Ranking: carros mais vendidos em Portugal em 2015

 Ranking: Carros mais vendidos em Portugal em 2015

By | 2019-03-11T16:03:57+01:00 29/01/2016|Categories: Dicas Úteis|Tags: |

Embora Portugal esteja ainda no meio da crise, o setor automóvel tem vindo a tornar-se um dos mais lucrativos no País devido a um aumento nas vendas. A NValores resolveu fazer um ranking dos carros mais vendidos em Portugal em 2015, de acordo com as estatísticas divulgadas pela Anecra (Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel).

As diferentes estatísticas revelam projeções para os carros que vão ser mais vendidos em Portugal durante o ano de 2016.

Carros mais vendidos em 2015

Este ranking vai ser baseado em três categorias distintas do setor automóvel, e vamos divulgar do 1º ao 10º lugar as marcas de carros que mais venderam o ano passado (e que se prevê que continuem em 2016 no topo da tabela dos carros mais vendidos em Portugal).

Ligeiros de passageiros

São a tipologia de veículo mais vendida em Portugal, pois nesta seção estão incluídos todo o tipo de carros (citadinos, desportivos, monovolumes…). Em 2015 a Renault foi a marca que vendeu o maior número de carros em Portugal, num total de 20447 unidades (um aumento de 25,3% relativamente ao ano anterior) e em 10º lugar encontra-se a Ford com 8491 carros vendidos no decorrer do ano passado (aumento de 49,8% no volume de vendas).

De acordo com estas estatísticas, prevê-se que em 2016 a Ford passe a ser a marca preferida dos portugueses, tendo principalmente em conta a qualidade/preço das diversas gamas do aumento notório do seu volume de negócios em 2015.

A marca que perdeu o maior volume de negócios em 2015 foi a Lancia, com uma quebra de 83,5% no volume de vendas.

Marcas 2014 2015 T.C. Q.M. 2014 – % Q.M. 2015 – %
Renault 16.319 20.447 25,3% 11,4 11,5
Volkswagen 13.873 16.900 21,8% 9,7 9,5
Peugeot 13.177 16.566 25,7% 9,2 9,3
Mercedes-Benz 10.199 13.525 32,6% 7,1 7,6
BMW 10.617 12.889 21,4% 7,4 7,2
Nissan 7.403 10.668 44,1% 5,2 6,0
Opel 8.410 10.036 19,3% 5,9 5,6
Audi 7.954 9.453 18,8% 5,6 5,3
Citroen 7.360 8.534 16,0% 5,2 4,8
Ford 5.667 8.491 49,8% 4,0 4,8

T.C. – Taxa de Crescimento, Q.M. – Quota de Mercado, Fonte: Anecra

Comerciais Ligeiros

São a 2ª tipologia de carros mais vendidos em Portugal, uma vez que acabam por ser mais vantajosos para quem realiza muitas viagens em lazer ou em trabalho. Em 2015 a Renaut foi novamente a marca preferida dos portugueses para esta tipologia de veículos, com uma venda de 6300 unidades (mais 17,7% do que em 2014), enquanto a 10ª marca mais vendida foi a Iveco com 726 unidades (teve um aumento de 41,5% relativamente ao ano anterior).

Verificou-se que o maior volume de vendas deste tipo de carros foi em Dezembro.

A marca que teve o maior decréscimo de volume de vendas foi a Land Rover (menos 39,5% de vendas neste setor do que em 2014).

Marcas 2014 2015 T.C. Q.M. 2014 – % Q.M. 2015 – %
Renault 5.351 6.300 17,7% 20,5 20,4
Peugeot 3.716 5.299 42,6% 14,2 17,2
Citroen 3.852 4.573 18,7% 14,7 14,8
Fiat 1 973 2.211 12,1% 7,5 7,2
Ford 1.624 2.092 28,8% 6,2 6,8
Toyota 1.758 2.039 16,0% 6,7 6,6
Volkswagen 2.141 1.958 -8,5% 8,2 6,3
Opel 1.934 1.899 -1,8% 7,4 6,2
Mercedes-Benz 1 157 1.426 23,2% 4,4 4,6
Iveco 513 726 41,5% 2,0 2,4

T.C. – Taxa de Crescimento, Q.M. – Quota de Mercado, Fonte: Anecra

Comerciais Pesados

Este é o tipo de carro mais vendido para empresas dos mais diversos setores de atividades. Em 2015 a marca mais vendida foi a Scania com 672 veículos (aumento de 54,8% quando comparado com 2014), enquanto o 10º lugar é ocupado pela Isuzu com 41 veículos vendido (mais 86,4% do que em 2014).

A marca que mais perdeu volume de negócio na tipologia de comerciais pesados foi a Volkswagen (com 57,1% a menos de volume de vendas).

Marcas 2014 2015 T.C. Q.M. 2014 – % Q.M. 2015 – %
Scania 434 672 54,8% 12,9 15,7
Renault 363 663 82,6% 10,8 15,4
Iveco 408 658 61,3% 12,1 15,3
MAN 422 561 32,9% 12,5 13,1
Mercedes-Benz 628 542 -13,7% 18,7 12,6
Volvo 507 472 -6,9% 15,1 11,0
DAF 239 420 75,7% 7,1 9,8
Mitsubishi 183 162 -11,5% 5,4 3,8
Toyota 130 69 -46,9% 3,9 1,6
Isuzu 22 41 86,4% 0,7 1,0

T.C. – Taxa de Crescimento, Q.M. – Quota de Mercado, Fonte: Anecra

Vendas totais do mercado automóvel em 2015

Se analisamos o volume de venda total do mercado automóvel, verificámos que apenas 4 marcas (Honda, Alfa Romeo, Porsche e Lancia) tiveram em 2015 um volume de vendas inferior a 2014. Todas as outras marcas conseguiram aumentar o volume de vendas dos seus carros.

Em 2015 houve um aumento de 24% no volume total de vendas de veículos novos, ou seja, de acordo com a Anecra, em 2015 foram vendidos mais 41.288 carros novos em Portugal do que em 2014. No total foram vendidos 213.645 carros em 2015.

Marcas 2014 2015 T.C. Q.M. 2014 – % Q.M. 2015 – %
Renault 22.033 27.410 24,4% 12,8 12,8
Peugeot 16.893 21.865 29,4% 9,8 10,2
Volkswagen 16.028 18.864 17,7% 9,3 8,8
Mercedes-Benz 11.984 15.493 29,3% 7,0 7,3
Citroen 11.212 13.107 16,9% 6,5 6,1
BMW 10.617 12.889 21,4% 6,2 6,0
Opel 10.349 11.940 15,4% 6,0 5,6
Nissan 7.645 11.003 43,9% 4,4 5,2
Ford 7.298 10.601 45,3% 4,2 5,0
Fiat 7.985 10.051 25,9% 4,6 4,7

T.C. – Taxa de Crescimento, Q.M. – Quota de Mercado, Fonte: Anecra

As projeções indicam que em 2016 o volume de carros vendidos vai continuar a aumentar, devido às grandes ofertas, promoções e financiamentos que são disponibilizados para incentivar a compra dos mesmos.

Se está a pensar trocar o seu carro por um novo em 2016, mas necessita de um crédito automóvel, pode fazer uma simulação aqui e encontrar a melhor solução para o seu caso.

Veja a nossa sugestão

  1. Os melhores sites para comprar carros online

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2019-03-11T16:03:57+01:00 29/01/2016|Categories: Dicas Úteis|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment