Cartão pré-pago da ViaBuy

Cartão pré-pago da ViaBuy

By | 2017-05-19T01:32:48+01:00 23/06/2015|Categories: Cartões de Crédito|

O cartão pré-pago da ViaBuy causou um impacto assinável quando surgiu no mercado nacional, porém é um produto que tem sido alvo de algum feedback negativo nos últimos meses. Desta forma, é importante que eventuais interessados se informem bastante antes de solicitarem o envio do cartão.

Como É Que Funciona o Cartão Pré-Pago da ViaBuy

O funcionamento deste cartão pré-pago é simples, já que para que estes cartões possam ser utilizados basta realizar um carregamento.

É o utilizador que determina qual é montante que estará disponível no cartão pré-pago da ViaBuy, o que significa que é uma solução de pagamento flexível.

Adicionalmente, os utilizadores podem controlar completamente os carregamentos e pagamentos, através da receção de mensagens por SMS ou de emails.

Quais as Vantagens Anunciadas

Recordamos que este cartão é um produto que permite realizar pagamentos sem ter que utilizar se numerário. Trata-se de um cartão MasterCard pré-pago que funciona de forma semelhante a um cartão de crédito comum.

Na teoria, o que diferencia o cartão pré-pago da ViaBuy dos cartões de crédito tradicionais é o facto de permitirem um controlo de custos muito maior, já que o seu funcionamento é baseado no pré-pagamento.

Adicionalmente, este cartão de crédito pré-pago apresenta a vantagem de não necessitar de qualquer verificação de crédito, o que significa que o seu pedido é incomparavelmente mais simples do que qualquer outro cartão.

A empresa que comercializa o ViaBuy Mastercard pré-pago anuncia ainda a vantagem de este cartão poder ser utilizado sem estar associado a qualquer conta bancária. Quer isto dizer, que é possível utilizar estar cartão mesmo sem se ter qualquer conta bancária.

Atenção, frisamos que estas são as vantagens anunciadas pela empresa. Nós não dispomos de dados que nos permitam confirmar a veracidade de todas estas alegações.

 

Reclamações

Em março de 2015, a Associação de Defesa do Consumidor Deco aconselhou os clientes do cartão ViaBuy Mastercard a cancelarem o contrato, caso ainda se encontrassem no período de reflexão de 14 dias previsto na no contrato.

Esta indicação por parte da Deco surge na sequência de diversas queixas de clientes que apesar de terem subscrito o referido cartão nunca o receberam, continuando contudo a serem pressionados no sentido de realizarem o pagamento da anuidade.

Um número considerável de clientes foi contactado para liquidarem montantes supostamente em falta, chegando a ser ameaçados de penhora pela Intrum Justitia, empresa especializada na gestão e recuperação de crédito que representa a Via Buy em território português.

Mas as queixas não ficam por aqui, de acordo com a Deco, a Intrum Justitia não está a facultar a prova do envio postal do cartão, não existindo desta forma qualquer comprovativo de que os clientes receberam realmente o produto.

Outra particularidade do contrato que está a provocar constrangimento entre muitos clientes é a cláusula que indica que em caso de cancelamento do contrato é necessário devolver o cartão para a morada da empresa na Alemanha.

Dado que muitas pessoas não receberam o cartão podem sentir assim dificuldades em cancelar o contrato. Mas até para esta situação a Deco propõe uma solução, aconselhando os consumidores a não realizarem o pagamento e a cancelarem o contrato através da expedição de uma carta registada com aviso de receção à Intrum Justitia.

Os clientes também são aconselhados a informarem, dentro do período de reflexão, que não receberam o cartão pré-pago da ViaBuy, informação essa que pode ser transmitida por e-mail (o qual deve ser guardado).

Valerá a Pena Correr o Risco?

Se tivermos em conta o volume de reclamações e os relatos de dezenas de clientes da ViaBuy na Internet, não podemos aconselhar os nossos leitores a subscreverem o cartão pré-pago da ViaBuy.

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By | 2017-05-19T01:32:48+01:00 23/06/2015|Categories: Cartões de Crédito|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

16 Comments

  1. Glória Borges 06/10/2017 at 16:46 - Reply

    podemos pagar em prestações ? porque o miúdo deu a morada do meu pai mas ele esta comigo a morar o que devo fazer.

    .

  2. Glória Borges 06/10/2017 at 16:43 - Reply

    ola boa tarde se me puderem ajudar agradeço. tenho um sobrinho com deferência aderiu ao viabuy e venho uma conta de 119 euros para pagar . mas ele não tem noção do que fez sou obrigada a pagar porque ele esta a meu cargo.

  3. Ana Fernandes 01/10/2017 at 22:59 - Reply

    Já tenho o cartão há quase 1 ano e estou muito satisfeita. Tenho observado diversas pessoas a queixarem-se, mas do meu ponto de vista todos sem razão porque não lêem as condições. Até admira-me que a DECO tenha intervido neste caso uma vez que está tudo muito explícito no site, basta irem a http://www.viabuy.pt e ler o que lá está escrito. O meu cartão chegou em apenas 3 dias, até hoje nunca tive problemas e consigo controlar todos os gastos através do telemóvel. Com o fim do mbnet tem sido uma boa alternativa para mim.

  4. Andreia 12/01/2017 at 00:34 - Reply

    Boa noite
    Assim que percebi que não era fiável mandei email a cancelar ao que disseram que foi cancelado. Contudo recebi dias depois o cartão.
    O que faço para cancelar? N vou fazer qualquer tipo de cancelamento.

    Preciso de ajuda pff
    Obrigada

  5. Emanuel Almeida 11/01/2017 at 19:35 - Reply

    Pedi o cartão e enviaram, já sei que tenho que pagar os 90 euros, só não sei qual o banco em Portugal que possa fazer os carregamentos devido eu não ter conta bancária. Se alguém sabe diga para meu email emasarafa@ hit mail.com

  6. Jose bernardo 09/08/2016 at 16:45 - Reply

    Queria cancelar o cartao visto nao me enteressar

  7. SOFIA 22/01/2016 at 07:02 - Reply

    tudo mentira. eu solicitei o cartão, RECEBI-O EM MENOS DE UMA SEMANA, e já sabia que teria de pagar o valor. não há falta de transferência alguma! O problema é que o português quer dado e arregaçado, esquecendo-se que este cartão é diferente em tudo, começando por não deixar rasto aos ladroes do fisco. Sugiro que leiam antes de solicitar o cartão. ler É GRATIS!

    • PAULO 24/10/2016 at 17:22 - Reply

      boa tarde
      Também subscrevi o cartão e não me sinto lesado uma vez que está bem explicito que temos de pagar três anuidades no valor de 90€ inicialmente e como diz a Sofia e bem alem de ter a vantagem do fisco não poder fiscalizar ,é de fácil consulta , é o offshore do zé povinho Mas o português só lê o que lhe convém ,alem disso antes de subscrever o cartão e para que seja concluído o processo é preciso (obrigatoriamente )aceitar os termos e condições .LER É GRÁTIS .

      • Joaquim 18/06/2017 at 15:19 - Reply

        Desaconselho a aderência deste cartão.

        A forma como anunciam a sua publicidade não veiculam em primeiro plano que cobram à cabeça 3 anuidades no valor absurdo de 89,70€, Isto é para um cartão pré-pago em que nós temos de por lá o dinheiro para se poder utilizar.

        Existem outros cartões similares que não existe nada disso, ou pagas uma anuidade de menos de 10€ ou só pagas uma vez um valor de emissão (montepio p.e. sem precisares ter conta no banco).

        Existem milhares de pessoas em Portugal e pela Europa fora, que aderiram a este cartão sem se aperceberem desse absurdo pois a informação não é veiculada em primeiro plano e nunca nos emails que são trocados nem na adesão. Só lendo as condições com mais de 20 páginas se vê lá a informação.

        Para terem uma ideia, em 2015 a Intrunjustia “gabou-se” ao JN que tinha mais de 10.000 processos em mão desta empresa e hoje têm uma linha automática.

        A única forma desta empresa accionar uma cobrança de dívida é pelas tais 3 anuidades não pagas pois é um cartão pré-pago, pelo que não existe outra forma de criar “dívida” com a tal empresa.

        Algo de errado se passa quando temos milhares e milhares de pessoas a aderirem a este cartão sem se aperceberem de imediato desse facto e a empresa em nada faz para melhorara situação ao clarificar isso logo à cabeça quando há este número absurdo e tão grande de reclamações.

    • Maria 08/02/2017 at 17:47 - Reply

      Estou a pensar em solicitar este cartão, quem tem, acha que vale a pena? Para comprar viagens é vantajoso?

      Obg
      Sandra

  8. silvio 05/10/2015 at 15:59 - Reply

    Boas, e manda.se com carta registada para onde? Qual a morada?

  9. rui tavares 09/06/2015 at 07:53 - Reply

    continua trampa ,anulei o pedido via email no dia seguinte e mesmo assim mandaram o cartão o qual vou devolver via carta registada.
    espero não ter mais problemas.

  10. Alves 05/04/2015 at 11:33 - Reply
  11. irene teixeira 19/02/2015 at 20:06 - Reply

    estes cartoes nao trazem beneficio algum.eu solicitei um via internet,na qual tentei anular o envio do mesmo ,onde não consegui…………………………fiz via telefone dentro do prazo ,assim como emails a cancelar o envio do mesmo onde sempre arranjaram desculpas para ficar com o cartão .o envio do mesmo foi rápido-nunca usufruí do mesmo e agora deparo-me com um email a ameaçar via judicial a pagar 109,60£.nunca carreguei o cartão nem tão pouco me enviaram o código

    • Ricardo Rodrigues 06/03/2015 at 18:13 - Reply

      Cara Irene, infelizmente as experiências com novos produtos nem sempre correm da melhor forma. Esperamos que consiga resolver o seu problema da melhor forma. Deixamos um conselho a todos os nossos leitores que pretendam cancelar contratos deste género: enviem o pedido de cancelamento através de carta registrada, para que seja mais efetivo.

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