Ranking: Carros mais vendidos em Portugal em 2015

Embora Portugal esteja ainda no meio da crise, o setor automóvel tem vindo a tornar-se um dos mais lucrativos no País devido a um aumento nas vendas. A NValores resolveu fazer um ranking dos carros mais vendidos em Portugal em 2015, de acordo com as estatísticas divulgadas pela Anecra (Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel).

As diferentes estatísticas revelam projeções para os carros que vão ser mais vendidos em Portugal durante o ano de 2016.

Carros mais vendidos em 2015

Este ranking vai ser baseado em três categorias distintas do setor automóvel, e vamos divulgar do 1º ao 10º lugar as marcas de carros que mais venderam o ano passado (e que se prevê que continuem em 2016 no topo da tabela dos carros mais vendidos em Portugal).

Ligeiros de passageiros

São a tipologia de veículo mais vendida em Portugal, pois nesta seção estão incluídos todo o tipo de carros (citadinos, desportivos, monovolumes…). Em 2015 a Renault foi a marca que vendeu o maior número de carros em Portugal, num total de 20447 unidades (um aumento de 25,3% relativamente ao ano anterior) e em 10º lugar encontra-se a Ford com 8491 carros vendidos no decorrer do ano passado (aumento de 49,8% no volume de vendas).

De acordo com estas estatísticas, prevê-se que em 2016 a Ford passe a ser a marca preferida dos portugueses, tendo principalmente em conta a qualidade/preço das diversas gamas do aumento notório do seu volume de negócios em 2015.

A marca que perdeu o maior volume de negócios em 2015 foi a Lancia, com uma quebra de 83,5% no volume de vendas.

Marcas20142015T.C.Q.M. 2014 – %Q.M. 2015 – %
Renault16.31920.44725,3%11,411,5
Volkswagen13.87316.90021,8%9,79,5
Peugeot13.17716.56625,7%9,29,3
Mercedes-Benz10.19913.52532,6%7,17,6
BMW10.61712.88921,4%7,47,2
Nissan7.40310.66844,1%5,26,0
Opel8.41010.03619,3%5,95,6
Audi7.9549.45318,8%5,65,3
Citroen7.3608.53416,0%5,24,8
Ford5.6678.49149,8%4,04,8

T.C. – Taxa de Crescimento, Q.M. – Quota de Mercado, Fonte: Anecra

Comerciais Ligeiros

São a 2ª tipologia de carros mais vendidos em Portugal, uma vez que acabam por ser mais vantajosos para quem realiza muitas viagens em lazer ou em trabalho. Em 2015 a Renaut foi novamente a marca preferida dos portugueses para esta tipologia de veículos, com uma venda de 6300 unidades (mais 17,7% do que em 2014), enquanto a 10ª marca mais vendida foi a Iveco com 726 unidades (teve um aumento de 41,5% relativamente ao ano anterior).

Verificou-se que o maior volume de vendas deste tipo de carros foi em Dezembro.

A marca que teve o maior decréscimo de volume de vendas foi a Land Rover (menos 39,5% de vendas neste setor do que em 2014).

Marcas20142015T.C.Q.M. 2014 – %Q.M. 2015 – %
Renault5.3516.30017,7%20,520,4
Peugeot3.7165.29942,6%14,217,2
Citroen3.8524.57318,7%14,714,8
Fiat1 9732.21112,1%7,57,2
Ford1.6242.09228,8%6,26,8
Toyota1.7582.03916,0%6,76,6
Volkswagen2.1411.958-8,5%8,26,3
Opel1.9341.899-1,8%7,46,2
Mercedes-Benz1 1571.42623,2%4,44,6
Iveco51372641,5%2,02,4

T.C. – Taxa de Crescimento, Q.M. – Quota de Mercado, Fonte: Anecra

Comerciais Pesados

Este é o tipo de carro mais vendido para empresas dos mais diversos setores de atividades. Em 2015 a marca mais vendida foi a Scania com 672 veículos (aumento de 54,8% quando comparado com 2014), enquanto o 10º lugar é ocupado pela Isuzu com 41 veículos vendido (mais 86,4% do que em 2014).

A marca que mais perdeu volume de negócio na tipologia de comerciais pesados foi a Volkswagen (com 57,1% a menos de volume de vendas).

Marcas20142015T.C.Q.M. 2014 – %Q.M. 2015 – %
Scania43467254,8%12,915,7
Renault36366382,6%10,815,4
Iveco40865861,3%12,115,3
MAN42256132,9%12,513,1
Mercedes-Benz628542-13,7%18,712,6
Volvo507472-6,9%15,111,0
DAF23942075,7%7,19,8
Mitsubishi183162-11,5%5,43,8
Toyota13069-46,9%3,91,6
Isuzu224186,4%0,71,0

T.C. – Taxa de Crescimento, Q.M. – Quota de Mercado, Fonte: Anecra

Vendas totais do mercado automóvel em 2015

Se analisamos o volume de venda total do mercado automóvel, verificámos que apenas 4 marcas (Honda, Alfa Romeo, Porsche e Lancia) tiveram em 2015 um volume de vendas inferior a 2014. Todas as outras marcas conseguiram aumentar o volume de vendas dos seus carros.

Em 2015 houve um aumento de 24% no volume total de vendas de veículos novos, ou seja, de acordo com a Anecra, em 2015 foram vendidos mais 41.288 carros novos em Portugal do que em 2014. No total foram vendidos 213.645 carros em 2015.

Marcas20142015T.C.Q.M. 2014 – %Q.M. 2015 – %
Renault22.03327.41024,4%12,812,8
Peugeot16.89321.86529,4%9,810,2
Volkswagen16.02818.86417,7%9,38,8
Mercedes-Benz11.98415.49329,3%7,07,3
Citroen11.21213.10716,9%6,56,1
BMW10.61712.88921,4%6,26,0
Opel10.34911.94015,4%6,05,6
Nissan7.64511.00343,9%4,45,2
Ford7.29810.60145,3%4,25,0
Fiat7.98510.05125,9%4,64,7

T.C. – Taxa de Crescimento, Q.M. – Quota de Mercado, Fonte: Anecra

As projeções indicam que em 2016 o volume de carros vendidos vai continuar a aumentar, devido às grandes ofertas, promoções e financiamentos que são disponibilizados para incentivar a compra dos mesmos.

Se está a pensar trocar o seu carro por um novo em 2016, mas necessita de um crédito automóvel, pode fazer uma simulação aqui e encontrar a melhor solução para o seu caso.

Veja a nossa sugestão

  1. Os melhores sites para comprar carros online

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt