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Barclaycard Portugal

O Banco Barclays foi fundado em 1690 e chegou a estar presente em mais de 50 países e com aproximadamente 100 agências em Portugal e mais de 1000 funcionários.

Em 2004, criou o Barclaycard Portugal, que foi reconhecido em 2016 com o Prémio Escolha do Consumidor. Contudo, desde 2017 que esta entidade financeira já não opera em Portugal.

O Barclaycard Portugal foi substituído pela WiZink que começou a operar em Portugal em abril de 2017.

Mas quem é afinal a WiZink? É isso que lhe explicamos de seguida.

WiZink: A nova marca do Banco Popular

Para perceber melhor como é que a WiZink substituiu a Barclaycard Portugal é preciso conhecer um pouco melhor a sua história.

Em junho de 2014 o Banco Popular chegou a acordo com o Citibank para adquirir o seu negócio de banca de consumo em Espanha. Em dezembro do mesmo ano, o banco Popular anunciou a celebração de um acordo com Värde Partners para a venda de 51% da sua participação no próprio banco.

Esse negócio incluía não só os cartões de crédito do banco Popular, como também uma grande percentagem do recém-adquirido Citibank.

Em 2016 o Banco Popular eletrónico alterou a sua marca para WiZink, e a denominação social para WiZink Bank, S.A..

Nesse mesmo ano a nova entidade bancária realizou a compra do negócio dos cartões de crédito do Barclaycard Portugal e Espanha.

Com esta aquisição, o banco espanhol conseguir agregar à sua já vasta carteira de produtos o negócio de cartões de crédito e débito do banco Popular.

Esta negócio incorporou um total de 1300 milhões de saldos de clientes em cartão, tanto em Portugal como em Espanha. Assim, foi possível o banco duplicar o seu negócio, tornando-se um dos líderes de mercado na área de cartões de crédito.

No momento da divulgação Iñaki Perkins director-geral do Wizink disse:

“iniciámos em Portugal a nossa atividade sob a marca Wizink, mas partimos já de uma posição de liderança: o banco conta com muitos pontos fortes, desde logo a sua especialização em cartões de crédito, o conhecimento e a experiência acumulados neste segmento de atividade do Barclaycard e do Banco Popular no país”.

Mudança dos cartões de crédito a custo zero para o consumidor

Depois da compra ter sido realizada, todos os clientes da Barclaycard receberam gratuitamente um novo cartão de crédito com a nova insígnia da marca, e mantiveram as condições que estavam previamente contratualizadas com o banco Barclays.

Esta transição ocorreu num período sensivelmente de 3 meses.

Apesar de só ter entrado no mercado nacional em 2017, a verdade é que rapidamente a WiZink se tornou um player de excelência. E, esse reconhecimento chegou em 2018 com os prémios “Escolha do Consumidor” e “Cinco Estrelas” na categoria “cartões de crédito”.

Esta entidade financeira tem mais atualmente mais de 800.000 clientes no mercado nacional e ibérico.

Foi um dos clientes do Barclaycard Portugal?

O que acha deste novo serviço?

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt