Consultar os novos coeficientes de localização do IMI

Todos os anos as Finanças reveem o valor do coeficiente de localização dos imóveis (este é um dos vários elementos utilizados para o cálculo do valor fiscal que é aplicado anualmente aos prédios que estejam em território nacional).

Esta revisão reflete-se em muitos casos numa alteração da taxa do IMI que é anualmente paga por todos os que possuem algum tipo de imóvel.

Como consultar o coeficiente de localização do seu imóvel?

Sempre que esta atualização é feita, o Portal das Finanças disponibiliza online e de forma gratuita um mapa interativo, onde basta colocar a morada que pretende verificar e realizar essa pesquisa. O processo é bastante simples e intuitivo, podendo ser por isso realizado por qualquer pessoa com acesso à internet.

Uma vez que o decreto lei aprovado pela Assembleia da República apenas foi alterado à pouco tempo, as finanças encontram-se ainda a rever as zonas e a proceder às respetivas alterações dos coeficientes de localização. Após a conclusão desta atualização, vai ser possível qualquer pessoa verificar através do Portal das Finanças quais os novos valores que vão ser aplicados para qualquer uma das zonas.

Passo 1

Consulte o Mapa aqui

Faça zoom e marque um ponto azul, onde pretende calcular o coeficiente de localização.

Passo 2

Clique sobre o ponto azul para ver o valor dos coeficientes de localização e simular VPT, para a sua situação.

Passo 3

Valor do coeficiente de localização para o nosso exemplo é 1,3. Para simular o valor a pagar de IMI basta preencher o resto do formulário.

Porque devo consultar o coeficiente de localização?

Segundo o código do IMI, o coeficiente de localização pode variar entre 0,4% e 3,5%. Se o mesmo for alterado todos os anos para a zona em que o seu imóvel se encontra, isso quer dizer que muito provavelmente terá uma alteração da taxa que paga anualmente ao município.

Simplificando, temos 2 opções:

  • O coeficiente de localização sobe – Neste caso, esta subida vai influenciar positivamente o VPT (Valor patrimonial tributário), e consequentemente o valor do IMI sobe.
  • O coeficiente de localização desce – Neste caso, a descida influencia negativamente o VPT, fazendo assim com que o valor do IMI desça.

Assim que as alterações forem realizadas, só vão ser automaticamente aplicadas a prédios novos. Assim sendo, deve sempre deslocar-se a uma repartição das finanças perto da sua área de residência para solicitar uma revisão do VPT do seu imóvel.

De forma a evitar pagar mais IMI do que o seu VPT corresponde, assim que saírem as novas atualizações, deve consultar o mapa de zoneamento que vai ser facultado online e realizar uma simulação na sua página pessoal no Portal das Finanças (ou em qualquer outro simulador). Caso verifique efetivamente que o valor que está a ser cobrado é superior ao devido, solicite a retificação desta questão justo das autoridades competentes.

Aproveite também para solicitar que seja atualizado o coeficiente de vetustez (outro dos valores que é utilizado para o cálculo do VPT) que depende da idade dos edifícios, que naturalmente todos os anos envelhecem, e que não se refletem automaticamente na matriz predial.

Caso verifique que está a pagar um valor mais baixo do que aquele que deve, não proceda a nenhum pedido de atualização, pois o valor do mesmo será atualizado automaticamente de 3 em 3 anos, quando as finanças reveem o valor patrimonial do IMI.

Veja também: Isenção de IMI – Verifique se tem direito

Categorias: Impostos e Legislação
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt