla Chio 16/10/2016 at 23:15 - Reply

    Boa noite,
    Quando abro uma empresa, mesmo que não comece imediatamente a facturar, é obrigatório um TOC?
    Obrigada

    • gabriela 19/03/2017 at 22:28 - Reply

      Só não é obrigatório o TOC quando o tipo de empresa Empresário em Nome Individual

Leave A Comment