Cartão pré-pago da ViaBuy

O cartão pré-pago da ViaBuy causou um impacto assinável quando surgiu no mercado nacional, porém é um produto que tem sido alvo de algum feedback negativo nos últimos meses. Desta forma, é importante que eventuais interessados se informem bastante antes de solicitarem o envio do cartão.

Como É Que Funciona o Cartão Pré-Pago da ViaBuy

O funcionamento deste cartão pré-pago é simples, já que para que estes cartões possam ser utilizados basta realizar um carregamento.

É o utilizador que determina qual é montante que estará disponível no cartão pré-pago da ViaBuy, o que significa que é uma solução de pagamento flexível.

Adicionalmente, os utilizadores podem controlar completamente os carregamentos e pagamentos, através da receção de mensagens por SMS ou de emails.

Quais as Vantagens Anunciadas

Recordamos que este cartão é um produto que permite realizar pagamentos sem ter que utilizar se numerário. Trata-se de um cartão MasterCard pré-pago que funciona de forma semelhante a um cartão de crédito comum.

Na teoria, o que diferencia o cartão pré-pago da ViaBuy dos cartões de crédito tradicionais é o facto de permitirem um controlo de custos muito maior, já que o seu funcionamento é baseado no pré-pagamento.

Adicionalmente, este cartão de crédito pré-pago apresenta a vantagem de não necessitar de qualquer verificação de crédito, o que significa que o seu pedido é incomparavelmente mais simples do que qualquer outro cartão.

A empresa que comercializa o ViaBuy Mastercard pré-pago anuncia ainda a vantagem de este cartão poder ser utilizado sem estar associado a qualquer conta bancária. Quer isto dizer, que é possível utilizar estar cartão mesmo sem se ter qualquer conta bancária.

Atenção, frisamos que estas são as vantagens anunciadas pela empresa. Nós não dispomos de dados que nos permitam confirmar a veracidade de todas estas alegações.

 

Reclamações

Em março de 2015, a Associação de Defesa do Consumidor Deco aconselhou os clientes do cartão ViaBuy Mastercard a cancelarem o contrato, caso ainda se encontrassem no período de reflexão de 14 dias previsto na no contrato.

Esta indicação por parte da Deco surge na sequência de diversas queixas de clientes que apesar de terem subscrito o referido cartão nunca o receberam, continuando contudo a serem pressionados no sentido de realizarem o pagamento da anuidade.

Um número considerável de clientes foi contactado para liquidarem montantes supostamente em falta, chegando a ser ameaçados de penhora pela Intrum Justitia, empresa especializada na gestão e recuperação de crédito que representa a Via Buy em território português.

Mas as queixas não ficam por aqui, de acordo com a Deco, a Intrum Justitia não está a facultar a prova do envio postal do cartão, não existindo desta forma qualquer comprovativo de que os clientes receberam realmente o produto.

Outra particularidade do contrato que está a provocar constrangimento entre muitos clientes é a cláusula que indica que em caso de cancelamento do contrato é necessário devolver o cartão para a morada da empresa na Alemanha.

Dado que muitas pessoas não receberam o cartão podem sentir assim dificuldades em cancelar o contrato. Mas até para esta situação a Deco propõe uma solução, aconselhando os consumidores a não realizarem o pagamento e a cancelarem o contrato através da expedição de uma carta registada com aviso de receção à Intrum Justitia.

Os clientes também são aconselhados a informarem, dentro do período de reflexão, que não receberam o cartão pré-pago da ViaBuy, informação essa que pode ser transmitida por e-mail (o qual deve ser guardado).

Valerá a Pena Correr o Risco?

Se tivermos em conta o volume de reclamações e os relatos de dezenas de clientes da ViaBuy na Internet, não podemos aconselhar os nossos leitores a subscreverem o cartão pré-pago da ViaBuy.

Veja A Nossa Sugestão

Categorias: Cartões de Crédito
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt